fbpx

Tempo de leitura: 11 minutos

O Bird ID nada mais é que o Certificado Digital em Nuvem! O documento faz parte de uma solução inovadora que conta com mais liberdade e uma segurança ainda maior. Com o Bird ID, o usuário não precisa utilizar mídias criptográficas, como Smatcard e Token. Além disso, será possível usá-lo diretamente no seu celular, através do aplicativo (Bird ID), disponível na App Store e no Google Play.

São várias as vantagens que a tecnologia em nuvem pode proporcionar para os usuários. Por exemplo, é nela que se guarda aplicativos, arquivos ou documentos fora de um computador pessoal e das mídias físicas, como pendrives, por exemplo. 

Os arquivos em nuvem ficam armazenados em um servidor, uma espécie de “cofre” para os arquivos digitais. Podendo ser localizados em qualquer lugar do mundo, o conjunto desses servidores de alta capacidade leva o nome “Nuvem”.

O armazenamento em nuvem permite:

Antes de continuarmos a leitura, você ainda possui alguma dúvida sobre o tema “Certificado Digital”?  Para não atravessar nenhuma etapa, antes de conhecer as características do Bird ID, convidamos você a baixar agora mesmo o nosso ebook:

Ebook: 11 grandes funções do Certificado Digital 

O que é um Certificado Digital

O certificado digital nada mais é do que uma identidade eletrônica para pessoas ou empresas. A ferramenta remete à uma carteira de identidade do mundo virtual. 

Por exemplo, você já imaginou uma versão eletrônica de todos os seus documentos? Com autenticidade garantida por criptografia complexa? Pois bem, com o certificado digital é possível garantir de forma inequívoca a identidade de um indivíduo ou de uma instituição, sem a necessidade de uma apresentação presencial.

Os dois principais tipos de certificados digitais são o e-CPF (para pessoas físicas) e o e-CNPJ (para pessoas jurídicas). Eles possuem funções parecidas, contudo, são destinados para diferentes tipos de público.

Ebook: Guia completo do Certificado Digital 

Quais são as vantagens do Bird ID

Segurança: O cidadão escolhe como deseja acessar o seu certificado através do aplicativo. Podendo ser com senha, biometria ou as duas! Além disso, o Bird ID oferece histórico de uso, sendo assim, você ficará sabendo quando o seu certificado foi utilizado.

Maior Validade: O Bird ID, possui validade estendida de até 5 anos. É o tipo de certificado digital que possui a maior validade do mercado! Não bastasse isso, o cidadão consegue renovar o certificado de forma totalmente online. Com isso, no total são 10 anos  sem precisar se deslocar até uma loja física e realizar a validação presencial.

Possibilidade de utilizar em mais de um dispositivo: O usuário poderá utilizar o seu Bird ID em celulares, computadores e tablets. São diversas opções para utilizá-lo como você quiser e de onde você estiver, sem a necessidade de fazer o download de mais certificados.

Identidade Segura: Caso o seu computador apresente algum tipo de defeito, ou se acontecer de você perder o celular ou tablet, você NÃO perde o seu certificado digital Bird ID! Basta habilitar o uso em outro dispositivo. ( Vale lembrar que essa opção só é válida para o Certificado Digital Pessoa Física. )

Onde utilizar o Certificado Digital Bird ID

Existem mais de 170 utilidades para um certificado digital Bird ID! Confira as principais delas:

Acessar serviços de contabilidade online: Com o certificado digital, você consegue acessar diversos serviços, plataformas, aplicativos, sites, entre outros, voltados para a contabilidade online, agilizando os processos diários. Muitos portais da Receita Federal exigem o certificado digital para liberar o acesso e validar a sua identidade.

Para o empreendedor, esse é um recurso fundamental. No caso dos contadores, é uma forma de oferecer serviços melhores para os clientes, mas também de controlar melhor a própria contabilidade. Para outras empresas, é uma tecnologia que proporciona muitas facilidades na prestação de contas.

Declarar o Imposto de Renda: É possível utilizar o certificado digital para facilitar o preenchimento da sua Declaração de Imposto de Renda! Essa é uma das melhores funções da ferramenta, que facilita muito a vida de pessoas físicas e jurídicas que precisam fazer a declaração anualmente.

O certificado digital é usado para fazer a Declaração de Imposto de Renda com base na que foi feita no ano anterior. Ou seja, gera uma declaração pré-preenchida, que pode ser usada para facilitar a criação da atual.

Funciona da seguinte forma: com o certificado digital, você acessa o portal e-CAC, da Receita Federal, gerando a declaração pré-preenchida, com base no ano anterior, que deve ser inserida no programa IRPF.

