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Ao abrir o seu escritório de contabilidade, o contador espera atrair clientes, alcançar uma estabilidade no mercado e por fim, conseguir lucrar com o seu serviço. No entanto, muitos profissionais ainda possuem dúvidas sobre como alcançar a margem de lucro ideal de uma empresa, alguns ficam ressabiados em comprometer a saúde financeira do negócio.

Antes de qualquer coisa, o profissional precisa ter em mente que a margem de lucro do seu escritório será o percentual relativo àquilo que você espera receber com as vendas, sem considerar os custos do produto/serviço. Esse lucro, deverá ser utilizado no investimento do negócio, fazendo com que ele cresça cada vez mais.

Contudo, se o contador não entender qual é o seu percentual ideal, e não souber calcular sua margem de lucro, grandes prejuízos vão acontecer no seu escritório.

No conteúdo de hoje, a Infoco vai te mostrar como o contador poderá identificar a margem de lucro ideal do seu negócio. 

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Como precificar serviços de contabilidade?

O que é uma margem de lucro ideal?

Explicando de uma maneira simples e objetiva, uma margem de lucro ideal, nada mais é do que a porcentagem que representa o que restou para o escritório após os custos que ele mesmo teve para  produzir, vender e entregar o produto/serviço para o consumidor final. Como por exemplo:

A porcentagem em questão, será responsável por mostrar o que sobrar, depois de todos os custos e despesas. Em outras palavras, será o famoso LUCRO! O número final será acrescentado ao valor do custo total de um produto para representar a quantia final em que ele será comercializado. 

O contador precisa ter em mente que o valor que o cliente paga por um produto é formado por: Custos e despesas que o escritório teve na produção do produto + Quanto de lucro o escritório terá.

O que você precisa saber para aprender a vender contabilidade 

Exemplo de uma margem de lucro ideal

Imagine que o custo da produção de um produto do seu escritório, juntamente com as demais despesas, foi de R$ 200 para a empresa. No entanto, o valor em que o produto é comercializado para o cliente é de R$ 250. Neste caso, o lucro do escritório será de R$ 50. A partir do valor estabelecido, poderá ser calculado o percentual da margem de lucro, representando a lucratividade total do escritório.

Sendo assim, podemos entender que o objetivo de cada empresa é definir a sua margem de lucro para poder se tornar rentável e gerar um retorno financeiro.

Erros e acertos no momento de precificar serviços em contabilidade

Lucro Bruto X Lucro Líquido

O lucro bruto e o lucro líquido podem ser utilizados para o contador realizar o cálculo da margem de lucro do seu escritório. Confira um pouco mais sobre cada um deles:

Lucro Bruto: Representa a diferença entre o faturamento das vendas e os custos variáveis, que estão diretamente relacionados aos produtos/serviços. Por exemplo, vamos supor que você preste um serviço com o preço de R$ 300 para o seu consumidor. Contudo, o entorno do serviço exige mão de obra, demanda transporte e materiais auxiliares. No total, tudo isso custará R$ 240. Sendo assim, o lucro por parte do contador será de R$ 60.

Lucro Líquido: Além dos custos variáveis, o lucro líquido também considera os custos fixos do escritório, como:

Sendo assim, podemos entender que o lucro líquido significa a diferença entre o faturamento das vendas e os custos fixos, variáveis e impostos da empresa. Por exemplo, se você prestou o mesmo serviço de R$ 300, e considerou todos os custos, que chegam a R$ 60, o lucro líquido será de R$ 40.

Fazendo um breve resumo, para calcular o lucro do seu escritório, seja ele bruto ou líquido, é só considerar a soma de tudo aquilo que você recebeu e gastou.

5 passos para precificar seus honorários contábeis 

Dicas que podem facilitar a definição de um lucro ideal para o seu escritório

Planejamento de custos e despesas: Antes de calcular o valor do produto, realize um planejamento levando em consideração os custos e despesas que você teve com o serviço.

Precificação correta: Nunca precifique o seu serviço contábil de uma maneira aleatória, sem ter uma noção daquilo que está sendo feito. O contador precisa tomar muito cuidado antes de tomar qualquer decisão, para então, realizar o processo de uma maneira assertiva, criando parâmetros que ajudem a identificar o valor do seu serviço. Fazendo isso, seu cliente conseguirá entender, que de fato, o preço do seu trabalho é justo, e que vale a pena continuar contando com o seu serviço.

Não focar muito no lucro, mas sim na margem: É muito importante que o contador estipule os preços de acordo com sua demanda de mercado. Caso o produto seja recorrente, a margem poderá ser menor, no entanto, no final do mês você terá sua recompensa. Lembre-se que o pensamento sobre a margem deve considerar as formas de atingir um mercado mais amplo.

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