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Muitos empresários pensam que, para sua contabilidade se destacar entre os concorrentes, basta atender às novas demandas na legislação e investir em tecnologia. Só isso não é o suficiente. Para ter maior destaque é importante saber divulgar seus diferenciais para os clientes, e neste ponto entra o plano de Marketing Contábil.

O marketing contábil digital dá resultados, obviamente. E resultados incríveis, não há como negar. No entanto, não é fácil e não é rápido. Conseguir resultados em curto prazo é praticamente impossível. E se você focar apenas nessa metodologia, seus resultados serão nulos.  

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O objetivo do Marketing está em fazer os recursos da empresa de serviços contábeis serem destacados, bem como ampliar o prestígio de seu trabalho. Não somente isso, pois por meio da promoção da empresa, é possível focar em novos segmentos e também criar estratégias para clientes potenciais. Ressaltar e posicionar o escritório ou os profissionais no mercado para poder desenvolver novos serviços, investir em relacionamentos e imagem pessoal.

A criação é a parte conceitual do seu escritório. Em outras palavras, tudo que estimula os sentidos e a imaginação do público para criar vínculo emocional com sua marca. Ideias, cores, imagens, ambientes. Já a comunicação são os meios que você utiliza para fazer seu negócio aparecer. É o caso de eventos, assessoria de imprensa, campanhas publicitárias. Por fim, a entrega é o que o cliente leva após o pagamento.

Pensando nesse trio, você não pode focar apenas na criação e na comunicação, deixando a entrega de lado. Isso seria propaganda enganosa. Por outro lado, quando existe somente criação e entrega, não há como realizar muitas vendas. É preciso, sempre, pensar nesses 3 pilares.

Veja mais: Assessoria Contábil: como entregar mais valor a meus clientes? 

Como preparar um bom plano de Marketing Contábil?

Não adianta desenvolver qualquer processo sem entender o contexto no qual está inserido. É de suma importância ter conhecimento de cada processo interno, ter conhecimento de cada transação e metrificar tudo. Sem essa preocupação, a captação de novos contatos/clientes será dominada pela desorganização e, novamente, seus esforços serão em vão.  

Como preparar minha contabilidade para 2022? 

Por isso, um estudo completo do negócio é o primeiro passo para um planejamento eficiente. Como foco, vamos citar os mercados e personas, que são alvos importantes desse estudo e já dizem muito sobre o que se pode e deve fazer.

– Estudo de mercado:

Conhecer bem o mercado contábil é uma etapa essencial para fazer um planejamento de marketing contábil. Afinal, as práticas desse plano influenciam desde o planejamento das campanhas até sua execução. Tudo deve estar condizente com a situação atual do mercado e com as tendências. Qualquer que seja o seu objetivo principal com o marketing contábil, você deve almejar ser mais participativa no mercado.

Tendências da contabilidade para 2022

No estudo do mercado, considere fatores internos (da empresa) e externos (do local e do mercado) que influenciam sua atuação:

– Macroambientes: âmbitos amplos, como fatores econômico, demográfico, jurídico, político, natural, cultural e tecnológico. Variam de acordo com o local de atuação do escritório e são difíceis de serem controlados.

– Microambiente: interno, é o funcionamento básico da empresa. Incluem stakeholders, como clientes, intermediários, fornecedores, concorrentes e público-alvo.

Dentro do estudo de mercado, você deve conhecer bem sua concorrência. Os outros escritórios de contabilidade possuem pontos positivos e negativos ao oferecer serviços, assim como você. E comparar tudo pode ser interessante para otimizar sua gestão e o plano de marketing.

Inclusive, conhecer a concorrência permite a você agregar diferenciais para conquistar mais clientes. A entrega de valor com a Contabilidade Consultiva, por exemplo, não é algo adotado por todos. Ao fazer essa análise, você define sua posição no mercado, consolida sua marca ao construir uma imagem positiva, e se destaca perante a concorrência.

– Estudo de personas:

Esse termo é bastante usado no desenvolvimento de estratégias digitais. Persona é um perfil ideal de cliente, uma especificação do público-alvo. É muito diferente falar, por exemplo, para pessoas entre 30 e 50 anos; empresários de grande ou pequeno porte. 

Criar um foco em empresários, sendo homens e mulheres, entre 30 e 50 anos, é um exemplo de público-alvo. Por outro lado, quando falamos especificamente com o João, de 42 anos, casado, pai de três filhos e empresário de pequeno porte, criamos uma persona.

Com o entendimento e a definição de personas, é possível ter um contato certeiro na hora de fazer marketing contábil. É como se já conhecesse seus clientes antes do primeiro contato. Você já sabe todas as possíveis dificuldades, problemas e o comportamento do seu cliente. Com isso, é possível desenvolver uma estratégia muito mais completa!

4 tendências da contabilidade para ficar de olho 

Objetividade do plano de Marketing Contábil

Um planejamento sem objetivo não é nada. É um documento vazio, porque é cheio de estratégias para se chegar a lugar nenhum. Por isso, em seu plano de marketing contábil, você deve ter um propósito, uma meta, um objetivo. Você pode escolher aumentar o número de clientes ou ter mais lucros. O ideal é definir. 

Estabeleça uma meta de médio prazo no objetivo traçado e confira se sua meta cumpre alguns requisitos básicos. Veja:

– Específica: precisa ser detalhada, não genérica.

– Mensurável: a meta é quantificar o que você deseja.

– Alcançável: a meta deve ser possível, sem idealizações.

– Relevante: deve ser relevante para o objetivo traçado.

– Temporal: ter uma data limite.

Código de Ética

Esse é um detalhe muito importante, que deve ditar o rumo do trabalho no Marketing Contábil. Na hora de começar a desenvolver o Marketing para a empresa contábil, é preciso estar de olho no que diz o código de ética do setor. Não se pode infringir as regras que definem o bom serviço dos contadores.

Em suma, elas se referem a atos que prejudiquem a imagem de outros profissionais ou escritórios de contabilidade, bem como da classe contábil. Veja:

– O profissional é proibido de cometer qualquer ação que resulte em ato que prejudique publicamente a imagem de outro profissional de Contabilidade;

– O profissional de contabilidade não pode disputar ou oferecer serviços profissionais em concorrência desleal ou mediante aviltamento de honorários;

– O profissional não pode fazer referências prejudiciais ou de qualquer modo desabonadoras;

– O profissional não pode formular juízos depreciativos sobre a classe contábil.

Tudo isso representa dificuldades? De forma alguma! Há muitas estratégias eficazes que respeitam integralmente o código. O que você deve fazer é um bom plano, com práticas neste sentido. Mas, antes de falar do plano de marketing para o escritório de contabilidade, listamos 5 motivos para que você invista nesse setor.

Leia mais sobre este tema: Como o Marketing Contábil pode ser o diferencial de seu negócio

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