Ebook: Tudo sobre Imposto de Renda 2022

Emitir Notas Fiscais de Serviço: Profissionais autônomos, pequenos, médios e grandes empresários precisam emitir notas fiscais de serviço para validar suas operações do dia a dia. Com o certificado digital, é possível fazer isso de forma mais fácil, virtual, sem a necessidade de gerar documentos físicos.

Os Microempreendedores Individuais (MEIs), por exemplo, regularizam suas atividades emitindo notas fiscais por meio do sistema da Prefeitura da cidade em que moram. Para isso, o certificado digital é extremamente necessário. 

Ebook: Vale a pena ser MEI

Com o certificado digital, você gera notas fiscais com a mesma validade e segurança do método original, trazendo mais credibilidade ao seu negócio e garantindo sua operação com mais comodidade e praticidade.

Além dos três exemplos citados acima, o BIrd ID também pode ser utilizado em:

Emita e Valide o seu Bird ID na Infoco

Em nossa página de suporte para o Certificado Digital Digital Bird ID, oferecemos uma visão geral sobre toda a jornada, desde a compra, passando pela validação até a emissão e utilização do Certificado, tudo 100% online, se preferir.

Emissão para Desktop: Utilize o certificado em nuvem como se fosse um token virtual em seu computador, escolha a melhor opção de sistema operacional abaixo:

Após realizar o download e emitir o seu Bird Id, siga o passo a passo a passo para poder utilizá-lo em seu computador:

Atenção, a opção de suporte não se aplica para os sistemas operacionais que foram descontinuados.

Emissão para Mobile: Faça o download do aplicativo no seu celular e emita o seu certificado (acesse o passo a passo). 

É possível fazer a validação de três formas:

Videoconferência: A Instrução Normativa n° 05 de 22 de fevereiro de 2021 do ITI, proporcionou nosso novo serviço de videoconferência, com ele você não precisa sair de casa para adquirir o seu Certificado Digital, pode fazer a compra online e a validação por videoconferência, veja quem pode aproveitar essa modalidade:

Se você já possui um Certificado Digital de qualquer Certificadora, está apto a realizar a videoconferência.

Se você possui uma CNH (Carteira Nacional de Habilitação), também está apto.

Após adquirir o Certificado Digital faça o agendamento da videoconferência clicando aqui. Você precisará do número do voucher do Certificado adquirido.

Validação VIP: A validação presencial está acontecendo com agendamento prévio. Recomendamos que ligue antes para verificar possíveis alterações de funcionamento.

A validação VIP é mais um serviço disponibilizado pela INFOCO, onde nosso atendente irá até sua residência ou empresa para fazer a validação de seu Certificado Digital. É só ligar para consultar valores e disponibilidade.

Validação Presencial: Nessa modalidade você escolhe a unidade mais próxima, pode agendar um horário para a visita e já emite o seu certificado na hora com a ajuda de nosso atendente.

Recarga Bird ID

Você acabou de ver que o certificado digital em nuvem foi criado com o intuito de facilitar o seu dia a dia, proporcionando mais mobilidade e segurança. Para ficar ainda mais completo, a modalidade agora proporciona a “Recarga Bird”.

A recarga bird, nada mais é do que o “Plano de Créditos”, que o usuário irá adquirir de acordo com o volume de transações necessárias. Resumindo, você terá controle do seu certificado digital Bird ID.

Vale ressaltar que a validade do Bird ID continua sendo de 5 anos! Durante o período, o usuário poderá recarregar o seu certificado quando quiser. Tudo vai depender de qual será a sua necessidade, basta escolher o plano de créditos mais adequado ao seu uso.

Ebook: Transformação Digital para contabilidades

Por que é preciso recarregar o Bird ID?

Por ser um certificado digital em nuvem, que proporciona mais liberdade para o seu dia a dia, o Bird ID, conta com planos com diferentes quantidades de crédito, basta o usuário escolher o mais adequado.

Veja um exemplo, você utiliza o seu certificado digital em nuvem com uma frequência muito elevada? Se a resposta for sim, é possível escolher um plano de créditos com um volume maior de transações, com 5.000 operações, por exemplo. No entanto, caso você utilize o Bird ID em poucas situações, é possível adquirir um volume de transações menor, como o plano com apenas 5 operações.

Após utilizar todos os planos de créditos, será necessário adquirir um novo plano, ou seja, a recarga bird id.

Quais são as vantagens da Recarga Bird ID?

Qual a relação entre Certificado Digital, Contrato Digital e Assinatura Digital?

O que são os Planos de Créditos?

