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Diferencial Competitivo: Saiba mais

O fim de ano vai se aproximando, e com isso, a virada de ano passa  a ficar cada vez mais perto. Você deve estar se perguntando: “mas o que isso tem a ver com a contabilidade?” Vamos lá, ano após ano, vários clientes resolvem mudar de contabilidade, seja pelo motivo que for. 

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Sendo assim, se você trabalha nesse mercado há mais tempo, sabe perfeitamente do que estamos falando. Com isso, uma das opções que o profissional pode ter de fazer com que o cliente permaneça na sua contabilidade, é mostrando para ele, o diferencial competitivo na contabilidade que o seu escritório possui.

Lembre-se que um diferencial competitivo significa ser “único no mercado”. Sendo assim, você precisa identificar quais são as características “exclusivas” do seu escritório, ou seja, aquelas que vão diferenciar a sua marca das mais de 357.622 mil existentes no país. Procure cada vez mais criar algumas ações personalizadas, aquelas que as outras empresas não estão oferecendo.

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A contabilidade é uma das profissões mais antigas do mundo! No entanto, ainda sim, é necessário se reinventar e encontrar novas formas para se diferenciar no mercado. É recomendado que o profissional ofereça algo além dos serviços tradicionais que já conhecemos.

Contudo, sabemos que criar ou encontrar essa diferenciação não é uma tarefa tão simples. Sabendo disso, no conteúdo de hoje a Infoco preparou um guia completo para você, com tudo aquilo que você precisa saber sobre o “diferencial competitivo na contabilidade.” 

Com a leitura do nosso material, você irá compreender e aprender como definir o seu diferencial, o que é o diferencial competitivo, como definir, motivos para definir, e muito mais. Vem com a gente!? 

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O que é o diferencial competitivo

Você é aquele profissional que já ouviu falar sobre o diferencial competitivo, mas no entanto, não sabe o que isso significa na prática? Veja bem, ele pode ser definido através de um conjunto de características únicas e elementos que distinguem um processo, um profissional, ou até mesmo como é mais comum, uma empresa.

Além da possibilidade de se destacar sobre os seus concorrentes, o diferencial também busca gerar resultados únicos para os clientes, atendendo-os de uma maneira mais complexa. No setor contábil, o diferencial competitivo significa ir além da atuação contábil tradicional.

Lembrando que mesmo que as boas práticas e os pilares devem continuar sendo observados, ainda sim é possível agir de maneira diferente. Sendo assim, o desafio na contabilidade nada mais é do que a busca por soluções para as novas demandas dos clientes e executá-las de maneira única. Ou seja, há como incrementar os resultados.

Como definir objetivos e metas na contabilidade

Autor de diversos livros e considerado por muitos como o “guru do marketing”, Philip Kotler, definiu a expressão “diferenciação competitiva” da seguinte maneira.

“Diferenciação é o ato de desenvolver um conjunto de diferenças significativas para distinguir a oferta da empresa da oferta da concorrência. Contribuindo de maneira significativa para os benefícios percebidos pelo cliente”.

Neste contexto, o autor cita 2 maneiras de se obter o tão famoso diferencial competitivo:

Resumindo, o diferencial competitivo é aquilo que transforma o seu escritório em “diferente”, lembrando que isso só poderá ser considerado válido a partir do momento que os consumidores conseguirem perceber e notar esse valor.

Quando formos analisar o conceito de diferencial competitivo na contabilidade, não podemos nos esquecer que ele não precisa estar, necessariamente, em um produto diferenciado e incomum. Tenha em mente que a maneira com que você atende os seus clientes, a gestão dos seus processos e o investimento em seus funcionários é muito importante.

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Importância do diferencial competitivo para o escritório contábil

Tão importante quanto entender o conceito de diferencial competitivo é ter uma noção de quais são os impactos que ele pode proporcionar em um escritório contábil.

Antes de mais nada, se destaque da concorrência! Vejamos, no mês de março do ano passado, o Brasil registrou mais de 516 mil profissionais de contabilidade que tinham um registro ativo, só aí já podemos notar que o mercado é muito competitivo. Sendo assim, oferecer aquilo que outros profissionais e escritórios não oferecem, é uma vantagem muito importante.

