fbpx

Tempo de leitura: 3 minutos

Como abrir um negócio? Saiba mais

Muitos brasileiros sonham em abandonar o regime CLT e abrir o seu próprio negócio. No entanto, vários acabam desistindo do sonho no meio do caminho! Isso porque na cabeça da maioria das pessoas, essa é uma ambição inalcançável devido aos investimentos que são necessários para tirar essa ideia do papel.

Tudo que você precisa saber sobre PJ – Para empresas e empregado 

Contudo, no conteúdo de hoje, a Infoco vai te mostrar que é possível abrir o seu próprio negócio sem precisar realizar grandes investimentos, ou seja, com pouco dinheiro.

Defina o seu modelo de negócio

Antes de mais nada, tenha em mente que a decisão de abrir o próprio negócio deve ser muito bem planejada e pensada com cautela para que não ocorra nenhum tipo de erro no momento do investimento. 

O empreendedor deverá focar nas habilidades pré-existentes e nas suas qualidades. Tenha em mente que as chances do negócio fluir, serão bem maiores quando você já tiver uma certa experiência em sua futura área de atuação. Lembre-se que iniciar um segmento em um setor onde você não tenha experiência, irá dificultar e muito, o andamento do processo.

Após realizar a avaliação de quais talentos serão utilizados na sua empresa, é necessário se atentar e entender o mercado onde você irá atuar. Procure responder às seguintes perguntas:

No momento de responder esses questionamentos, se você notar que realmente existe um potencial para a sua empresa, significa que você está no caminho certo. Vá fundo!

Ebook: Estratégias definitivas para aumentar a renda de sua contabilidade

Destacamos que começar um negócio não é uma tarefa fácil. Todo o processo envolve alguns desafios para os quais nem todo gestor se sente preparado. Assim como tudo aquilo que nos propomos a fazer em nossas vidas, o sucesso só é possível quando existe dedicação e responsabilidade. Além disso, coloque na sua cabeça que os riscos não podem ser ignorados, em hipótese alguma.

Veja a seguir algumas dicas para abrir o seu negócio com pouca grana.

Faça uma pesquisa do seu público

Todo plano de negócio de uma empresa está associado ao conhecimento do seu público-alvo que a marca irá servir. Isso fará com que o empreendedor possa escolher o melhor local para montar o negócio, e traçar estratégias de marketing condizentes com o seu cliente ideal.

Quer conhecer a fundo o seu público-alvo? Então monte sua pesquisa e saia a campo para que as pessoas possam responder às questões e contribuírem com o seu progresso.

Pesquisando e conhecendo o seu público ideal, você terá conhecimento da sua faixa etária, localidade onde ele se encontra, além do tíquete-médio gasto pelo “target” e suas problemáticas. 

Conheça bem o seu público e economize! E consequentemente, gaste menos dinheiro para montar a sua empresa. Isso será possível uma vez que o seu posicionamento de mercado se tornará mais eficiente e sólido.

Dicas para alinhar as obrigações tributárias com os clientes

Tenha um bom plano de Marketing

Se engana quem pensa que o marketing só serve para divulgar os produtos depois que a loja já esteja operando. Afinal, ele também pode agregar novos clientes para conhecer o seu negócio.

O marketing tem como objetivo atrair os chamados “consumidores potenciais”, atraindo-os para conhecer seus produtos e serviços. E aqui temos o momento de realizar o trabalho, que é conduzi-los pelo chamado funil de vendas.

Tenha em mente que o “pipeline”, ou “funil”, é o caminho onde a empresa precisa se planejar para fisgar o seu consumidor. Conduza o seu cliente desde o primeiro interesse pelo negócio até a sua fidelização.

Pra que esperar e ter futuros prejuízos? Invista em marketing e consequentemente gaste menos na abertura do seu negócio.

Como o Marketing Contábil pode ser o diferencial do seu negócio

Controle os processos

De nada adianta reunir os dados e manter os registros se você não os utilizar na sua função. Por isso, para cada estratégia aplicada, não deixe de avaliar o desempenho da sua equipe de colaboradores.

Afinal, após o seu desempenho, todo processo deve ser bem gerido e avaliado. Quer uma dica para otimizar a precisão das suas análises? Conte com o respaldo e o auxílio da tecnologia.

A tecnologia sendo um diferencial para contabilidades em 2022

Conte com boas parcerias estratégicas

Uma alternativa bastante utilizada com o intuito de reduzir os gastos, são as famosas “sociedades”. Normalmente, as pessoas se dividem e uma acaba entrando com o recurso e outra com a ideia ou execução do projeto em questão. 

Mas atenção! Escolha bem os parceiros do seu negócio e os seus sócios. É importante que as pessoas envolvidas no projeto estejam com as expectativas e objetivos bem alinhados. Quer uma outra dica para evitar dores de cabeça no futuro? Defina as responsabilidades desde já. 

Ebook: Parceiros estratégicos para contabilidade

Gostou do nosso material? Então fique atento aos próximos conteúdos da Infoco! Nos próximos dias vamos trazer mais dicas, além de outros tópicos importantes para que você possa abrir a sua própria empresa sem gastar muito dinheiro.