A recarga Bird ID, representa o plano de créditos que o titular do certificado digital em nuvem, adquire de acordo com o volume de transações necessárias. Resumindo, são os planos com diferentes volumes de transações!

Existem planos com:

Diferença da Recarga e da Renovação Bird ID

Não confunda! A recarga do seu Bird ID, resume na contratação de um novo plano de créditos que o usuário adquirir, as transações são disponibilizadas dentro do período de 12 meses (1 ano). Enquanto isso, a renovação do Bird ID, nada mais é do que a extensão do prazo de validade do certificado digital. 

Lembrando que o Bird ID possui o prazo de validade de 5 anos, que começam a valer a partir de sua data de emissão! É possível realizar a renovação de forma online ou presencial, para então estender o prazo de validade do certificado digital em nuvem por mais 5 anos.

Vale ressaltar que o prazo de validade de 12 meses do plano de crédito não altera a validade do seu Bird ID! Ele continua valendo por 5 anos.

Armazenamento em Nuvem

Contar com o armazenamento em nuvem, significa contar com o acesso direto a todos os documentos, além de uma maior facilidade para armazenar, enviar e receber documentos.

Além disso, o usuário pode ficar totalmente tranquilo em relação a segurança das suas informações, uma vez que a maioria desses serviços é criptografada. Ao mesmo tempo em que as informações estão sendo armazenadas em um computador externo, elas também podem ser vistas em seu computador.

Tudo isso com toda a segurança para você e para as atividades que você vier a realizar. Por exemplo, se você for um contador, o processo de contabilidade baseado em uma nuvem irá minimizar os riscos de perda dos dados do profissional.

Outra vantagem que o armazenamento em nuvem oferece, e que é de bastante utilidade para o contador, são os backups. Com eles, as chances de algum arquivo ser danificado, ou até mesmo se perder são bem pequenas, já que ele pode ser copiado várias vezes. Isso proporcionará maior segurança e manutenção de toda a documentação do seu escritório contábil.

Contar com o armazenamento em nuvem significa tornar seu escritório mais sustentável, além disso, o contador reduzirá gastos desnecessários e não vai precisar quebrar a cabeça para procurar uma anotação feita a caneta e papel, que você já nem se lembra onde guardou.

Ebook: Formas para aumentar a renda em seu escritório de contabilidade

Melhores serviços de armazenamento de arquivos na nuvem

Confira os melhores serviços para armazenar os arquivos em nuvem, os servidores online oferecem planos gratuitos e pagos para aqueles que optarem por hospedar seus documentos pessoais e de trabalho.

Amazon Cloud Drive: Serviço de armazenamento da Amazon, que disponibiliza 5GB gratuito para a realização de upload de documentos, fotos e vídeos. O sistema também oferece planos de armazenamento pagos de até 1TB de espaço. Disponível para Androids, iOS e Windows, o serviço sincroniza arquivos compartilhados através de computadores, smartphones e tablets;

Box Drive: Uma das principais soluções do segmento para dispositivos móveis, possui gestão integrada de arquivos e compatibilidade com outros aplicativos de produtividade. O Box Drive é um serviço gratuito de armazenamento de arquivos na nuvem, é importante ressaltar que ele conta com sincronia para Androids, iOS, Windows 10, Windows Phone e macOS;

Dropbox: Serviço de armazenamento de dados em nuvem e sincronização que permite salvar arquivos e fotos em servidores online. É possível realizar o download do programa em computadores com Windows, Linux (Ubuntu e Fedora), Mac e Chrome, além disso, também está disponível para apps em Android, iOS, Blackberry e Windows Phone;

Google Drive: Serviço online que permite o armazenamento de arquivos na nuvem do Google. O aplicativo está disponível para Mac, Windows (Computador) e Android e iOS (Mobile), além disso, também é possível entrar na versão web;

One Drive: Com o One Drive, é possível salvar conteúdos de vários formatos online e acessá-los de qualquer lugar. Serviço gratuito de armazenamento de arquivos na nuvem da Microsoft, disponível para Androids, iOS, Mac e Windows;

Como funciona o Certificado Digital em Nuvem?

Como você já viu em nosso conteúdo, um certificado digital pode ser armazenado de diversas maneiras. Ele pode ser inserido em um smartcard, ou token, que é transportado pelo usuário para qualquer lugar. Essa tecnologia proporciona mais mobilidade ao usuário, que consegue trazer consigo a sua assinatura virtual. No entanto, o certificado digital em nuvem é ainda mais vantajoso nesse sentido.

