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Prospectar novos clientes é um objetivo que todo gestor de escritório contábil precisa ter para garantir o crescimento do seu negócio. No entanto, essa não é a única estratégia a ser considerada na gestão de um escritório de contabilidade, pois a retenção de clientes pode ser muito vantajosa tanto para a saúde financeira da empresa quanto para manter uma boa imagem dos serviços contábeis prestados.

Clientes que mantêm um bom nível de relacionamento com empresas ajudam a disseminar uma imagem positiva do escritório e dos serviços prestados, o que ajuda no processo de atração de novos consumidores. 

O mercado de contabilidade como um todo ainda é muito operacional, o que faz com a estratégia de retenção seja pouco explorada pelos escritórios contábeis. Confira algumas dicas para reverter esse cenário investindo na retenção de clientes para o seu escritório contábil!

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Aposte no bom atendimento para a retenção de clientes

A qualidade do atendimento é a ferramenta mais efetiva na estratégia de retenção de clientes para um escritório contábil. A matemática é simples: se o cliente tiver suas necessidades contábeis atendidas de forma ágil e eficiente, o escritório se torna cada vez mais bem visto e especialista na fidelização de seus clientes.

Outro ponto positivo no estabelecimento de um relacionamento é que a sua equipe passa a concentrar informações mais qualificadas sobre os clientes já fidelizados, o que possibilita uma redução de custos em termos de qualificação de base de clientes, além de garantir um atendimento cada vez mais personalizado.

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Mantenha uma rotina administrativa

Não é segredo afirmar que o bom relacionamento com clientes tem relação direta com a qualidade dos serviços prestados. Em um escritório contábil, essa realidade não é diferente e os clientes são tão exigentes quanto em qualquer outro segmento. 

Para garantir a qualidade dos serviços contábeis que o seu escritório oferece, é importante manter uma rotina administrativa. Esse processo envolve: 

– Fluxo de caixa;

– Conciliação bancária;

– Controle de contas a pagar e a receber;

– Cobranças.

Se a rotina administrativa do seu escritório contábil não for mantida, além de correr o risco de comprometer os negócios dos seus clientes, você também pode perder a confiança deles, resultando na dificuldade de retenção de clientes. É importante estar com a casa em ordem para oferecer o melhor serviço contábil.

Cumpra os prazos de entrega para garantir a retenção de clientes

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Estar sempre em dia com os prazos demonstra o compromisso do seu escritório com os negócios dos seus clientes. Boa parte da rotina contábil envolve orientar clientes para o cumprimento dos prazos de entrega de alguns documentos, o que possibilita que o escritório realize as entregas dentro do prazo estabelecido pelo Fisco. Esses documentos são: 

– Notas; 

– Recibos, 

– Contas a pagar e a receber, 

– Aumento de ativos e passivos. 

As empresas de contabilidade que entregam suas informações em dia para que os lançamentos sejam feitos pontualmente, garantem que os processos sejam realizados dentro do tempo legal, o que evita multas e problemas futuros.

É papel do contador lembrar seus clientes das datas de entrega dos documentos e uma forma de se diferenciar no mercado é elaborar um calendário de prazos personalizado para cada cliente, com os respectivos documentos e suas datas de entrega.

Ofereça serviços contábeis diferenciados

Muito além do bom atendimento, é importante buscar formas de se destacar no mercado da contabilidade justamente por conta do alto nível competitividade do segmento. Essa é uma estratégia fundamental para a retenção de clientes. Pensando nisso, uma estratégia-chave é oferecer serviços contábeis diferenciados para os clientes do seu escritório.

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É importante buscar estar mais presente nos negócios dos seus clientes, principalmente no que diz respeito à tomada de decisão das empresas.

Ações como apresentar relatórios encorpados que deem embasamento às tomadas de decisão com informações mais eficientes como balancetes mensais, evolução patrimonial, lucro ou prejuízo, entre outros e realizar visitas frequentes mostra interesse na empresa dos seus clientes.

Como o Marketing Digital faz a diferença em uma empresa de contabilidade 

Seja mais que um executor de processos, seja visto como um consultor!

Ao estabelecer uma relação de confiança com seus clientes, ouvir suas necessidades e fortalecer o relacionamento entre vocês, sua equipe será vista como peça fundamental na estratégia do negócio de seus contratantes.

Assim, caso ele precise de algum serviço que sua empresa contábil ainda não ofereça, provavelmente irá entrar em contato com você para verificar a possibilidade da sua empresa passar a atender essa necessidade ao invés de simplesmente trocar de contador. Ou seja, seria possível se preparar para atender essa nova demanda, ou, pelo menos, buscar mais clientes e evitar problemas com o faturamento no caso dele optar por outro escritório contábil.

Qualifique sua equipe para a retenção de clientes

Não adianta ter a melhor infraestrutura, ser o melhor contador da região se a sua equipe não for qualificada. Ao realizar contratações para sua empresa contábil, o gestor do não deve levar em consideração somente os conhecimentos técnicos dos candidatos, mas também suas habilidades de atendimento e compatibilidade com os valores da empresa, ou seja, sua equipe deve estar alinhada com a proposta do seu negócio no mercado.

Além de se atentar às qualificações na hora da contratação, o gestor também deve manter a sua equipe constantemente atualizada sobre as áreas contábil e fiscal, pois há regras e processos que estão sempre se alterando e os colaboradores precisam ter segurança na hora de repassar as informações aos clientes. A qualidade da sua equipe irá refletir diretamente na credibilidade da sua empresa contábil no mercado resultando na fidelização de clientes.

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Assim, geramos resultados melhores para nós e para nossos clientes, que estão cada vez mais conectados, com uma rotina de trabalho mais ágil e dinâmica. Agora que aprendeu como comprar um Certificado Digital, garanta já o seu!

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