fbpx

Tempo de leitura: 10 minutos

Faturamento em contabilidades: Saiba mais

Que o setor da contabilidade é um dos mais competitivos do mercado, isso já não é novidade para ninguém. Sendo assim, conseguir pensar e definir algumas estratégias para aumentar o faturamento do seu escritório de contabilidade é uma tarefa desafiadora.

Para ajudar você, contador, a Infoco produziu este conteúdo com algumas das principais dicas sobre como aumentar a lucratividade do seu negócio contábil.

Melhor do que ninguém, você, no papel de empreendedor, já deve saber melhor do que ninguém que traçar estratégias efetivas com o intuito de aumentar o lucro do seu escritório, é uma prática que todo tipo de negócio utiliza em seu dia a dia. No entanto, é preciso compreender que cada tipo de segmento no mercado possui suas particularidades e especificidades, e no setor contábil essa realidade não é diferente.

Como aumentar a renda do seu escritório de contabilidade

De acordo com dados da empresa Intuit, existem mais de 70 mil escritórios contábeis espalhados pelo Brasil. Além disso, se considerarmos os profissionais que realizam esse tipo de atividade fora de um escritório, chegaremos a marca de mais de 600 mil contadores no país. 

Diante de um cenário tão competitivo, e com o mercado cada vez maior, conseguir se destacar e aumentar o seu faturamento contábil é um desafio gigantesco, e envolve muita estratégia. 

Sabia que aqui na Infoco você tem acesso a um guia completo a respeito do tema? Sabendo da importância que o assunto possui para o nosso público, nossa equipe realizou a produção de um conteúdo com tudo aquilo que você precisa saber sobre o aumento do faturamento em contabilidades.

Ebook: Estratégias definitivas para aumentar a renda em sua contabilidade

Confira agora o conteúdo que preparamos com as principais dicas para que você aumente o faturamento da sua empresa/escritório de contabilidade. Vamos lá!? Boa leitura.

Como um bom contador, tenha em mente que a realização de um serviço de valor no setor contábil pode ser um enorme diferencial em sua jornada profissional, afinal, vários empreendedores enxergam o trabalho contábil como uma espécie de mal necessário. 

A partir do momento que o contador consegue gerar valor para os seus clientes, através de suas práticas contábeis, ele consegue aumentar o “ticket” dos serviços de contabilidade. No entanto, apenas a geração de valor não é capaz de aumentar o faturamento de um profissional ou de uma empresa, confira algumas dicas.

Como definir uma margem de lucro ideal para contabilidade

Faturamento em contabilidades: Tenha um bom relacionamento com o seu cliente

Antes de qualquer coisa, lembre-se que caso você queira aumentar o seu faturamento, seja da sua empresa ou do seu escritório, será necessário investir no relacionamento com o seu cliente. Afinal de contas, a reputação do seu serviço está diretamente relacionada à percepção do público.

Com isso, é preciso que você ofereça um atendimento de qualidade para os seus clientes. Caso não faça isso, a imagem da sua instituição não terá uma boa credibilidade no mercado.

Destacamos que antes que você pense em atrair novos clientes, é fundamental que você comece a valorizar a sua própria base de clientes. Realize campanhas de personalização e pesquisas de satisfação. Ao fazer isso, você terá uma real noção do que as pessoas estão achando e entendendo do seu serviço.

Além disso, você irá conquistar aquilo que todo empreendedor sonha em conquistar, um bom engajamento para a sua marca. Vale destacar que o seu negócio passará a contar com reais defensores do seu escritório. E como você já sabe, isso é ótimo! Uma vez que quanto mais indicações você ganhar de forma espontânea, melhor vai ser para a sua contabilidade.

Como avaliar a satisfação dos clientes na contabilidade?

Faturamento em contabilidades: Informe os seus serviços contábeis para os clientes

Tão importante quanto manter um bom relacionamento com o seu cliente, é deixá-los informados sobre o tipo de serviço contábil que a sua contabilidade oferece. Lembre-se que a maioria dos empresários consideram a contabilidade como uma parte burocrática e necessária do negócio. Para eles, se está ruim com ela, ficará ainda pior sem ela.

Na realidade, a probabilidade de um cliente conhecer a real importância contábil para uma empresa é bem baixa. Sendo assim, podemos dizer que ele nunca estará inteirado sobre a ciência da riqueza e tudo aquilo que ela é capaz de fazer pela saúde financeira de um escritório.