Ebook: Como a Assinatura Digital impacta o mercado

Isso porque, ao contrário de um token, que fica armazenado em um dispositivo (muito semelhante a um pen drive), o certificado em nuvem fica no servidor de uma empresa, o chamado Hardware Security Module (HSM), que é basicamente o datacenter de um negócio de confiança.

Sendo assim, você consegue ter acesso ao seu certificado digital estando em qualquer lugar, acessando através de qualquer dispositivo. O usuário pode utilizar um computador, tablet ou celular. Basta ter os dados de acesso ao certificado para usá-lo.

Para oferecer este serviço, é necessário que a Autoridade Certificadora seja credenciada ao Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), seguindo todos os padrões de certificação da ICP-Brasil, órgão que coordena as normas do serviço no Brasil.

Como comprar um Certificado Digital?

Existem quatro entidades principais no processo de emissão do certificado digital. Todas elas, juntas, são responsáveis para que o documento chegue até as pessoas com segurança. São elas:

Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI)

O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), representa um órgão autônomo de esfera federal ligado à Casa Civil. Ele possui a função de controle em relação a ICP-Brasil, sendo considerada a primeira autoridade da cadeia de certificação, a Autoridade Certificadora Raiz, popularmente conhecida como AC Raiz.

Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil)

A Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), é um conjunto de entidades, regulamentos e procedimentos criados para sustentar o sistema criptográfico brasileiro, que é a base da segurança dos certificados digitais. 

Ela foi criada por meio da Medida Provisória 2.200-2, instituída no dia 24 de agosto de 2001. Com o crescimento das transações eletrônicas, o Governo brasileiro entendeu que havia uma necessidade de regulamentar esse processo, tornando-o mais seguro para as empresas e pessoas físicas envolvidas. Assim surgiu a ICP-Brasil.

A ICP-Brasil é mantida pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), órgão coordenado pela Casa Civil, vinculada ao Governo Federal. Desta forma, a ICP-Brasil se estabelece como a Autoridade Certificadora Raiz (AC Raiz) do Brasil, coordenando todas as outras empresas do mercado da certificação digital.

O que é ICP-Brasil?

Autoridade Certificadora (AC)

Uma Autoridade Certificadora, também conhecida como (AC), é uma agremiação pública ou privada, responsável pela emissão, revogação, renovação e gerenciamento, de uma maneira geral, de certificados digitais.

Também é papel da Autoridade Certificadora (AC), credenciar as Autoridades de Registro (ARs) para que elas possam realizar o atendimento ao cliente. Uma das principais funções de uma (AC) é verificar se o titular do certificado digital solicitado conta com a chave privada, correspondente à chave pública que constitui o certificado.

É importante ressaltar que para a realização dessas funções, é necessário que as Autoridades Certificadoras (ACs) estejam em dia com as normas da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras (ICP-Brasil), órgão responsável por regulamentar a emissão de certificados digitais no Brasil.

Para finalizar, é importante saber que existem dois níveis de Autoridades Certificadoras:

Autoridade de Registro (AR)

Uma Autoridade de Registro é uma empresa credenciada junto ao ITI – Instituto Nacional de Tecnologia da Informação. Seu foco principal é a venda de Certificados Digitais, com autonomia para trabalhar diretamente com clientes finais ou formar sua própria rede revendedora.

Na prática, uma Autoridade de Registro (AR) é a responsável pela realização dos procedimentos de conferência presencial de documentos e identidade da pessoa física (PF) ou jurídica (PJ), interessada em emitir um Certificado Digital.

Sendo assim, as ARs consistem em entidades públicas, ou pessoas jurídicas de direito privado. Elas são credenciadas pela Autoridade Certificadora Raiz, por isso, vão ser sempre vinculadas operacionalmente à determinada AC.

Segundo o artigo 7º da MP 2.200-2, as Autoridades de Registro (ARs) possuem a competência de “identificar e cadastrar usuários na presença destes; encaminhar solicitações de certificados às AC e manter registros de suas operações”.

Vale ressaltar que uma Autoridade de Registro (AR) é o principal elo entre o usuário, e a Autoridade Certificadora (AC), além disso, é de sua competência receber e encaminhar solicitações, seja de emissão ou revogação de certificados à Autoridade Certificadora, e também identificar quem são os solicitantes, dentro da forma e da condição regulamentada pelo DOC-ICP-05. 

Sabia que a Infoco atua tanto como uma Autoridade Certificadora (AC) como uma Autoridade de Registro (AR)? Nossa trajetória começou como AR, mas com o passar do tempo, nos tornamos uma AC. Hoje, somos uma empresa envolvida em todas as etapas desse processo, garantindo mais agilidade e segurança.

Para comprar um certificado digital, você deve: