fbpx

Tempo de leitura: 10 minutos

Objetivos e metas na contabilidade: Saiba mais

Assim como acontece em todas as empresas espalhadas pelo país, o contador que trabalha em um escritório ou como autônomo, também precisa estabelecer um bom plano de negócios se quiser crescer no mercado. Contar com um planejamento eficiente, definindo objetivos e metas para o seu escritório contábil, é um passo fundamental para que você alcance o próximo nível em seu escritório.

Ebook: Passo a passo para fazer a proposta de serviços contábeis 

Você conseguirá alcançar o seu propósito na contabilidade a partir do momento que tornar o seu objetivo mais claro e real, adotando um plano de ação para a sua marca. 

Os escritórios que não sabem quais são os seus reais objetivos e metas correm o risco de não chegar a lugar nenhum. Além disso, a falta de uma definição pode levar o seu negócio até a falência.

De acordo com o estudo “Causa Mortis: O sucesso e o fracasso das empresas nos primeiros 5 anos”, desenvolvido pelo Sebrae, que entrevistou 1.829 empreendedores que fecharam suas empresas, 55% das pessoas não tinham desenvolvido um plano de negócio.

Empreendedorismo Digital para contadores

Através de um bom plano de negócio, o contador conseguirá entender, baseado em dados, alguns tópicos interessantes. Veja alguns exemplos:

A partir disso, será possível estabelecer objetivos e metas realistas.

Confira agora o conteúdo que a Infoco preparou para você, contador, sobre como definir os objetivos e metas no ramo da contabilidade. Vamos lá!? Boa leitura.

O que são objetivos e metas na contabilidade

A definição de objetivos e metas é extremamente importante para um escritório de contabilidade, contudo, você seria capaz de falar sobre a diferença que existe entre eles? Existem várias pessoas que acham que as duas palavras são idênticas, porém você verá que não é bem assim.

Ao estabelecer um objetivo, você irá traçar e ter um ponto de chegada. Ou seja, isso funciona como uma espécie de sonho, que é aquilo que você deseja realizar e está alinhado ao seu propósito. Quer ver alguns exemplos de objetivos no setor da contabilidade? Confira a seguir.

A contabilidade consultiva possui vários benefícios para os contadores e para as empresas. Em um cenário de transformação digital, oferecer soluções voltadas para o aspecto estratégico, indo além da captação de dados, é essencial para o sucesso de qualquer escritório.

Confira alguns benefícios da contabilidade consultiva, que podem ser notados por clientes e contadores:

O que é contabilidade consultiva?

Traçando a sua meta, você irá quantificar o seu objetivo, determinando como e quando você irá o alcançar. Vale destacar que, em geral, as metas são mais específicas que os objetivos. É possível que você estabeleça algumas metas para traçar e alcançar o objetivo de se especializar e possa atuar na contabilidade consultiva, entre elas:

Antes de estipular as metas, será necessário focar no destino. Para que isso aconteça, o contador deverá sempre se perguntar o que ele realmente deseja atingir, qual é o retorno financeiro esperado e quais são as ações necessárias para que o objetivo seja alcançado. Caso ainda possua dúvidas quanto a isso, o profissional poderá contar com a ajuda do Key Results (resultados-chave), que é um conjunto de duas a cinco métricas que conseguem comprovar se o objetivo está sendo alcançado.

Destacamos que os Key Results podem ser facilmente explicados com o intuito de fazer o site do escritório de contabilidade crescer. São alguns exemplos de resultados-chave:

Ebook: Marketing Contábil – Redes Sociais para contadores

Vantagens de definir metas e objetivos na contabilidade

O objetivo de um escritório pode ser considerado exatamente aquilo que ele deseja conquistar em um determinado período que venha ser estipulado no plano de negócios.

Enquanto isso, as metas podem ser consideradas os caminhos que o escritório deverá trilhar para chegar ao objetivo estipulado. 

Tanto um quanto o outro podem trazer vários benefícios para um escritório contábil, confira eles:

Ebook: Redes Sociais para contabilidade

Aumenta a produtividade da equipe

A partir do momento que os colaboradores têm a noção de onde o escritório deseja chegar, eles passam a ter o conhecimento sobre qual será o real papel de cada um para que o objetivo possa ser alcançado.

Com isso, existirá uma maior transparência entre os colaboradores e o escritório, possibilitando um relacionamento mais confiável e promovendo o engajamento da equipe.

Auxilia na tomada de decisão estratégica

Como já alertamos aqui, para poder ser alcançado, todo objetivo precisa de metas. As metas são essenciais uma vez que podem ser medidas por meio de dados. Afinal, como todo contador já sabe, os dados representam poder. Lembre-se que eles apresentam informações que são capazes de direcionar um escritório para o melhor caminho.

Permite identificar falhas e corrigi-las

Após analisar as metas, o contador poderá compreender se o escritório está seguindo rumo ao caminho certo para poder atingir seus objetivos.

Por exemplo, a análise, é capaz de antecipar os erros e corrigi-los da maneira mais rápida para que não haja nenhum tipo de prejuízo no prazo definido para o objetivo.

Como definir objetivos e metas na contabilidade?

Mesmo a definição dos objetivos e das metas parecendo uma coisa simples, existem alguns detalhes que precisam ser levados em consideração para que o planejamento possa ser eficiente a médio e longo prazo. Confira!