Um bom diferencial competitivo também é capaz de fortalecer o seu negócio. Isso porque a satisfação dos clientes tende a ser superior, o que acaba levando a um aumento da fidelização e uma maior previsibilidade financeira. Com isso, ganha-se robustez no mercado contábil.

O diferencial competitivo, aliado a um planejamento estratégico eficiente, ajuda o escritório contábil a conquistar um crescimento exponencial. Ou seja, é um dos elementos de sucesso e de fortalecimento no mercado.

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Características de um diferencial competitivo na contabilidade

É preciso ser sustentável

A partir do momento que falamos a palavra “sustentável”, estamos querendo dizer que o seu diferencial competitivo precisa se manter a longo prazo. Ou seja, o seu escritório deve se certificar de que terá acesso às capacidades e recursos necessários para conseguir manter essa diferenciação por muito tempo. É isso que irá trazer para a empresa o retorno do investimento inicial feito para desenvolver esse diferencial. 

Destacamos que esse ponto é mais importante do que pode parecer num primeiro momento. Ou seja, oferecer um serviço ou produto e depois não conseguir mantê-lo, ou oferecer com uma qualidade inferior, isso pode frustrar o cliente. Resumindo, o que pode ser um diferencial para o seu negócio, pode acabar se transformando em um prejudicial para a imagem do escritório.

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É preciso ser quantificável 

Vamos citar como exemplo o seu atendimento ao cliente. Veja bem, somente afirmar que o seu escritório oferece um bom atendimento aos seus parceiros, não possui um grande significado para o mercado e, certamente, não será suficiente para construir o seu diferencial competitivo.

Por outro lado, caso você consiga afirmar e provar que, por exemplo, 95% dos seus clientes afirmam que seu atendimento é de excelência e que os problemas são resolvidos com agilidade e qualidade, aí sim, será uma informação confiável e baseada em dados que, certamente, diferenciará seus serviços da concorrência. 

Não pode ser limitado facilmente

A partir do momento que o seu escritório conseguir um diferencial competitivo, o mesmo só se mantém caso não seja copiado.

Veja um exemplo: juntamente com os seus concorrentes, você pode utilizar o mesmo sistema de gestão contábil. No entanto, a forma como você conduz seus processos e utiliza seus relatórios, será considerado o seu diferencial.

Precisa gerar valor para o cliente

No mundo dos diferenciais competitivos, não basta ser apenas diferente de seus concorrentes, o escritório também precisa despertar de alguma maneira o desejo do consumidor, além de oferecer uma solução para o mesmo. É necessário que fique claro para o cliente que o benefício total do seu serviço será maior que o custo total que ele terá.

Ou seja, não basta ter apenas uma boa proposta, o profissional deve ter em mente que é preciso entregá-la de uma maneira satisfatória. Vamos lá, isso envolve toda a jornada de compra que o cliente tiver com o seu escritório. Sendo assim, podemos dizer que a experiência que você entrega para o seu cliente deve ser compatível com a expectativa que ele tiver.

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Como é o diferencial competitivo da contabilidade

Na contabilidade, o diferencial competitivo funciona como um elemento determinante para o sucesso na carreira do contador ou do seu escritório contábil. E como já falamos, o motivo é bem simples, a concorrência é muito pesada.

Além dos vários escritórios que temos registrados pelo Brasil, tenha em mente que esse não é o único motivo pelo qual você deve buscar um diferencial competitivo na contabilidade. Isso porque existe um outro fator motivacional, que nada mais é do que o fato de que poucos escritórios contábeis possuem essa preocupação, já que continuam atuando de maneira burocrática. Lembre-se que a burocracia é igual em todos os lugares e nos mais diversos setores que você possa imaginar.

Para a maioria dos escritórios contábeis, algumas áreas como:

São consideradas atividades secundárias para os escritórios. Sendo assim, a diferenciação junto a concorrência começa aqui, aproveitando o tempo disponível para ganhar mais espaço, e evitando se manter em tarefas repetitivas.

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Por que definir um diferencial competitivo?

