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Você sabia que conquistar um novo cliente pode custar de cinco a sete vezes mais do que manter um antigo? A maioria das empresas se preocupam tanto em atrair novos consumidores que, muitas vezes, acabam se esquecendo de um dos pontos mais importantes: a retenção de clientes.

Claro que a aquisição de novos clientes é fundamental para qualquer organização, mas é necessário compreender o que sua empresa realmente precisa na fase em que está vivendo para investir esforços de forma certeira.

Garantir a satisfação de um consumidor é de suma importância, pois isso leva à fidelidade, fazendo com que aquela pessoa sempre procure seus serviços e transmita uma ótima experiência no marketing boca a boca. Como consequência, mais pessoas se interessam pelo seu negócio.

Quer saber mais sobre o assunto? Então confira essas 4 técnicas infalíveis que preparamos para você reter e fidelizar clientes para seu escritório de contabilidade!

1. Entenda o que seu escritório precisa

A primeira coisa a se fazer é estudar e compreender a fase que seu escritório está passando e o que ele realmente precisa no momento. É necessário analisar pontos como a carteira de clientes e sua rotatividade. Assim, fica mais fácil entender se é o momento de buscar novos clientes e, inclusive, se sua empresa tem capacidade para isso. Caso a resposta seja “não”, pode ser o momento de investir mais na retenção.

É essencial que você tenha muito bem definidos quais são seus objetivos para poder trabalhar em cima deles. Do contrário, você corre o risco de ficar andando em círculos sem realmente ver resultado nos esforços realizados. Ou, pior ainda: você pode acabar dando um passo que vai além do que pode suportar, ocasionando em perdas consideráveis — tanto financeiramente falando, quanto em relação à reputação da sua empresa.

Uma importante ferramenta de avaliação e planejamento estratégico em uma organização, que ajuda muito nesse momento, é a análise da matriz SWOT. Essa sigla, que vem do inglês, tem o seguinte significado:

Por meio da análise SWOT, você pode identificar com mais clareza os pontos fortes da organização e os que precisam de melhoria e direcionar esforços de forma mais certeira.

2. Invista em estratégias digitais

Investir em estratégias digitais é essencial no cenário atual, seja em forma de textos com imagens, vídeos ou o que mais convir. O importante é que seja montada uma estratégia para atingir seu público-alvo de forma eficaz e que realmente tenha resultado. Para isso, é necessário que você conheça muito bem seu público para saber quais são seus interesses e o melhor tipo de conteúdo para apresentar.

Invista em pesquisas para saber o que mais eles buscam na internet, seus maiores desafios, seus problemas e o que eles procuram em uma empresa para que você possa oferecer soluções em forma de conteúdo digital. Quanto mais relevância o conteúdo tiver para o cliente, maior será o seu interesse em manter-se conectado com seu escritório contábil.

É importante enfatizar a necessidade de estabelecer uma frequência de produção e postagens para manter o público sempre alimentado com informações relevantes, mas sem se tornar cansativo. Além disso, quando é estabelecido um cronograma de postagens, as pessoas já ficam esperando pelo conteúdo no dia programado.

Lembre-se de fazer essas publicações pelas mídias sociais e e-mail marketing para atraí-los ao seu site/blog, onde eles poderão ler o conteúdo na íntegra. Além disso, ofereça um espaço para um contato mais próximo com o público, seja por meio de comentários, e-mail ou o que for mais conveniente para você.

3. Aposte no marketing boca a boca

O marketing boca a boca é uma das estratégias mais conhecidas e utilizadas ainda nos dias de hoje. Afinal, um cliente satisfeito é a melhor ferramenta que uma empresa pode ter à disposição. Por isso, garanta sempre um atendimento de excelência, que realmente vise a solução dos problemas apresentados. Não trate os cliente como números.

Colocar-se no lugar do consumidor é sempre a melhor forma de conseguir compreender sua dor e buscar as melhores soluções para seus problemas. Não é nenhuma novidade que a voz do público têm uma força enorme, ainda mais nos dias atuais, com a influência da internet. Compartilhar experiências positivas transmite mais segurança, mas, ao mesmo tempo, um comentário negativo pode tomar proporções catastróficas.

Por isso, garanta um time de profissionais treinados e qualificados para prestar um atendimento humanizado e cortês, sempre com simpatia e disponibilidade para resolver os problemas apresentados. Solicite sempre um feedback e leve em consideração os pontos abordados para melhorar cada vez mais o serviço prestado.

4. Tenha processos bem definidos no seu escritório

Ter processos bem definidos na empresa transmite mais organização e profissionalismo para seus clientes, fazendo com que eles se sintam mais seguros em contratar seus serviços. Esse ponto é de extrema importância em qualquer ramo de atividade, mas quando falamos de um escritório de contabilidade, isso se torna ainda mais necessário.

Um atendimento desorganizado, no qual os colaboradores não têm certeza das informações passadas, faz com que qualquer um fique insatisfeito e não volte a fazer negócio. Então, certifique-se de que toda a equipe esteja alinhada com a cultura da empresa e tenha um padrão de qualidade no atendimento. Dessa forma, os clientes certamente se sentirão muito mais à vontade e seguros para expor suas necessidades.

Estabeleça procedimentos padrão e conte com as inovações tecnológicas para facilitar as atividades do cotidiano a fim de economizar tempo e otimizar processos. Softwares especializados e certificados digitais são apenas alguns exemplos das facilidades oferecidas hoje em dia para agregar qualidade ao seu atendimento, conferindo qualidade e eficiência.

Ao longo da leitura deste artigo, você certamente pôde compreender a importância da aquisição e retenção de clientes, além de conferir técnicas incríveis para colocar tudo em prática e obter cada vez mais sucesso em seus negócios.

Muitas vezes, não é necessário grandes investimentos para conseguir um retorno positivo. Basta estar atento ao retorno dos seus clientes e contar com uma equipe bem preparada.

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