fbpx

Tempo de leitura: 10 minutos

Empreendedor, qual é o seu nível de conhecimento quando o assunto são “vendas online”? Se você já atua no ramo, com certeza já ouviu falar sobre a importância de um certificado digital para e-commerce. Contudo, caso você esteja entrando no mercado agora, é bem provável que ainda não tenha uma intimidade a respeito do tema.

Entre outras vantagens, conhecer e entender como funciona o certificado digital para um e-commerce é fundamental para o seu negócio! Afinal, é ele que ajudará na criação de um site seguro, evitará possíveis fraudes, etc. Resumindo, o conhecimento sobre o documento eletrônico é de extrema importância.

No conteúdo de hoje, a Infoco vai te mostrar alguns dos principais pontos sobre o certificado digital e como as vantagens dessa ferramenta podem impulsionar o seu e-commerce. Como falamos acima, caso você esteja começando a sua aventura em vendas online, preste bastante atenção no material e veja como manter a sua segurança no meio digital.

As informações serão de grande utilidade para a criação de um negócio completamente seguro e, consequentemente, irá oferecer uma ótima experiência de compra para os consumidores.

Antes de darmos início a leitura, você já possui um certificado digital? Se a resposta for não, podemos te ajudar agora mesmo! Aqui na Infoco, você encontra o melhor preço e qualidade do mercado. Disponibilizamos quatro maneiras para você adquirir o seu documento eletrônico, confira:

Clique aqui e emita o seu certificado digital agora mesmo!

Clique no link a seguir e leia o nosso material completo!

Precisa de um certificado digital? A Infoco pode te ajudar

Confira agora o conteúdo que preparamos com todo carinho para você, que acompanha os nossos conteúdos e quer estar sempre atualizado quando o assunto é a certificação digital. Vamos lá!? Boa leitura.

O que é o e-commerce

Para conseguir entender se um certificado digital faz sentido para um e-commerce, precisamos compreender o que de fato é um e-commerce, correto?

O e-commerce, ou comércio eletrônico, é um comércio de vendas realizadas através da internet. Portanto, todos os negócios, transações financeiras, etc, são feitos via dispositivo e plataformas eletrônicas, como: celulares, computadores, notebooks e tablets.

Com base no parágrafo acima, você já conseguiu compreender que um e-commerce não é simplesmente uma loja virtual, não é mesmo? Esse conceito envolve muito mais que “apenas” uma criação de um site ou algo do tipo. O seu diferencial está relacionado ao fato de ser um empreendimento que preza pela sua estrutura de funcionamento, totalmente voltada para o meio digital.

Ebook: Transformação Digital para contabilidades

É necessário ressaltar que o e-commerce digitaliza integralmente dois processos básicos: o sistema de venda e o atendimento ao cliente. Com base nesse trabalho, ele começa a se relacionar com outras automações, como controle de finanças, estoque e marketing.

Guia prático do atendimento perfeito

Contar com a internet como canal de vendas e relacionamento com seus clientes pode ser considerada uma estratégia bem lucrativa. Inclusive, já podemos observar que essa modalidade está sendo bastante utilizada por comércios brasileiros.

De acordo com o relatório “The Global Payments Report 2022”, divulgado pela FIS, referência no setor de pagamentos, o mercado brasileiro de e-commerce deverá aumentar em 95% até o ano de 2025, atingindo um faturamento de US$ 79 bilhões.

A previsão no mercado brasileiro representa o dobro do ritmo de crescimento do mercado mundial, onde a expectativa é de uma alta de 55,3%, registrando mais de US$ 8 trilhões em valor de transações.

Vale destacar que no ano passado, o e-commerce apresentou um aumento de 16% no Brasil, se compararmos com o ano de 2020.

A tecnologia sendo um diferencial para contabilidades em 2022

O que é um certificado digital

O certificado digital nada mais é do que a identidade eletrônica de uma pessoa ou empresa. Ele funciona como uma carteira de identificação virtual e permite a assinatura de documentos à distância com o mesmo valor jurídico da assinatura feita de próprio punho no papel, mas sem precisar reconhecer firma em cartório.

Ele foi criado devido à necessidade de garantir a segurança e a integridade de informações enviadas e recebidas pela internet, dando suporte ao processo de transformação digital que ocorre em todo o mundo.

Ebook: Como a assinatura digital impacta o mercado?

No Brasil, a Medida Provisória n° 2.200-2, de 24 de agosto de 2001, instituiu a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira, ICP Brasil, para garantir a autenticidade, a integridade e a validade jurídica de documentos em forma eletrônica, das aplicações de suporte e das aplicações habilitadas que utilizem certificados digitais, bem como a realização de transações eletrônicas seguras.

A ICP-Brasil é uma infraestrutura pública operada e supervisionada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI). Ele é a Autoridade Certificadora Raiz (AC-Raiz) que credencia, descredencia, fiscaliza e audita os demais participantes da cadeia.

O que é ICP-Brasil?

Certificado Digital para E-Commerce

O certificado digital para o comércio eletrônico possui uma função semelhante a de uma assinatura considerada eletrônica. Afinal, o arquivo é capaz de garantir a proteção das transações que são realizadas através de um computador/notebook, uma vez que autentica a identidade tanto de pessoas físicas, quanto de pessoas jurídicas. Sendo assim, para uma loja virtual, o certificado digital entrega e proporciona segurança à compra.

Assinatura Eletrônica: saiba quais são e como diferenciar

A segurança acontece por um motivo bem simples, isso porque o documento eletrônico utiliza dois tipos de chaves de segurança que são capazes de centralizar as informações do emissor, proporcionando que a transação possa ser realizada de uma maneira sigilosa pelo site, sem que aconteça nenhum tipo de vazamento de informações e possa ser seguro para as duas partes envolvidas, ou seja, para o comprador e para o vendedor. 

Ebook: Guia completo do certificado digital

Para que serve o Certificado Digital para um E-commerce?

Seja através de sites ou aplicativos, o certificado digital é utilizado para garantir a proteção de todo e qualquer tipo de transação online. Os pagamentos realizados em lojas virtuais podem ser considerados como exemplo. Tendo um certificado digital, o usuário não correrá riscos de que terceiros consigam interceptar o processo e capturar os dados sigilosos dos clientes.

Além disso, vale ressaltar que o certificado digital possui muita eficiência no momento de assinatura e envio de documentos online, como por exemplo:

Viu só como o documento eletrônico possui bastante utilidade para aqueles que desejam realizar vendas em uma loja virtual?

Como usar o Certificado Digital para emitir uma Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)?

Tipos de Certificado Digital

A cada ano que passa a tecnologia continua evoluindo, e com o certificado digital não foi diferente, o documento eletrônico precisou evoluir para dar conta de acompanhar as necessidades impostas pelo próprio mercado online.

Sendo assim, atualmente, o mercado conta com diferentes tipos e modelos, cada um com uma aplicação diferente que pode variar de acordo com a especialidade de cada site. Confira a seguir, os principais modelos existentes.

Como o Certificado Digital pode te ajudar em transações financeiras

Certificado Digital Modelo A1

É válido por 1 ano e pode ser armazenado no computador ou em um dispositivo móvel como o notebook, pode ser feito cópias (backup).

Certificado Digital Modelo A3 

É válido de 1 a 5 anos (sendo o de 3 anos o mais utilizado), é armazenado em diversas mídias criptográficas, como cartão, token ou nuvem. Pode ser bloqueado se houver tentativas de senhas diferentes, o que permite mais segurança, além de proporcionar mobilidade por ser guardado em elemento móvel.

e-CPF

Consiste na identidade digital da pessoa física no meio virtual. Pode ser utilizado para assinar diversos documentos, se comunicar com órgãos públicos como Receitas e sistemas oferecidos pelo governo como o eSocial, além de auxiliar no envio da declaração do Imposto de Renda (IR).

