fbpx

Tempo de leitura: 4 minutos

Precificar serviços em contabilidade não é uma missão tão fácil, ao realizar essa tarefa o contador está sujeito a cometer erros e acertos. Algumas pessoas pensam que basta jogar um percentual fixo em cima do custo de cada produto e está tudo certo, mas não é bem assim que funciona.

Na prática, o contador que utiliza sempre deste parâmetro, pode acabar se dando mal. Isso porque o seu escritório pode encontrar algumas despesas inicialmente não planejadas a médio/longo prazo, e acabar perdendo competitividade em relação à concorrência.

No conteúdo de hoje, a Infoco vai te mostrar alguns erros e acertos mais comuns na hora de precificar um serviço contábil.

Quer saber tudo sobre precificação de serviços de contabilidade? Clique no link a seguir.

Como precificar serviços de contabilidade?

O que é uma precificação?

Antes de falar sobre erros e acertos, vamos explicar na prática, o que é uma precificação. 

De uma forma clara e objetiva, a precificação significa o ato de colocar preço naquilo que você está oferecendo, seja um produto ou serviço. O ato de precificação irá envolver alguns pontos cruciais do seu negócio, como:

Sendo assim, tenha em mente que qualquer erro nesta etapa pode ser extremamente prejudicial para o seu escritório.

Precificar o serviço do seu escritório contábil faz parte da estratégia de todo contador, seja na fase inicial (lançamento) ou na parte final (comercialização). Afinal, o preço possui um peso importantíssimo em uma estratégia de mercado, e pode contribuir com:

O que você precisa saber para aprender a vender contabilidade

Erros no momento de precificar serviços em contabilidade

Antes de precificar o seu serviço e estabelecer seus honorários contábeis, o contador precisa conhecer e analisar 4 fatores importantes: concorrência, cliente, preço sustentável e valor. Saiba mais sobre cada um deles:

NUNCA precifique seus honorários contábeis sem antes ter um conhecimento básico sobre os 4 fatores apresentados. Isso é considerado um erro gravíssimo.

Ebook: Guia prático do atendimento perfeito 

Acertos no momento de precificar serviços em contabilidade

O contador precisa ter em mente que “elaborar” o preço de cada produto, da maneira mais adequada possível, é fundamental para a saúde financeira e para o bom andamento de qualquer negócio. Uma vez que irá garantir o equilíbrio das contas, e permitirá que o profissional coloque em prática um plano de expansão do seu negócio.

Para não errar na hora de precificar o seu serviço, se atente às dicas importantes que a Infoco preparou para você.

Precificar serviços em contabilidade: Encontre um ponto de equilíbrio

Para que você possa entender os limites de uma negociação e não comprometer o funcionamento de suas atividades contábeis, é extremamente importante que você encontre o ponto de equilíbrio ideal. Lembre-se que a sua meta de lucro está diretamente ligada ao quanto você cobrará acima do valor estipulado como ponto de equilíbrio.

Vamos lá, suponha que você tem R$ 5.500 por mês em gastos e despesas, contando tudo que você possa imaginar (aluguel de sala, luz, água, internet, iptu, telefone, etc.) Se você atende em torno de 10 clientes por mês, quanto você terá que cobrar de cada um deles? Na prática, a quantia MÍNIMA cobrada pelo seu escritório deverá ser de R$ 550,00, assim você poderá arcar com suas obrigações financeiras.

5 passos para precificar seus honorários contábeis 

Precificar serviços em contabilidade: Defina seu lucro

Após entender como se encontra o atual cenário da contabilidade,  entender os processos que envolvem as finanças do seu negócio, ter uma noção do preço mínimo e encontrar um ponto de equilíbrio, finalmente chegou o momento do contador definir o seu lucro.

Ao precificar seu serviço você não deve considerar apenas os gastos, os lucros também devem estar presentes. Faça uma pesquisa de qual é a média de lucro base dos outros escritórios, assim você não definirá preços caros e baratos, mas sim de acordo com o seu tipo de serviço prestado.

Vale a pena contar com uma tabela de preços já estabelecida?

No mercado de contabilidade é possível encontrar algumas tabelas que contam com uma precificação fixa de acordo com o serviço prestado pelo escritório. No entanto, utilizar esse modelo pode ser uma desvantagem para você.

Tenha em mente que o modelo perfeito de honorários não existe! Isso porque cada contador entrega um tipo de trabalho diferente, utilizam equipamentos diferentes, possuem gastos diferentes, etc.

 Sendo assim, o uso de uma tabela com preços estabelecidos pode ser prejudicial para o seu negócio. Uma vez que ela pode não oferecer o valor adequado por suas entregas! Além disso, essas tabelas não possuem alguns parâmetros para serviços estratégicos, como:

Vale destacar que esse tipo de tabela também não leva em consideração a tecnologia e o trabalho analítico que o que o seu escritório utiliza na realização do serviço.

Um ponto fraco da tabela, é que se o contador não tiver noção daquilo que está fazendo, ela pode se tornar muito instável e flexível. Dificultando todo o processo de trabalho, ao invés de ajudar.

Após falar sobre tudo isso, podemos chegar a conclusão que o uso de uma tabela com preços definidos, não é aconselhável para a rotina do contador.

 Já tem um Certificado Digital?

Comercializamos Certificados Digitais de diversos modelos, com metodologias que se encaixam nas necessidades de cada cliente. 

Confira TUDO que é preciso saber sobre Certificado Digital!

Além da experiência ampla, contamos com o suporte do Grupo Infoco, uma rede de empresas especializadas em soluções tecnológicas. Nosso objetivo é empoderar todos os clientes, auxiliando não só no processo de compra dos certificados, mas também garantindo que todos saibam usar as ferramentas da melhor forma.

Garanta já o seu Certificado Digital