Estimated reading time: 17 minute(s)
Veja como alinhas as obrigações tributárias com os clientes
Contador, você melhor do que ninguém sabe da importância que alinhar as obrigações tributárias com os clientes possuem para que toda e qualquer empresa possa se manter dentro da legalidade. Lembre-se que as obrigações podem ser estaduais, federais ou municipais. Vamos conferir o significado de cada uma delas:
Impostos Estaduais: Os impostos estaduais devem ser pagos para o estado onde a empresa se encontra. Dependendo da região, as alíquotas podem ser diferentes.
Impostos Federais: Os impostos federais precisam ser pagos à União, em outras palavras, ao país. Sua principal característica é que as alíquotas não possuem diferença de acordo com região ou localização da empresa.
Impostos Municipais: Os impostos municipais devem ser pagos para o estado onde a empresa se encontra inserida. Aqui, assim como nos impostos estaduais, as alíquotas tendem a ser diferentes de acordo com a região.
Quer saber mais detalhes sobre os impostos citados acima, além de outros detalhes sobre as Obrigações Tributárias do país? Confira o guia que a Infoco preparou clicando no link abaixo.
Obrigações Tributárias – Guia completo para contadores
Com o objetivo de fazer com que o contador possa alinhar as obrigações tributárias com seus clientes, vamos te dar algumas dicas para que essa relação seja um pouco mais “leve”. Afinal, quando se trata desse tema, nem sempre a relação cliente/contador acontece da melhor maneira.
Confira agora o conteúdo que preparamos para você, e siga as dicas que iremos apresentar!
Obrigações Tributárias: Conheça bem o seu cliente
Antes de mais nada, o profissional contábil precisa conhecer melhor a pessoa com quem está trabalhando, no caso, a pessoa que ele está prestando serviço. Cada cliente possui uma maneira diferente de ser, sendo assim, esteja preparado para atender todo tipo de pessoa.
“Mas diferenciar um consumidor de outro não irá me dar muito trabalho?” Teoricamente não! Por exemplo, pense em um empresário. Agora imagine que ele é uma pessoa organizada e que possui mais experiência de mercado. Sendo assim, automaticamente, o contador deverá diferenciar esse cliente daqueles que não possuem essas características.
Se quiser garantir que todas as obrigações tributárias sejam cumpridas, comece a adotar estratégias com cada um de seus clientes agora mesmo. E lembre-se de não misturar todos em um mesmo modelo.
Ebook: A importância da contabilidade para o seu cliente
Obrigações Tributárias: Explique e tire as dúvidas do seu cliente
O Sistema Tributário Brasileiro é bastante complexo, sem contar que constantemente está passando por algum tipo de atualização. Isso coloca algumas dúvidas e acaba trazendo uma certa insegurança para os empreendedores brasileiros.
É bastante comum ver uma pessoa se esquecer de pagar um tributo simplesmente por não saber de sua existência, ou não se atentar sobre sua data de vencimento. Sendo assim, é extremamente necessário que o contador separe um momento para sentar e conversar com cada um de seus clientes, com o intuito de explicar cada tributo e sua respectiva importância para o bom andamento de um negócio.
Ao conversar com o seu cliente, procure falar de uma maneira mais fácil, fazendo com que ele possa compreender aquilo que você está tentando passar para ele.
Evite explicações mais complexas e detalhadas. Aqui, o objetivo é informar o seu público e alinhar as obrigações tributárias da melhor forma possível com ele.
Ah, e não tem problema se o seu cliente não residir no mesmo local que você. É claro que o contato pessoal “olho no olho” é importante, mas nos dias de hoje graças ao auxílio da tecnologia é possível realizar chamadas de vídeo, troca de mensagens de áudio, texto, etc. O importante é manter uma boa comunicação e não deixar o seu cliente na mão.
Sabia que existe um material GRATUITO de extrema qualidade que pode ser disponibilizado para contadores e para clientes? Após a leitura do conteúdo, vá até a página de “Materiais Gratuitos” da Infoco e clique no seguinte material.
Ebook: Tudo sobre Regimes Tributários
Atue de forma mais estratégica para otimizar o serviço
Quando o contador atua de uma maneira mais próxima de seus clientes, estamos falando de “Contabilidade Consultiva”. Nela, o profissional contábil irá realizar uma análise mais qualificada a respeito dos resultados da empresa, com o intuito de guiar o empreendedor para o sucesso.
Quer um exemplo, na Contabilidade Consultiva, o contador não ficará limitado a ficar informando o consumidor que é preciso realizar o pagamento de uma obrigação tributária. Aqui, o trabalho vai muito mais além, sendo assim, o contador também precisa explicar alguns fatores, como por exemplo:
- Explicar as vantagens que o empreendedor terá;
- Qual é a melhor forma de realizar os pagamentos;
- Quais são as consequências caso os prazos de pagamento não sejam cumpridos;
- entre outros
Quer saber tudo sobre Contabilidade Consultiva? Então você está no lugar certo! Clique no link a seguir e confira os principais tópicos sobre o tema.
O que é Contabilidade Consultiva?
Tenha em mente que após realizar o pagamento de todos os tributos, o processo de análise financeira da empresa será assistida e processada de uma maneira muito mais completa. Agora, o objetivo será identificar aquilo que precisa ser melhorado e focar no crescimento da instituição.
Você sabe por que a Contabilidade Consultiva é tão importante para esse e outros serviços de contabilidade? Veja alguns exemplos:
- Atrai mais clientes;
- Entrega mais valor;
- Mantém os clientes;
- Se adequa a todas as necessidades dos empreendedores;
Tenha cronogramas bem definidos
Você já viu aqui, mas nunca é demais falar sobre isso. A criação de cronogramas é uma etapa muito importante do processo de alinhamento entre contador e cliente.
Ebook: Parceiros estratégicos para contabilidade
O objetivo dessa estratégia é que o profissional contábil disponibilize um “calendário tributário” destacando todas as obrigações que o cliente deverá seguir. Não se esqueça de destacar o prazo de cada uma, além de diferenciar aqueles que são anuais, semestrais e mensais.
Criando um “calendário tributário”, você irá facilitar, e muito, a rotina de um empreendedor. Além disso, o profissional contribuirá evitando futuros esquecimentos de seus consumidores.
Tenha em mente que ao oferecer um atendimento personalizado você pode conseguir obter ainda mais sucesso com seus consumidores. Procure ir além das entregas principais e acessórias, saia da bolha em que muitos contadores estão inseridos.
Como organizar o pagamento de todas as obrigações tributárias