De acordo com o estudo do Sebrae (Relação das MPE com os contadores) do ano de 2016, temos 97% das empresas utilizando os serviços contábeis considerados básicos, em contrapartida temos 54% das empresas que contam com um planejamento tributário, já 30% conta com sistemas informatizados e 29% possuem profissionais para solucionar pagamentos atrasados e dívidas.

Como começar a trabalhar com contabilidade? 

Segundo a pesquisa, também temos as áreas de gestão típica, como é o caso do Sebrae denomina, que estão em um número muito baixo de empresas, chegando a estar abaixo de 29%. E é exatamente esse tipo de serviço que é de extrema importância para o crescimento e a saúde financeira das organizações, confira o que ele proporciona:

Depois que os seus clientes tiverem uma real noção dos serviços contábeis que você oferece, maior será a chance de que eles paguem um valor maior por cada um deles, uma vez que eles terão certeza de sua relevância.

Através de sua pesquisa, o Sebrae realizou essa pergunta para os seus entrevistados. Caso os escritórios de contabilidade realizassem o trabalho como uma espécie de pequenos consultores, e os contadores passassem a oferecer este tipo de consultoria, 61% das empresas estariam dispostas a pagar “algo a mais”, e 54% das empresas pagaria até 20% a mais.

Guia para recém-formado em contabilidade

Faturamento em contabilidades: Automatize seus processos

De nada adianta você querer aumentar o seu faturamento se ainda está perdendo tempo realizando tarefas manuais em seu escritório. Comece a automatizar os seus processos agora mesmo! Se atualize e deixe que a tecnologia realize o trabalho repetitivo para você. Com isso, você ganhará mais tempo para se dedicar às atividades estratégicas do seu negócio.

Atualmente, temos vários programas que podem ser utilizados na otimização de processos. Com isso, é possível automatizar toda a parte financeira do seu escritório, além do atendimento e outros setores. No entanto, é preciso tomar cuidado e escolher as ferramentas certas. Saia do analógico e abrace a modernidade agora mesmo.

Tenha em mente que ao adotar as ferramentas digitais em sua rotina contábil, você estará investindo no seu próprio futuro. Comece a inovar agora mesmo! A Infoco pode ter a solução para o seu processo de migração para o digital. Clique no link a seguir e conheça as nossas empresas.

Você conhece as empresas do Grupo Infoco?

Faturamento em contabilidades: Invista em tecnologia

O setor contábil é popularmente conhecido por ser tradicional em todos os seus processos, contudo, a não utilização da tecnologia na otimização da gestão pode ser um erro e provocar enormes prejuízos para um escritório.

O gerenciamento contábil não é uma tarefa tão simples. Existem vários detalhes que tomam muito o tempo do profissional, como por exemplo:

A tecnologia sendo um diferencial para contabilidades em 2022

Como você viu, são vários os processos burocráticos no setor contábil, um simples erro dentro dessa rotina pode causar vários problemas para um contador, uma vez que é de sua responsabilidade controlar a parte fiscal de uma empresa/escritório.

O auxílio de plataformas que auxiliam na gestão do escritório é de extrema importância para que nada venha fugir daquilo que foi planejado na rotina contábil. As plataformas são capazes de otimizar os processos do profissional, além de permitir que a sua equipe tenha tempo suficiente para oferecer um trabalho mais qualificado para os clientes.

Confira alguns tipos de tecnologia que são essenciais para que o profissional consiga aumentar o lucro do seu escritório de contabilidade:

Chatbots: Os chatbots nada mais são do que robôs de automação que facilitam o atendimento aos clientes.

Software de gestão contábil: É a tecnologia responsável pela realização de tarefas burocráticas da rotina contábil, como por exemplo, o processo de escrituração de dados. Ela permite que a equipe possa focar em atividades consideradas mais importantes para o negócio, o que irá aumentar e, muito, a produtividade contábil do negócio, além de poder proporcionar uma visão holística (propriedades de um sistema não podem ser explicadas apenas pela soma dos seus componentes, no qual o sistema total determina como se comportam as partes) do negócio para o gestor.

Tecnologia na contabilidade: conheça algumas instruções para inovar seu escritório

Faturamento em contabilidades: Tecnologia que todo contador precisa ficar de olho

Muitas tecnologias que já existiam, e já vinham sendo utilizadas, se popularizaram ainda mais em 2022, e a tendência é que continuem cada vez mais presentes na rotina de um contador. Confira algumas.

