fbpx

Tempo de leitura: 2 minutos

Assinatura Digital: Saiba mais

Segundo o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, atualmente, existem aproximadamente 10 milhões de assinaturas digitais emitidas por pessoas físicas e jurídicas no país. Vale ressaltar que o setor da tecnologia é o que mais utiliza essa ferramenta, sendo responsável por 28,1% dos documentos digitais autenticados no Brasil.

Ebook: Como a Assinatura Digital impacta o mercado

A tendência é que com os processos digitais implementados nas empresas e órgãos públicos, a procura pelo serviço aumente, bem como a necessidade de garantir a validade jurídica e a integridade dos documentos tramitados. A assinatura digital aparece como a solução que pode atender essa demanda, oferecendo recursos confiáveis e seguros.

Sabia que o Grupo Infoco possui uma plataforma de assinatura digital capaz de agilizar os seus processos de assinatura?

Clique aqui e conheça o IUP SIgn! Não perca tempo, fechou? Assinou

Lembre-se que a introdução de processos digitais nas empresas e em órgãos governamentais acaba aumentando a demanda por serviços, além da necessidade de assegurar a validade jurídica e a integridade dos documentos. Afinal, a assinatura digital representa a solução capaz de satisfazer esta necessidade, oferecendo meios confiáveis e seguros.

Assinatura Digital: tudo que você precisa saber sobre essa ferramenta

De acordo com José Nauro Selbach Junior, CEO do Grupo Selbetti, referência em outsourcing de TI, a assinatura eletrônica é mais prática, reduz o tempo, diminui os custos e consegue alcançar até 90% de agilidade nas demandas organizacionais.

Quais são as diferenças entre assinatura eletrônica e assinatura digital?

“A assinatura digital se torna essencial para a automação de processos e acredito que, no futuro, vão surgir mais formas de autenticação das partes que assinam, como reconhecimento facial, biometria e user behaviour para entender o comportamento do usuário e reforçar cada vez mais a segurança”, afirmou José Nauro Selbach Junior, em entrevista concedida para o site Olhar Digital.

Além disso, vale destacar que o recurso traz benefícios para o meio ambiente, uma vez que proporciona a diminuição do consumo de papéis e impressões. 

“O mercado está mais atento às práticas ambientais, sociais e de governança, “pautas ESG” , por isso aqueles que desejam manter a sustentabilidade de seus negócios devem tomar medidas para promover a sustentabilidade ambiental. Implantar a assinatura eletrônica é uma dessas ações”, acrescentou o CEO do Grupo Selbetti.

Atualmente, o novo modelo já é visto com um olhar bem atento! Isso porque de acordo com o Fórum Econômico Mundial (2020), 48% dos funcionários podem ter que trabalhar de forma remota durante grande parte do tempo. Além disso, 70% dos novos negócios na próxima década vão ser realizados através de plataformas digitais.

Afinal, como verificar se uma Assinatura Digital é verdadeira?