Você seria capaz de nos responder o que a Apple fez para poder se tornar uma gigante da tecnologia? Caso não, nós respondemos para você! Veja bem, a marca “simplesmente” uniu a experiência do usuário com o seu pioneirismo tecnológico. Com isso, podemos dizer que toda experiência vivida pelo consumidor com os produtos da marca é relevante e fundamental para aprimorá-los.

Quer outro exemplo? Vamos lá, você sabe por que o Cirque du Soleil não é uma simples companhia de espetáculo circense? É simples, porque eles criaram um novo conceito de arte, o que despertou no público a curiosidade de presenciar um espetáculo tão incrível.

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Em outras palavras, esses dois tipos de empreendimento que citamos acima, definiram o seu diferencial competitivo para conseguirem se tornar referência em seus respectivos mercados. Contar com esse diferencial não objetiva apenas alcançar prestígio, mas também obter um retorno inestimável que apenas empresas reconhecidas pelo público e pelos concorrentes possuem. No caso do setor contábil, esse retorno acaba sendo a própria sustentabilidade do escritório de contabilidade.

Tenha em mente que reconhecimento vem acompanhado de credibilidade, e é isso que acaba fidelizando os clientes e os tornando promotores do seu negócio. Com o passar do tempo, isso se torna um negócio escalável, que, com os mesmos recursos, aumenta o faturamento.

Lembre-se que é isso que a definição de um diferencial competitivo da contabilidade consegue fazer por você: se tornar um escritório com uma marca de autoridade no seu segmento de atuação.

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A contabilidade consultiva é um diferencial competitivo

Sabia que a contabilidade consultiva é um diferencial competitivo da contabilidade?  Na verdade, ela poderia ser um exemplo da estratégia Oceano Azul, inserida nas inovações para criar um serviço melhor. Isso acontece porque o contador consultivo não é responsável apenas por cumprir a lei, mas por analisar e interpretar os dados e ajudar os clientes nas melhores tomadas de decisões. O profissional é o responsável pelo papel burocrático para atuar em áreas estratégicas, como finanças, processos e vendas.

O que é contabilidade consultiva?

Como funciona a contabilidade consultiva

A contabilidade consultiva é o nome dado ao trabalho de consultoria feito pelo contador, que atua como um parceiro estratégico da empresa, auxiliando na tomada de decisões.

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Ou seja, na contabilidade consultiva, o trabalho de coleta de informações e básica prestação de contas fica de lado. Aqui, a ideia é que o contador atue no planejamento estratégico, fornecendo informações que vão ajudar o negócio a crescer.

É um serviço customizado, feito de acordo com as necessidades de cada cliente. O contador deve, em primeiro lugar, estabelecer uma relação de confiança com os decisores da empresa, mostrando o seu valor na entrega de informações decisivas.

Com dados e análises, é papel do contador consultivo fornecer as melhores decisões para o desenvolvimento da empresa que está atendendo. Também é sua função auxiliar para que o negócio cresça de forma sustentável e equilibrada.

Como realizar a contabilidade consultiva

Na prática, um contador consultivo precisa tomar ações que vão fortalecer a parceria com o cliente. A ideia é que o processo vá além da gestão financeira e do relatório de desempenho. O contador deve usar esses dados para propor ações concretas.

Deve oferecer um diagnóstico do contexto da empresa com base nos dados captados. Em seguida, precisa formular um plano de ações, pautado pelos objetivos concretos do negócio.

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Por fim, cabe ao contador consultivo convencer os decisores da empresa sobre o melhor caminho a ser seguido para obter crescimento. Além disso, é importante fazer um acompanhamento constante das métricas, para avaliar se a estratégia está dando certo.

O papel da contabilidade consultiva é ajudar os clientes em seu crescimento, apontando as melhores possibilidades de investimento, possíveis cortes de gastos, entre outras ações que geram impacto positivo.

Para fazer tudo isso, o profissional precisa ir além do conhecimento técnico, possuindo habilidades comportamentais relacionadas à gestão de pessoas.

Como definir seu diferencial competitivo?

Para conseguir definir um diferencial competitivo na contabilidade é necessário oferecer mais que um “atendimento personalizado” e “preço baixo”. Além disso , também é preciso encontrar algumas ações que sejam capazes de transformar o seu negócio em pioneiro e que ofereçam vantagens reais para os clientes.