Armazenamento em Nuvem

Contar com o armazenamento em nuvem, no seu escritório de contabilidade, significa contar com o acesso direto a todos os documentos, além de uma maior facilidade para armazenar, enviar e receber documentos.

Além disso, o contador pode ficar totalmente tranquilo em relação a segurança das suas informações, uma vez que a maioria desses serviços é criptografada. Ao mesmo tempo em que as informações estão sendo armazenadas em um computador externo, elas também podem ser vistas em seu computador.

Tudo isso com toda a segurança para você e para o seu escritório, já que o processo de contabilidade baseado em uma nuvem irá minimizar os riscos de perda dos dados do contador.

Outra vantagem que o armazenamento em nuvem oferece, e que é de bastante utilidade para o contador, são os backups. Com eles, as chances de algum arquivo ser danificado, ou até mesmo se perder são bem pequenas, já que ele pode ser copiado várias vezes. Isso proporcionará maior segurança e manutenção de toda a documentação do seu escritório contábil.

Contar com o armazenamento em nuvem significa tornar seu escritório mais sustentável, além disso, o contador reduzirá gastos desnecessários e não vai precisar quebrar a cabeça para procurar uma anotação feita a caneta e papel, que você já nem se lembra onde guardou.

O que é Certificado Digital em nuvem?

Blockchain

O blockchain é uma tecnologia capaz de registrar movimentações virtuais em várias partes do mundo. O termo se tornou bem conhecido mundialmente nos últimos anos, isso porque em 2013, com o upgrade dos bitcoins (moeda virtual), passamos a vê-lo com mais frequência.

O blockchain dispõe de um impacto potencial bem elevado. Por isso, não pode ser uma tendência ignorada por muito tempo e já está cada vez mais presente na rotina dos contadores.

O blockchain possibilita ao profissional unir a parte de finanças e tecnologia, porém com uma certa vantagem, já que ele consegue otimizar outros processos além dos financeiros. Além de possuir uma imensa estrutura de alta segurança, existe um enorme potencial, de a tecnologia ajudar nos processos contábeis. Isso facilitaria o trabalho dos contadores e dos clientes.

Como adequar meu negócio para LGPD?

Sistema ERP

O ERP é um sistema que facilita a gestão dos recursos empresariais de uma forma integrada, passando pela rotina contábil e indo desde o estoque até o processo de entrega.

Implantando o sistema ERP no seu escritório/empresa, você será capaz de ligar todo o processo através de uma única plataforma. Por exemplo, em uma loja de roupas, o software ERP irá gerenciar todo o funcionamento do negócio, da chegada da mercadoria, até o estoque, embalagem, venda, entrega, etc. 

Com uma gestão integrada você conseguirá melhorar consideravelmente o funcionamento do seu negócio, além de evitar diversos problemas como desperdício de mercadoria, por exemplo. Além disso, o sistema ERP possibilita a redução de altos custos de manutenção e gerenciamento. 

Com um software ERP será possível aumentar a capacidade do seu negócio, melhorando o fluxo de informações e a inteligência de gestão. 

Conheça o ERP do Grupo Infoco

O que ele faz pela sua empresa

O ERP permite a personalização com o cenário do seu negócio, histórico, necessidades e processos internos de cada empresa. Além disso, ele torna a gestão muito mais otimizada, já que se enquadra de uma maneira exata do que a instituição precisa e atua. 

Quer um exemplo prático, então vamos lá. O sistema ERP consegue auxiliar o departamento de logísticas para e-commerce em empresas que atuam com lojas virtuais. Ele identifica a disponibilidade dos produtos em cada estoque e atualiza as informações automaticamente, evitando assim, erros no processo.

O sistema também é bastante prático quando o assunto é ajudar na administração das contas que a empresa tem para pagar e receber, ele possibilita o monitoramento das vendas e consequentemente auxilia no acompanhamento dos pedidos. Ou seja, com um sistema ERP, a contabilidade da sua instituição estará muito bem servida.

Certificado Digital para E-Commerce faz sentido?

Utilize o upsell e o fee mensal

Durante a sua relação com os clientes do seu escritório, você seria capaz de falar o motivo que leva um empresário a não se fidelizar com a sua contabilidade? Por exemplo, uma pessoa realiza a contratação de um serviço da sua empresa, no entanto, 5 meses depois, desiste de continuar contando com o seu produto. Antes de mais nada, saiba que esse tipo de situação não é atípica, e pode prejudicar o faturamento da sua empresa.

