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Empresários e Empreendedores: Saiba mais

Empresários e empreendedores, vocês estão atentos às tendências do mercado? Saiba que é de extrema importância parar, analisar e avaliar a situação que se criou ao seu redor, principalmente em um mercado que se transformou muito após a pandemia de Covid-19. 

De acordo com o Sebrae, entre as tendências que vão bombar no ano de 2023, se destacam aquelas relacionadas a contextos tecnológicos, consciência ambiental, clubes, delivery e infoprodutos. Ao longo do conteúdo você verá um pouco sobre cada uma delas, e sua importância para os empresários e empreendedores.

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Por estar sempre tratando com inovações e novidades, podemos afirmar que o empreendedorismo é um setor bem dinâmico e imprevisível, afinal, ele sempre está precisando se reinventar e readaptar às novas realidades e regulações do mercado. Sendo assim, os profissionais precisam dar uma enorme atenção para aquilo que está acontecendo ao redor do mundo, ainda mais no ramo dos negócios.

Buscando facilitar a sua compreensão e entendimento, a Infoco preparou um conteúdo com as principais tendências que os empresários e empreendedores devem ficar de olho já no próximo ano.

O ano de 2022 já está caminhando para os seus últimos dois meses. Após uma grande incerteza com relação ao mercado, podemos ver uma luz no fim do túnel. Isso porque para vários empreendedores, os últimos meses marcaram um grande recomeço após dois anos turbulentos e atípicos. No entanto, felizmente com o avanço da vacinação o período pandêmico já foi superado e aos poucos, a vida vai voltando ao normal, mesmo que com algumas mudanças.

Destacamos que várias culturas da época de quarentena permaneceram até os dias de hoje, e já foram inclusive, absorvidas por alguns profissionais.

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Não é novidade para ninguém que novos hábitos que foram adotados nos últimos dois anos, daqui pra frente serão permanentes em nosso cotidiano. E isso implica diretamente na rotina do empresário e do empreendedor, afinal, isso irá alterar e impactar drasticamente as dinâmicas de trabalho mundo afora. 

Veja bem, o número de trabalhadores que atuam em modelo “Home Office” ou “Anywhere Office”, aumentou consideravelmente nos últimos anos. Para o ano de 2023, a expectativa é que essas condições continuem passando por um processo de consolidação.

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Empresários e Empreendedores: Transformação Digital acelerada

Em algum momento da sua vida, você já deve ter escutado/lido alguma coisa relacionada a 5G, Blockchain, Cloud Computing, Inteligência Artificial, Internet das Coisas e Realidade Virtual. De acordo com Bernard Marr, autor best-seller e referência mundial em futurismo, essas são as tendências que vão continuar liderando as transformações em todos os âmbitos, construindo um futuro cada vez mais conectado e digital.

Os 4 pilares da Transformação Digital

Segundo o relatório da WGSN, teremos aproximadamente 29 bilhões de dispositivos conectados nos próximos anos, além de 75% da população mundial acessando a internet.

Sendo assim, além de causar um impacto nas decisões estratégicas e até mesmo reinventar modelos de negócios, essas tecnologias, consideradas emergentes, estão sustentando novas concepções a respeito da relação entre on e off. Além disso, vale ressaltar que nesse mundo altamente conectado, naturalmente, o desejo por opções híbridas e experiências “phygitais” acaba aumentando.

Vamos ver um exemplo prático: o trabalho híbrido é considerado como o principal “arranjo” no futuro. De acordo com um estudo da Gallup, aproximadamente 53% dos colaboradores preferem uma cultura híbrida, enquanto 24% espera trabalhar de forma totalmente remota. Isso acaba indicando que a maioria dos trabalhadores estão buscando por mais autonomia e flexibilidade.

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Assim sendo, podemos afirmar que as ferramentas que suportam o trabalho assíncrono, (que não apresenta uma sincronia) bem como a criação de políticas híbridas e tecnologias capazes de automatizar processos, estão entre as principais pautas que requerem atenção para o ano de 2023.

Contudo, é preciso entender que essas soluções se conectam entre si. Por isso, as áreas e os processos acabam se integrando de uma forma bem mais eficiente, impulsionando toda a operação.

“Vendas e marketing mais eficazes, melhor atendimento ao cliente, cadeias de suprimentos mais eficientes, produtos e serviços mais alinhados às necessidades do cliente e processos de fabricação simplificados. Em 2023, as barreiras para acessá-los serão menores do que nunca.” Afirmou Bernard Marr.

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A seguir, vamos destrinchar alguns temas que fazem parte dessa “Transformação Digital” para você.

5G

A tecnologia 5G é a evolução da conexão 4G atual, uma nova geração de internet móvel. A expectativa é que ela proporcione mais velocidade para baixar e enviar arquivos, reduza o tempo de respostas entre diferentes dispositivos, além de tornar as conexões mais estáveis.

A evolução da rede permitirá que o usuário conecte vários objetos à internet ao mesmo tempo, por exemplo:

Lembrando que todas essas opções já estão disponíveis para o 4G, no entanto, agora haverá uma melhoria.

5G: Tecnologia já chegou ao Brasil

Blockchain

Você já ouviu falar de Blockchain? Essa tecnologia, que funciona como uma estrutura de dados digitais, é capaz de registrar transações financeiras ou contabilidades. É um recurso muito popular no registro de transferências de bitcoins, a principal moeda virtual.

O blockchain permite rastrear o envio e recebimento de alguns tipos de informações através da internet. A tecnologia é altamente segura, e por isso viabiliza a transação das criptomoedas.

O blockchain nos possibilita unir a parte de finanças e tecnologia, porém com uma certa vantagem, ele consegue otimizar outros processos além dos financeiros. Além de possuir uma imensa estrutura de alta segurança, existe um enorme potencial, de a tecnologia ajudar nos processos contábeis. Isso facilitaria o trabalho dos contadores e dos clientes.

Segundo Bernardo Madeira, especialista da área, o “Blockchain fará pelas transações o que a internet fez pela informação”

Cloud Computing

Não há como falar em ferramentas de modernização sem citar o cloud computing, conhecido também como armazenamento em nuvem. Essa ferramenta está sendo muito adotada, não somente nos escritórios de contabilidade, como em outros diversos segmentos, pois é uma opção segura, simples e prática para armazenar suas informações e acessá-las de qualquer lugar do mundo.

Antigamente era necessário ter um dispositivo físico para salvar documentos importantes e, em casos de perda, dano, furto ou qualquer outro problema, se você não tivesse uma cópia, tudo era perdido causando estragos desastrosos. Contudo, nos dias atuais, é possível salvar tudo de forma segura em servidores online, atribuindo dinamismo em suas atividades do cotidiano e demonstrando credibilidade aos clientes.

É diante dessa lógica que a cloud computing se afirma como uma realidade do cenário atual. Contar com essa ferramenta de armazenamento seguro e tornar suas informações acessíveis de maneira fácil, é algo que diferencia os escritórios modernos de práticas ultrapassadas.

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Inteligência Artificial

Basicamente, a Inteligência Artificial (IA) consiste em qualquer tecnologia que simula a inteligência humana, fazendo com que diversas atividades sejam automatizadas. Por exemplo, ela já vem sendo implementada de diferentes maneiras em escritórios contábeis, como:

Internet das Coisas

A Internet das Coisas(IoT) nada mais é do que a rede de objetos físicos que são incorporados a sensores, software e demais tecnologias com o intuito de conectar e trocar dados com outros dispositivos e sistemas pela internet. 

Vale ressaltar que esses dispositivos variam de objetos domésticos comuns a ferramentas industriais sofisticadas. Atualmente, existem mais de 7 bilhões de dispositivos IoT conectados. Contudo, os especialistas esperam que esse número aumente para  22 bilhões no ano de 2025.

Realidade Virtual

A realidade virtual, ou VR (em inglês) representa um ambiente em 3D, criado por computadores, capaz de simular o mundo real e permitir a total interação dos participantes. Atualmente, para poder acessar e utilizar essa tecnologia, é necessário usar óculos especiais equipados com fones de ouvido e sensores.

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Empresários e Empreendedores: Empreendedorismo afetado pelas mudanças dos últimos anos

Principalmente por causa das mudanças provocadas pela pandemia de Covid-19, o setor empresarial foi bastante afetado. Ou seja, isso significa que várias atividades vão ser realizadas de formas diferentes após esse longo processo de aprendizagem e reclusão.

Segundo o CEO e cofundador Rafael Gianesini, da Cidadania4u, empresa especializada no reconhecimento de cidadania italiana e portuguesa, as atividades remotas, resultadas da pandemia, vieram para ficar e tendem a ganhar novas características, mesclando o que funcionava antes de 2020 e o que deu certo ao se adaptar a uma realidade pandêmica sem precedentes.