Com ele é possível:

e-CNPJ

Consiste na identidade digital da pessoa jurídica no meio virtual. Ele viabiliza a autenticação em vários sistemas públicos e privados, é utilizado para assinaturas de documentos em nome de empresas, se comunicar com órgãos como a Receita, acessar programas do governo, além de emitir NF-e (Nota Fiscal eletrônica) e a NFC-e (Nota Fiscal de Consumidor eletrônica) entre outras aplicações.

Com o e-CNPJ é possível:

Obrigações Tributárias – Guia completo para contadores

CT-e

Denominado conhecimento de transporte eletrônico (CT-e), ele é utilizado para controlar e fiscalizar o transporte de cargas entre empresas. O CT-e possibilita a documentação da prestação desse tipo de serviço para fins fiscais. 

Contrato de câmbio: você sabe o que é e para que serve?

NF-e

É o certificado digital utilizado exclusivamente para a emissão de nota fiscal eletrônica (NFe), sendo assim, ele chega a ser bem importante para os profissionais que trabalham com vendas online. Para essa modalidade, é possível realizar a instalação em mais de um computador.

Com o NF-e é possível:

Veja 6 dicas para emitir nota fiscal de forma eficiente!

Bird ID

O Bird ID nada mais é que o Certificado Digital em Nuvem! O documento faz parte de uma solução inovadora que conta com mais liberdade e uma segurança ainda maior. Com o Bird ID, o usuário não precisa utilizar mídias criptográficas, como Smart Card e Token. Além disso, será possível usá-lo diretamente no seu celular, através do aplicativo (Bird ID), disponível na App Store e no Google Play.

São várias as vantagens que a tecnologia em nuvem pode proporcionar para os usuários. Por exemplo, é nela que se guarda aplicativos, arquivos ou documentos fora de um computador pessoal e das mídias físicas, como pendrives, por exemplo. 

Os arquivos em nuvem ficam armazenados em um servidor, uma espécie de “cofre” para os arquivos digitais. Podendo ser localizados em qualquer lugar do mundo, o conjunto desses servidores de alta capacidade leva o nome “Nuvem”.

Bird ID – Tudo que você precisa saber sobre este certificado digital

Afinal, como funciona um Certificado Digital para E-Commerce?

Antes de qualquer coisa, você precisa saber que a tecnologia que é utilizada no certificado digital para o e-commerce emprega duas chaves de segurança, sendo uma delas pública e a outra privada. Cada uma delas oferece proteção às informações que são inseridas no site, além de também oferecer integridade e sigilo à loja virtual e aos dados fornecidos pelos consumidores.

Conheça várias utilidades importantes do Certificado Digital

Os certificados digitais mais utilizados em um e-commerce são os Secure Socket Layers (SSL), que conseguem gerar uma criptografia a cada vez que uma mensagem é inserida no site. Esse tipo de tecnologia consegue fornecer uma navegação segura para os clientes, fornecedores e qualquer pessoa que usar o seu e-commerce.

Após realizar o acesso a um site com o protocolo SSL, onde a URL se inicia com “https://”, automaticamente o navegador irá solicitar um certificado vinculado a uma empresa certificadora. Caso o retorno não aconteça, o usuário receberá uma notificação, e poderá decidir se vai deixar a sessão ou assumir o risco de segurança. 

No entanto, caso o certificado for verificado, será enviada uma chave de segurança para que todas as informações trocadas entre o usuário e o site possam ser criptografadas. Depois de receber o arquivo codificado, o servidor vai decifrar e autenticar a mensagem. Lembrando que todo o procedimento acontece de uma forma bem rápida, sem que o cliente do e-commerce possa perceber.

Benefícios do Certificado Digital para o E-Commerce

O certificado digital consegue garantir uma segurança virtual para os comércios eletrônicos, o que nos dias atuais é essencial para a prosperidade de um negócio. Ainda mais tendo em vista que a quantidade de cibercrimes não para de aumentar, principalmente após a intensificação das atividades econômicas na internet desde o ano de 2020.

Em 2020, só em São Paulo, os crimes virtuais tiveram um aumento de 256% na comparação com 2019. Vale destacar que os crimes também cresceram em outros estados, como Minas Gerais e Rio de Janeiro, por exemplo. Entre os crimes mais cometidos, estão o estelionato e a pirâmide financeira que podem ser evitados analisando a veracidade das informações e os mecanismos de segurança das páginas da internet.

