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Basicamente, a gestão de clientes é um conjunto de estratégias que objetivam melhorar as relações com seu público, fazendo com que ele seja considerado o foco da empresa. Se esse procedimento for realizado de forma estratégica e eficiente, a organização consegue fidelizar e reter os clientes atuais, bem como atrair novos, simultaneamente.

Esse tipo de gestão traz vários benefícios, como o aumento das vendas, do número de clientes, além de melhorar a imagem do negócio, dar maior segurança ao faturamento e elevar os lucros.

Quer aproveitar tudo isso? Confira as melhores dicas para isso, neste artigo! No final, também trazemos os erros mais comuns de serem cometidos durante a gestão de clientes e como evitá-los. Boa leitura!

Quais são as melhores dicas para melhorar a gestão de clientes?

As táticas listadas envolvem impactantes transformações na cultura corporativa. Isso significa que os pensamentos e o comportamento de todos os colaboradores e, até mesmo, dos gestores devem ser direcionados à satisfação do cliente. Com isso em mente, veja as dicas abaixo.

Conheça seu cliente a fundo

A primeira etapa consiste em obter o máximo de informações sobre os seus clientes. Assim, você saberá exatamente quais são as medidas que os agradarão. Faça uma pesquisa do seu público-alvo, utilize um sistema para cadastrar seu cliente e colete dados, como:

Graças ao mundo tecnológico, é possível conseguir muitas informações nas redes sociais ou conversando diretamente com os clientes. Com isso, você entenderá qual é a melhor forma de abordagem a ser utilizada (o que inclui a linguagem), quais são as suas principais necessidades, seus interesses, entre outras questões.

Personalize o atendimento

Cada cliente deve ser considerado como único e receber um tratamento personalizado da empresa. Isso faz com que ele se sinta especial e crie uma relação mais próxima com o negócio. Para fornecer esse tipo de atendimento, será necessário:

Invista no pós-venda

Pós-venda consiste em manter uma boa relação com os clientes, mesmo após a compra. Geralmente, essa estratégia é utilizada para fidelizar o público, mas diante de um mercado cada vez mais competitivo, ela é essencial para conquistar novos clientes. Exemplos de atitudes que geram um bom pós-venda são:

Preste atenção ao funil de vendas

O funil de vendas é uma estratégia de marketing que ajuda o cliente na sua jornada de compra. Sua finalidade é a de fazer com que eles passem mais facilmente para o próximo estágio até adquirir os serviços ou produtos da empresa. Para entender esse conceito, imagine um funil, que é dividido em três partes:

Ao visualizar o funil de vendas, o gestor entenderá em qual estágio estão seus clientes e tomará as ações adequadas para garantir que ele avance no funil. Por exemplo, depois que um indivíduo entende o que está sendo vendido pelo negócio, deve-se investir no contato com ele para que ele se torne um lead.

Utilize um software CRM e automatize processos

CRM significa Customer Relationship Management — Gerenciamento de Relacionamento do Cliente, em português — e, como o nome indica, é um programa usado para melhorar a relação com seus consumidores. Essa inovação tecnológica pode ser usada para diferentes tipos de negócio e, geralmente, inclui os seguintes recursos:

Aposte nos programas de fidelização

Um programa de fidelização faz com que os clientes voltem a negociar com sua empresa com mais frequência. Existem vários deles que podem ser implementados, como:

Para maximizar os resultados do programa, é necessário que estejam presentes determinados preceitos básicos:

Mensure os resultados

Não basta implementar as mudanças no negócio. É preciso aplicar indicadores de desempenho (KPIs) para verificar se os resultados obtidos estão sendo benéficos.

A partir dessas informações, você será capaz de aumentar a eficiência dos seus programas, identificar oportunidades para conquistar mais clientes, encontrar problemas e tomar medidas para solucioná-los.

Quais são os erros mais comuns na gestão de clientes?

Neste tópico, listamos os erros que devem ser evitados a qualquer custo, já que eles podem prejudicar os resultados da estratégia de gestão de clientes. Veja quais são eles e suas respectivas soluções:

Perante um mercado cada vez mais concorrido, investir na gestão de clientes pode ser o que seu negócio precisa para impulsionar seu desenvolvimento no mercado e se destacar. Porém, é necessário que todos os colaboradores estejam engajados nessa atividade.

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