Em um relacionamento cliente/empresário, é de total responsabilidade do empresário saber diferenciar exatamente aqueles que cancelam o serviço e não voltam a consumi-lo daqueles que se fidelizam a sua marca e voltam a consumir o seu produto/serviço. 

Como você já deve imaginar, todo empresário que deseja aumentar o seu faturamento e aprimorar as suas estratégias precisa diferenciar o seu público. E uma ótima estratégia que pode ser adotada é a utilização do upsell.

Erros e acertos no momento de precificar serviços em contabilidade

O que é o upsell?

O upsell nada mais é do que uma técnica de vendas onde o vendedor oferece um produto/serviço considerado melhor e com um preço mais elevado do que aquele pelo qual o consumidor se interessa inicialmente. Isso pode ser realizado com várias maneiras de descontos, por exemplo: (1 pacote é equivalente a R$ 4, no entanto, 2 pacotes saem por R$ 7) ou então agregando valor.

Sendo assim, o vendedor não irá oferecer um pacote com escrituração contábil e outros serviços considerados burocráticos, mas sim um pacote que tenha tudo isso, aliado a um planejamento tributário. O serviço sairá um pouco mais caro, contudo, o cliente levará mais serviços, e com isso, irá ampliar a proteção da sua própria empresa. 

Ebook: Tudo sobre Regimes Tributários

Dessa maneira, o vendedor irá melhorar a aquisição do cliente, e consequentemente, ficará na expectativa de que ele tenha uma experiência ainda mais relevante com seus serviços contábeis. Isso aumentará as chances do seu cliente permanecer por muito mais tempo no seu escritório contábil.

Fee Mensal

Após ver o conceito do upsell, vamos ver o que significa o fee mensal. Antes de mais nada, responda a seguinte pergunta: Você possui um fee combinado com os seus clientes contábeis? 

De uma forma bem simples e resumida, saiba que o fee mensal é um tipo de mensalidade combinada entre o contador e o cliente para a realização do conjunto de serviços contábeis. Normalmente, o fee é estabelecido em contrato de prestação de serviços.

Sendo assim, ao invés do cliente pagar pelo trabalho específico com prazo determinado, como elaborar o planejamento tributário, ele irá pagar pelo pacote, uma espécie de assinatura. A grande vantagem do fee mensal, é que ele permite a fidelização e garante uma remuneração a médio e longo prazo para os profissionais.

Aqueles que adotarem o fee mensal, vão estar adotando uma ótima prática para aumentar o faturamento com os serviços contábeis. 

O que são as obrigações tributárias principais e acessórias?  

Conheça a regra 80/20

A regra 80/20 funciona da seguinte maneira: 20% dos seus clientes são responsáveis por 80% do seu faturamento. Quando estiver com seu demonstrativo de resultados e com o relatório de contas a receber em mãos, realize uma análise rápida. Confira alguns pontos para analisar:

Descubra como fazer a gestão de clientes de forma eficiente na sua empresa

Tenha em mente que a regra 80/20 pode funcionar como uma excelente forma para a sua contabilidade. No entanto, destacamos que caso essa tática não caia bem para o seu negócio, procure outra solução imediatamente e não fique preso nela. Você deve pensar sempre em agregar mais valor para aumentar o faturamento médio de todos os clientes possíveis.

Ebook: Passo a passo para fazer a proposta de serviços contábeis

Contudo, por outro lado, o contador precisa se atentar no momento de avaliar a sua carteira de clientes, é preciso valorizar e dar atenção ao equilíbrio, isso não chega a ser importante, mas sim necessário. 

4 técnicas de aquisição e retenção de clientes para contadores

Afinal, de nada vale ter apenas 2 grandes clientes capazes de suportar o seu negócio, uma vez que basta uma simples troca de escritório contábil para que o contador venha perder metade do seu faturamento. 

Preste bem atenção, você não deve descartar os seus clientes com grande potencial, o que estamos falando é sobre manter o equilíbrio. Lembre-se que contar com grandes clientes continua sendo muito importante, afinal, eles são os responsáveis por garantir os maiores faturamentos de um escritório de contabilidade.

Assessoria Contábil: como entregar mais valor a meus clientes