Como o Marketing Contábil pode ser o diferencial do seu negócio

Lembre-se que o diferencial precisa ser claro, eterno e difícil de ser copiado pela sua concorrência. Dessa maneira, as vendas do escritório serão alavancadas, além de conseguir provocar um crescimento exponencial. 

Você já parou para pensar quais são os atributos que podem se converter em boas condições para competir no seu mercado de atuação?

Eles precisam fazer parte do seu planejamento estratégico e fortalecer a imagem do escritório. Em igual sentido, eles precisam proporcionar vantagens claras para colocar a sua marca no imaginário do cliente.

Resumindo, são as ações que geram valor para o cliente e que apresentem uma entrega que vai além das expectativas de seus serviços. Não se esqueça, que, para encontrá-las e definir seu diferencial competitivo da contabilidade, o primeiro passo será conhecer o seu negócio e a sua concorrência.

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Conheça o seu cliente

Vamos procurar entender a fundo o seu público-alvo? Pense no seguinte, o que os empresários esperam de um contador? Imagine uma representação semi-fictícia do seu cliente ideal que é a (persona) para identificar hábitos de consumo, necessidade e interesses.

Na área contábil, caso você atue em algum tipo de nicho específico, automaticamente você já tem um recorte. Por exemplo, o que o empresário de serviços de saúde espera de você? Uma atuação estratégica, capaz de orientá-lo em períodos de grande demanda, como na pandemia. O que tira o sono desse empresário? Faça perguntas-chave para compreender onde você pode atuar de maneira diferenciada.

Conhecer o cliente é a melhor maneira de direcionar corretamente seus serviços. A partir daí, será possível definir um diferencial competitivo da contabilidade que ninguém ainda está oferecendo ao seu público-alvo.

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Conheça o seu negócio e a sua concorrência

Bem como conhecer a fundo o seu cliente, você também precisa ter um vasto conhecimento do seu negócio e da sua concorrência. Isso porque no momento de realizar um planejamento estratégico, o contador precisa traçar a sua missão, o seu propósito, além dos valores e da visão. Lembre-se, não basta focar em vender a qualquer custo.

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Ter um olhar analítico para os serviços que o seu escritório oferece ao mercado, e o porque eles estão sendo oferecidos, é o ideal. Muito mais do que uma lucratividade, que é apenas uma consequência de solidificar um diferencial competitivo contábil, é necessário conquistar o consumidor através do seu propósito. A partir disso, será possível criar uma relação de empatia com o negócio, facilitando tudo.

Como falamos no título do tópico, além de ter um vasto conhecimento sobre o negócio, também é preciso entender a concorrência e o seu mercado de atuação. Afinal, será através disso que você conseguirá definir um diferencial competitivo da contabilidade. 

Sabia que com simples pesquisas de mercado, você pode ter uma noção de como terceiros estão enxergando o seu negócio? Sendo assim, caso você esteja entregando valor aquilo que se propõe, está tudo certo. Caso contrário, olhe novamente para dentro do seu escritório e faça o ajuste em alguma ações, só assim será possível pensar em se diferenciar.

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Importância do Marketing Contábil

Os principais canais de comunicação do marketing contábil são, atualmente, digitais. Redes sociais, e-mail marketing, site e blog dominam as estratégias. 

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As redes sociais são de fundamental importância. Elas são uma ótima forma de aparecer, porque estão presentes na vida de todas as pessoas. Em outras palavras, você estará junto a seu público nos momentos mais íntimos da vida dele. 

Mas para que a estratégia tenha resultados, você deve entender o princípio básico de cada rede social. O Instagram é focado nos elementos visuais, ao passo que o Twitter é muito direto, já que são apenas 240 caracteres. O LinkedIn é técnico, e o Facebook dispõe de mais possibilidades. ​Atente-se bastante às suas postagens e à linguagem utilizada em cada rede.

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Não se esqueça de pontos muito importantes para o sucesso nas redes:

Assessoria Contábil: o que fazer e o que não fazer nessa modalidade?