fbpx

Tempo de leitura: 4 minutos

O empreendedorismo tem sido a oportunidade para diversas pessoas ingressarem na carreira e no mercado. Porém, para obter sucesso nessa área, é necessário ter conhecimento de ferramentas tecnológicas importantes, que trazem inovações para empreendedores, como o certificado digital.

Elas auxiliam na organização, no planejamento e nas estratégias de ação para o negócio. No entanto, o profissional precisa buscar essas soluções no mercado em que atua para conseguir oferecer uma boa experiência ao seu consumidor, destacar-se frente à concorrência, conquistar e fidelizar os seus clientes.

Sendo assim, preparamos este artigo com 8 inovações indispensáveis para sua empresa e que vão auxiliar você diariamente. Confira!

Entenda o quanto as inovações podem ajudar no dia a dia

A tecnologia tem revolucionado produtos, serviços, processos e até a maneira como chegam no consumidor final. Essa transformação não é privilegio somente dos séculos XX e XXI.

As inovações vêm ocorrendo desde o surgimento da energia elétrica, em 1880. Mas você deve estar pensando o que uma coisa tem a ver com outra? Explicamos: o empreendedor não tem como trabalhar com a internet sem a energia, não mesmo?

Assim, como a eletricidade deu origem a diversas máquinas e equipamentos, a internet deu origem a inúmeras ferramentas que são úteis para as empresas, sejam elas pequenas, sejam médias ou grandes. Por exemplo, no varejo, as lojas fazem suas vendas online e off-line, trazendo mais lucratividade para o negócio e facilitando a vida dos seus clientes.

O futuro chegou

Você se lembra do desenho “Os Jetsons”, sucesso entre as crianças na década de 80? Na ficção, a cidade deles tinha carros voadores, cidades suspensas, calçadas rolantes, casa e trabalho automatizados, diversos aparelhos eletrodomésticos ultramodernos e, até mesmo, a empregada deles era um robô. Ou seja, esse seria o futuro da humanidade.

Hoje, as pessoas já vivem em suas realidades o que antes era pura ficção, como casas integradas à internet das coisas (IoT), trabalhos automatizados para trazer integração das informações (entre vendas, estoque, custos, marketing, entre outros) e agilidade, aparelhos domésticos que facilitam muito as atividades dentro de casa etc.

Com a inovação, os empreendedores podem fazer cursos online, reuniões com clientes, demonstrar seus produtos e serviços para inúmeras pessoas. Também, adquirir softwares ou até desenvolvê-los para que melhorem o processo, o atendimento, os custos, a divulgação de seu negócio, mesmo que seu segmento não esteja ligado à internet ou à tecnologia.

Assim, a inovação tecnológica tem trazido fortes diferenciais para as organizações, promovendo o crescimento delas de maneira sustentável. O “fazer diferente” tem proporcionado uma situação de destaque junto aos clientes, fornecedores, mercado e sociedade. Consequentemente, gera mais valor para as empresas e suas marcas.

Conheça 8 inovações para empreendedores

1. Chatbot

O chatbot é um software programado que simula uma conversa humana. Com ele, é possível automatizar tarefas repetitivas e burocráticas para que você possa resolver problemas mais relevantes.

Assim, as empresas têm optado por colocar essa ferramenta na área de vendas, de pagamento ou para tirar dúvidas visando a um atendimento mais objetivo e rápido.

2. CRM

Customer Relationship Mangement ou Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM), é um sistema que tem como foco os processos de negócio para as necessidades dos clientes, visando a um melhor atendimento. Com isso, por meio de uma plataforma, é possível coletar informações sobre eles de forma resumida e generalista.

Isso é feito pelo cadastro dos consumidores, em que são inseridos dados relevantes para a empresa e suas ações dentro do site. Depois, o sistema organiza e apresenta, por exemplo, histórico de compras, canais preferidos de atendimento, ticket médio de produtos adquiridos, entre outros.

3. QR Code

Muito utilizado na internet, o Quick Response Code (QR Code) é um sistema em 2D que foi criado para ser usado na indústria automobilística. Dessa maneira, os gestores rastreavam os veículos no processo de fabricação.

A ideia deu tão certo que, atualmente, é utilizado em sites, textos, números, bancos, supermercados etc. Com esse código, é possível acessar sites, hotsites, vídeos, fotos e muito mais. Logo, um aplicativo específico pode direcionar o link inserido nele para o local que a empresa deseja.

4. Armazenamento na nuvem

Essa tecnologia de armazenamento na nuvem permite que o usuário guarde os dados da empresa ou mesmo pessoais em um servidor online, desde que tenha uma conexão estável com a internet.

Desse modo, poderá acessá-lo de qualquer dispositivo para armazenar, editar, compartilhar ou excluir os arquivos, sejam eles documentos, sejam fotos, vídeos, contatos, aplicativos. Tudo fica em um ambiente digital.

5. Certificado digital

O certificado digital é um documento eletrônico parecido com uma carteira de identidade virtual. Ele serve para identificar uma pessoa ou empresa pela internet, assim como verificar a assinatura digital.

O recurso valida os documentos que são feitos e transmitidos online, por meio de transações bancárias, cartórios e órgãos públicos. Para se ter o certificado, é necessário comprá-lo de uma autoridade certificadora, como a Infoco Digital.

6. Trello

O Trello é uma ferramenta para o ambiente de trabalho que une diversas pessoas de seu negócio, atuando em conjunto, em um projeto específico. Além disso, organiza as ações de cada uma, faz agendamento e, com isso, fica mais fácil controlar o fluxo de tarefas e compartilhá-lo.

7. Design Thinking

O Design Thinking pode ser usado por quaisquer empresas, pois é um software com uma técnica colaborativa, que ajuda na coleta e classifica as informações para criar as melhores soluções. Ele permite boas experiências de consumo aos seus clientes.

Dessa forma, é possível ter mais conhecimento sobre os consumidores e gerar ideias transformadoras mediante os dados obtidos. Com isso, terá mais oportunidades de desenvolver negócios rentáveis.

8. Google Drive

O Google Drive é uma ferramenta de armazenamento em nuvem simples e segura. Com ele, é possível subir arquivos até mesmo pesados, como compartilhar os que você tem arquivados.

Seu diferencial está na integração com o ecossistema do Google. Logo, é permitido que arquivos de textos, slides ou planilhas sejam produzidos e modificados pela equipe por meio do Google Docs, que é um software parecido com o Office, da Microsoft.

Diante de tudo que você leu, dá para perceber que é muito importante monitorar as tendências tecnológicas para enxergar as oportunidades em que podem ser utilizadas para seus produtos ou serviços. Em resumo, essas inovações para empreendedores agregam valor à marca, atraem o público e trazem uma imagem institucional positiva.

O que achou do tema? Conhece mais aplicativos que podem auxiliar no dia a dia da do empreendedor? Comente aqui no post e vamos trocar experiências.