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Ainda de acordo com o executivo, existem seis tendências do mundo dos negócios que os empreendedores devem ficar de olho, são elas:

Empresários e Empreendedores: Anywhere Office

O período de pandemia de Covid-19, nos mostrou que basta uma boa conexão com a internet e o comprometimento do colaborador  para que o trabalho possa ser realizado da melhor maneira possível. De acordo com uma pesquisa realizada pela Korn Ferry, uma empresa global de consultoria organizacional, aproximadamente 70% dos entrevistados falaram que a volta para o trabalho de forma presencial será estranho, enquanto 55% apontam que esta possibilidade os deixa estressados. No ano de 2022 muitas empresas já estão apostando em modelos híbridos ou 100% remotos, permitindo que as empresas possam contratar talentos de qualquer parte do mudo.

Empresários e Empreendedores: Criação de conteúdo

Rafael Gianesini afirma que apesar da criação de conteúdo não ser algo considerado novo, a criação de conteúdo passou a ganhar ainda mais destaque no ano de  2022, e a tendência é seguir. “Cada vez mais as pessoas querem se envolver com os conteúdos que consomem, então é importante que as empresas estejam preparadas para produzir conteúdos que entregam valor, engajem o cliente, tornando ele um verdadeiro embaixador da marca”.

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Empresários e Empreendedores: Experiência do cliente

Um bom empresário/empreendedor sabe que o cliente é a alma do seu negócio! Sendo assim, encantá-lo é uma tarefa constante em qualquer tipo de empresa. Portanto, é necessário planejar toda a jornada do cliente e como deixar sua experiência ainda mais rica, para que assim, a percepção de valor que ele tem da marca seja ainda maior.

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Empresários e Empreendedores: E-Commerce

O e-commerce, ou comércio eletrônico, é um comércio de vendas realizadas através da internet. Portanto, todos os negócios, transações financeiras, etc, são feitos via dispositivo e plataformas eletrônicas, como: celulares, computadores, notebooks e tablets.

Certificado Digital para E-Commerce faz sentido?

Com base no parágrafo acima, você já conseguiu compreender que um e-commerce não é simplesmente uma loja virtual, não é mesmo? Esse conceito envolve muito mais que “apenas” uma criação de um site ou algo do tipo. O seu diferencial está relacionado ao fato de ser um empreendimento que preza pela sua estrutura de funcionamento, totalmente voltada para o meio digital.

É necessário ressaltar que o e-commerce digitaliza integralmente dois processos básicos: o sistema de venda e o atendimento ao cliente. Com base nesse trabalho, ele começa a se relacionar com outras automações, como controle de finanças, estoque e marketing.

Contar com a internet como canal de vendas e relacionamento com seus clientes pode ser considerada uma estratégia bem lucrativa. Inclusive, já podemos observar que essa modalidade está sendo bastante utilizada por comércios brasileiros.

De acordo com o relatório “The Global Payments Report 2022”, divulgado pela FIS, referência no setor de pagamentos, o mercado brasileiro de e-commerce deverá aumentar em 95% até o ano de 2025, atingindo um faturamento de US$ 79 bilhões.

A previsão no mercado brasileiro representa o dobro do ritmo de crescimento do mercado mundial, onde a expectativa é de uma alta de 55,3%, registrando mais de US$ 8 trilhões em valor de transações.

Vale destacar que no ano passado, o e-commerce apresentou um aumento de 16% no Brasil, se compararmos com o ano de 2020.

Como funciona o Certificado Digital para E-Commerce?

Empresários e Empreendedores: Lei Geral de Proteção de Dados

Como você já acompanhou aqui nos conteúdos da Infoco, a (LGPD) representa a sigla da Lei Geral de Proteção de Dados do Brasil. Seu principal objetivo é proporcionar para as pessoas um maior controle sobre suas próprias informações. Essa lei estabelece algumas regras tanto para as empresas quanto para as organizações, sobre:

Conheça tudo sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

Lembrando que em caso de descumprimento, poderá haver multas e sanções para aqueles infratores.

Criada no ano de 2018, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entrou em vigor no país no dia 18 de setembro de 2020, após ser sancionada pelo então presidente da república, Michel Temer. Praticamente um ano após sua implementação, em agosto do ano passado, começaram a entrar em vigor as multas da LGPD.

Após a chegada da Lei Geral de Proteção de Dados no país, o Brasil entrou para rol dos 120 países que contam com a lei específica para a proteção de dados pessoais. A nova lei servirá para preencher lacunas para complementar e/ou substituir a estrutura de mais de 40 diplomas legais que, de uma maneira espalhada, está regulamentando o uso de dados no país atualmente. 

O que acontece quando a Lei Geral de Proteção de Dados não é cumprida?

A Lei Geral de Proteção de Dados, é fundamentada no Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (GRPD) da União Europeia. A lei brasileira realizou o adequamento do processamento de informações no país.

