fbpx

Tempo de leitura: 4 minutos

A sustentabilidade na empresa é certamente um dos temas mais debatidos na atualidade. Hoje, gestores e líderes empresariais têm uma grande preocupação com esse aspecto, visto que o mercado, de forma ampla, tem se inclinado mais ao consumo de produtos e serviços de empresas que demonstram uma maior responsabilidade social e ambiental.

Nesse contexto, a busca por alternativas para tornar o dia a dia dos negócios mais eficiente, produtivo e sustentável é constante. As soluções tecnológicas ganham destaque nesse ponto, pois permitem a otimização de processos, a automação de tarefas e a eliminação do desperdício de materiais e tempo.

Um exemplo de solução que tem contribuído bastante para o reforço da sustentabilidade nas empresas é o Certificado Digital. No panorama da transformação digital e de utilização cada vez maior de ferramentas automatizadas, baseadas em meios eletrônicos, o Certificado Digital é capaz de trazer benefícios bastante valiosos para negócios de todos os portes.

Para comprovar isso, preparamos este artigo para falar um pouco mais sobre o Certificado Digital e mostrar 4 benefícios dessa tecnologia em tema de sustentabilidade na empresa. Acompanhe!

O que é o Certificado Digital?

De maneira simples, o Certificado Digital pode ser compreendido como uma tecnologia para a autenticação de pessoas físicas e jurídicas em ambientes virtuais. Fazendo uma analogia, essa ferramenta equivaleria a uma carteira de identidade do portador, a qual é utilizada em transações digitais, sem a presença física das partes.

Para garantir a integridade das informações e a confiabilidade dos atos firmados via Certificação Digital, essa tecnologia utiliza modernos protocolos de segurança e criptografia. A partir dela, então, é possível assinar documentos eletronicamente, acessar ambientes seguros, firmar contratos e garantir a comunicação de dados e documentos digitalmente, com total segurança e validade jurídica.

Como ele funciona?

De forma mais técnica, o Certificado Digital nada mais é do que um arquivo eletrônico, o qual é armazenado em uma mídia física — que pode ser um token ou um cartão inteligente (smart card). Esse arquivo eletrônico é emitido por uma Autoridade Certificadora regulamentada, seguindo os padrões estabelecidos pelo ICP-Brasil — entidade que regulamenta todo o processo de Certificação Digital no Brasil.

Além disso, vale mencionar que o arquivo digital carrega diferentes informações pessoais do portador, bem como duas chaves criptográficas: uma pública (utilizada para validar as informações junto à ICP-Brasil) e outra privada (de uso exclusivo do titular do Certificado, a qual tem a função de cifrar o documento e garantir a autenticidade da assinatura).

O cruzamento dessas duas chaves e dados constantes no Certificado do portador e as bases do ICP viabilizam a assinatura digital, a qual detém total validade jurídica e garantia de não repúdio para todos os fins.

Hoje, no âmbito empresarial, além de outras atividades, o Certificado Digital está relacionado ao cumprimento de obrigações junto à Receita Federal. Com essa tecnologia é possível emitir Nota Fiscal Eletrônica, acessar áreas restritas de páginas de órgãos públicos, além de transmitir informações de forma online e segura.

Quais as vantagens do Certificado Digital para a sustentabilidade na empresa?

1. Redução do consumo de papel

Um dos reflexos mais nítidos e positivos da adoção do Certificado Digital está na redução do consumo de papel. Com esse formato, é possível que empresas migrem para a gestão eletrônica de documentos (GED), reduzindo drasticamente a necessidade de trabalhar com arquivos físicos e que demandam um alto volume de papel.

De maneira direta, esse ponto impacta sustentabilidade ao reduzir o consumo de água, além de ajudar na preservação de florestas, já que a matéria-prima básica do papel, a celulose, é de origem vegetal.

2. Elimina a necessidade de impressões

Outro ponto importante quanto à sustentabilidade empresarial no uso do Certificado Digital é a diminuição do consumo de insumos de impressão. Como dito, o papel é o primeiro insumo a ter o seu consumo reduzido, porém, ele não é o único.

Em grandes empresas, o volume de impressões pode ser bastante elevado, o que requer um alto consumo de tinta e outros insumos. Em muitos casos, além de conterem elementos químicos em sua composição, os recipientes dessas tintas são de plástico, material que leva muito tempo para se decompor e que é um dos principais causadores de degradações ambientais.

3. Utilização de processos mais modernos

Dentro da realidade das empresas, muitos são os exemplos de processos que dependem de atividades manuais, lentas, burocráticas e, muitas vezes, pouco sustentáveis. Nesse ponto, com o uso do Certificado Digital, por exemplo, é possível modernizar bastante a rotina dos negócios, sobretudo, na gestão de documentos.

Com a Certificação, os modelos tradicionais podem ser substituídos por modelos digitais, em que não só o papel e as impressões são desnecessários, mas também a manutenção de grandes instalações e estruturas para armazenar arquivos e documentos empresariais. Toda essa infraestrutura, por exemplo, aumenta o consumo de energia do local, além de ocupar um espaço que poderia ser dedicado a atividades mais produtivas.

4. Menor descarte de materiais e equipamentos

Outro reflexo positivo da Certificação Digital é a minimização do descarte de equipamentos e materiais dentro da empresa. Como essa tecnologia fortalece a inovação do empreendimento, estabelecendo uma roupagem mais digital e menos analógica, a tendência é que se utilize mais a internet, a computação em nuvem e os recursos informatizados em detrimentos de processos físicos.

A lógica, nesse aspecto, é que a empresa reduza o uso de equipamentos eletrônicos e outros dispositivos — como fax, impressoras, scanners e computadores —, os quais se deteriorarão com o tempo e, possivelmente, serão descartados em algum momento.

Vale lembrar que todo equipamento eletrônico contém elementos de difícil decomposição pelo meio ambiente, como plástico, metais e elementos químicos pesados — comuns na fabricação de placas, circuitos e equipamentos de modo geral.

Todos esses materiais têm um forte impacto negativo na sustentabilidade da empresa. Isso porque ao gerar mais resíduos, mais problemas relacionados ao descarte estarão presentes.

Por fim, como foi possível perceber, a sustentabilidade na empresa é um tema bastante atual. Hoje, grande parte dos negócios têm dedicado tempo e recursos para fortalecer esse aspecto, modernizando processos e adotando uma postura mais responsável. Nesse sentido, o uso da Certificação Digital, como destacado, pode contribuir bastante com as empresas, eliminando o desperdício de materiais e viabilizando o uso de métodos mais sustentáveis na gestão de documentos, contratos etc.

Então, gostou deste artigo? Quer aproveitar esse e outros muitos benefícios trazidos pelo uso do Certificado Digital na realidade das empresas? Entre em contato conosco e conheça as soluções Infoco Digital!