Conheça tudo sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

Veja agora alguns dos benefícios:

Confiança

Ao não identificar os elementos de proteção no site, o usuário pode esquecer de finalizar sua compra e com isso, abandonar o carrinho. Sendo assim, é preciso que ele entenda que pode realizar o seu cadastro, utilizar os dados do cartão de crédito através de um sistema antifraude, além de confiar na empresa.

Tendo um certificado digital para e-commerce, será possível identificar a segurança do site através da barra do endereço que aparece na cor verde, e verificar se o certificado ainda é válido.  

Pagamento online

Ao disponibilizar mais opções de pagamento, automaticamente você irá aumentar as suas conversões e melhorar a jornada de compra do usuário. Sendo assim, entender quais são as formas de pagamento mais recorrentes, e saber como receber os pagamentos com segurança, são tarefas cruciais.

Sabemos que o cartão de crédito é uma das formas mais utilizadas para a realização de pagamentos na internet. Para que uma empresa consiga oferecer essa opção, é preciso apresentar o certificado digital para e-commerce às operadoras dos cartões.

Posicionamento do site

A tecnologia SSL é uma das responsáveis pelo posicionamento do site no Google. Os domínios que contam com essa proteção já são beneficiados na indexação nos mecanismos de busca.

O Google avalia de uma forma bastante positiva os sites que contam com o certificado digital, uma vez que eles proporcionam uma experiência melhor para os seus usuários, e consequentemente, diminuem a possibilidade de ataques virtuais.

Segurança

Realizando a verificação do selo de proteção na página, o usuário se sentirá mais seguro para informar seus dados para cadastros e transações com cartões de crédito. Lembrando que o certificado digital evita a exposição de dados e diminui consideravelmente a ocorrência de “phishing” (crime virtual em que se passam pela empresa para tentar obter informações de maneira ilegal).

Como adequar meu negócio para a LGPD?

Como contratar um Certificado Digital para E-Commerce?

De acordo com a Receita Federal, as pessoas físicas não são obrigadas a utilizarem o certificado digital. Contudo, o seu uso é obrigatório para pessoas jurídicas.

Sendo assim, caso você tenha um negócio na web, será necessário ter um, inclusive para vender em marketplaces. Além da validação do próprio domínio, vale lembrar que o certificado digital para e-commerce é indispensável para a emissão de nota fiscal, algo que é exigido em todo tipo de vendas. O documento eletrônico só não é obrigatório para os optantes do Simples Nacional.

Quais são as vantagens de optar pelo Simples Nacional?

Escolha o certificado para o seu e-commerce

Antes de qualquer coisa, saiba que você deverá escolher o selo de certificação para o seu e-commerce. Entre os vários tipos existentes, podemos destacar três pacotes que oferecem benefícios pela quantidade de serviços agregados, são eles:

Procure a Infoco

Aqui na Infoco, nossos especialistas estão sempre preparados para oferecer o melhor atendimento para os nossos clientes. Vale destacar que oferecemos várias opções de compras, ou seja, você pode vir até uma de nossas unidades, ou solicitar o atendimento vip ou online. 

No entanto, lembre-se que tão importante quanto a escolha e a compra do certificado digital, é o seu processo de validação.

Gere um CSR

Para solicitar o seu certificado, será necessário gerar um Certificate Signing Request (CSR), o que representa a Solicitação de Assinatura de Certificado. Esse é um arquivo de texto criptografado. Para realizar a solicitação, em seu servidor, clique em “Certificados do Servidor”, no próprio Painel de Controle do site. É preciso enviar os seguintes dados, confira:

Instale o certificado

Após enviar o CSR e pagar pelo serviço, chegou o momento de instalar o certificado digital para e-commerce. A instalação dependerá do tipo de serviço utilizado. No entanto, de qualquer forma, as instruções são repassadas pela empresa. Junto delas, vem o arquivo do selo autenticador para ser adicionado no seu site. 

Precisa de um certificado digital? A Infoco pode te ajudar