Alguns dados pessoais, como:

Precisam ser protegidos, e em hipótese alguma, devem ser divulgados sem o consentimento do usuário, o não cumprimento desse sigilo, pode acarretar em advertências e multas previstas em lei.

Como adequar meu negócio para a LGPD?

Empresários e Empreendedores: ESG (Environmental, social and corporate governance)

Em português, Governança Ambiental, Social e Corporativa, a ESG representa uma avaliação da consciência coletiva que uma empresa tem em relação aos fatores sociais e ambientais que está muito em alta. “Medidas de governança focadas em sustentabilidade e ações sociais são itens que, apesar de terem ganhado destaque em 2021, vão continuar em evidência nos próximos anos”, é o que aponta Gianesini.

“Os clientes da atualidade buscam empresas com valores parecidos com os seus, por isso é importante que os empreendedores pensem nos valores inegociáveis da sua marca e como isso se encaixa na vida do seu consumidor.” finaliza.

Lembra que no começo do texto, falamos sobre algumas tendências que vão bombar em 2023, de acordo com o Sebrae? Pois é, vamos falar sobre elas a seguir.

Consciência Ambiental

Aquilo que antes era descartado, acabou ganhando um novo valor com as tendências de reutilização e upcycling que seguem agitando o mercado, inspirando vários negócios e dando às sobras um enorme potencial. 

Tenha em mente que materiais e resíduos podem ser comercializados ou até mesmo trocados por empresas parceiras, doados, reaproveitados em novos processos produtivos, convertidos em bioenergia, enfim, as possibilidades são diversas. Ou seja, são infinitas e podem fazer parte de diferentes campos. Uma delas é a moda upcycling, que vai além dos brechós tradicionais, segmento onde a ideia é reaproveitar materiais já existentes como tecidos, estofados, roupas e alguns outros que entram na categoria de “sobras”, ou mesmo “sucatas” para transformar em roupas novas, geralmente feitos à mão.

Assinatura Digital: Nova aposta para tramitação

Clubes

Os clubes por assinatura já não são nenhum tipo de novidade no mercado, afinal a economia circular já estava transformando o mercado bem antes do período pandêmico. O Sebrae destaca que livros, bebidas, alimentos e produtos de higiene pessoal são os segmentos de maior destaque deste setor, mas as possibilidades são diversas e continuam em alta.

O maior apelo dos clubes de assinatura é a conveniência e as previsões de gastos que eles trazem para os seus clientes. Um outro fator bastante importante, e que vale destacar, é que esse modelo de negócio desperta a curiosidade dos consumidores para que as empresas possam enviar suas bolsas de vinho, discos, livros, produtos de beleza de acordo com o comportamento e gosto pessoal do cliente.

Delivery

Um setor de bastante destaque, e que não para de crescer mesmo com o fim da pandemia é o delivery. E não é apenas delivery de alimentos, mas sim de tudo aquilo que você possa imaginar.

Basta pensar no seu estilo de vida, atualmente já é possível pedir bem mais do que apenas um hambúrguer em uma tarde de sábado pelo aplicativo. Sendo assim, o que antes era apenas uma comodidade acabou se tornando uma necessidade, e hoje, é quase impossível imaginar qualquer tipo de negócio sem a existência de um serviço de delivery.

Com as compras online se tornando cada vez mais populares durante os últimos anos, as empresas tiveram que  considerar melhor o seu processo de logística das entregas. Sabemos que no começo, essa corrida contra o tempo pode ter sido um pouco estressante para alguns empreendedores, mas com o passar do tempo a maioria dos mercados já se adaptou. Ou seja, se o seu negócio ainda não implementou esse modelo nas vendas, é preciso ficar atento e implementar agora mesmo. Lembre-se que considerar a entrega na experiência de compra do cliente é tão ou mais importante para um negócio do que ter uma boa presença no digital. Tenha em mente que apesar das atividades presenciais estarem retornando de forma gradual ainda existe um mercado muito grande para ser explorado e garantir que os serviços continuem melhorando.

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Infoprodutos

Contar com um negócio de infoprodutos significa “criar produtos digitais”. Entre eles podemos destacar algumas opções como cursos onlines, e-books, infográficos, audiobooks, entre vários outros materiais de consumo apenas no formato eletrônico.

Ebook: Como se destacar no LinkedIn

O que todos eles possuem em comum? Ambos focam na difusão do conhecimento. Após se tornar um infoprodutor, você irá iniciar um empreendimento escalável. Ou seja, irá criar um produto uma única vez com potencial praticamente ilimitado de vendas.

Uma outra vantagem é que o custo envolvido nesse tipo de produção é incomparavelmente menor do que com as versões físicas dos mesmos produtos que você faria.