Ebook: Jornada para contadores iniciantes 

Avaliação

Quando falamos em atingir objetivos e metas, a contabilidade digital pode ser uma excelente aliada do contador. E isso é fácil de explicar, afinal, atualmente temos vários softwares desenvolvidos para controlar o faturamento do escritório, por exemplo. Isso faz com que o contador possa ter uma visão mais clara e objetiva das contas que tem para pagar e receber.

Também existem outras soluções tecnológicas capazes de ajudar o profissional contábil a realizar a cobrança dos honorários com mais precisão. Essas soluções serão fundamentais para a obtenção de uma avaliação mais segura, através de dados, e que possibilitará atingir algumas metas.

Como um escritório de contabilidade pode se adaptar à Transformação Digital

Metas

As metas de um escritório contábil nada mais são do que os caminhos que precisam ser trilhados para chegar ao objetivo final. Resumindo, se o seu escritório almeja obter um faturamento de R$ 80 mil no ano de 2022, será preciso que você aumente a sua cartela de clientes.

Estabeleça como uma meta a quantidade de novos clientes que o seu escritório terá que capturar por mês para poder atingir o objetivo anual que foi estipulado.

Objetivos

No momento de definição de um objetivo é fundamental ser o mais preciso possível. Sendo assim, não basta apenas definir algo do tipo “quero que meu escritório seja um sucesso”.

É preciso definir o que é sucesso com base em números, por exemplo: Qual faturamento deseja obter, em quanto quer aumentar o volume da cartela de cliente, e por aí vai.

Dicas para alinhar as obrigações tributárias com os clientes 

Execução

Após ter o seu objetivo em vista, será preciso definir um plano de ação para atingir as metas consideradas necessárias. 

Aqui, podemos citar alguns exemplos para afirmar que o seu escritório poderia executar as metas necessárias, veja alguns:

Como fazer um bom plano de Marketing Contábil para empresas?

Indicadores 

Para poder compreender se as estratégias que estão sendo colocadas em prática realmente são suficientes, será necessário definir os indicadores. São eles quem vão permitir que você tenha o controle dos avanços ou retrocessos das metas.

Podemos afirmar que o indicador utilizado representa o número de novos clientes. Lembramos que o indicador dependerá da sua meta.

Importância de definir objetivos e metas na contabilidade

Antes de qualquer coisa, saiba que definir os objetivos e metas é de extrema importância para o contador e para a equipe. Defina um ponto de chegada, isso será o primeiro passo para conseguir traçar ações. Para aqueles profissionais que ainda não possuem direção, qualquer uma vale. Contudo, saiba que em se tratando de um mundo corporativo isso não leva a lugar algum.

Todo profissional precisa ter seus próprios sonhos e propósitos, além de definir os seus próprios objetivos e metas para alcançá-los. Isso fará com que todos os colaboradores do seu escritório possam realizar suas atividades diárias. No entanto, é preciso saber que não é somente dar propósito às ações e a próxima existência humana.

Confira alguns dos principais motivos para definir os objetivos e metas do escritório contábil.

Ebook: Tendências da contabilidade para 2022

Por que o planejamento estratégico depende dessa definição?

O planejamento estratégico de um escritório de contabilidade é definido no começo de suas atividades, contudo, constantemente ele passa por uma revisão. Lembre-se que ele possui um plano de ação com objetivos que, após serem alcançados, serão abertos espaço para novos sonhos. O contador precisa ter em mente que essa ferramenta é fundamental para a gestão de um negócio, além de evitar muitos problemas e conduzir as ações do escritório.

Em momentos de crise econômica, é “normal” que a gente veja o número de negócios fechando em vários tipos de segmentos.  No entanto, em tempos considerados “normais” o número também é bastante significativo, e muito disso se deve a falta de um bom planejamento. Temos alguns casos onde isso significa a falta de objetivos e metas (tema do nosso conteúdo). Sendo assim, podemos dizer que não existe um ponto de chegada para o qual vão ser traçadas ações.

Mas o que acontece caso o contador queira definir objetivos e metas e incluí-las em seu planejamento? Ao fazer isso, a atuação do profissional será muito mais dinâmica e direcionada, aumentando ainda mais a qualidade das ações de seus profissionais. Afinal, as chances de chegar aos destinos fixados vão ser bem maiores. Com isso, o contador poderá avaliar e acompanhar a caminhada do negócio, corrigindo rotas caso seja necessário.

Não é muito difícil vermos empresários contábeis traçando alguns de seus objetivos “maiores do que as próprias pernas”. Contudo, o erro poderá ser detectado logo no início, caso exista um bom planejamento, avaliação e controle do planejamento. Assim, será possível atuar o quanto antes para adaptá-lo e ajustá-lo. 

Lembre-se que os ajustes no momento do planejamento estratégico são sempre necessários, uma vez que a definição de objetivos e metas é uma coisa que acontece constantemente. Da mesma forma, esse ajuste também poderá acontecer diante das inovações e mudanças de ambiente e de mercado.

Contador, você já sabe como o lucro de um escritório contábil é definido? Clique no link a seguir e confira o material da Infoco.

Como definir uma margem de lucro ideal para contabilidade

Por que o desempenho dos profissionais depende de objetivos e metas?

No momento de definição dos objetivos e metas, o contador também terá que realizar um bom plano de ação, que nada mais é do que parte do planejamento estratégico. No plano, os profissionais do escritório vão ter que saber exatamente quais ações devem ser tomadas e qual será o prazo para que eles consigam alcançar seus objetivos.

O momento de definição também é considerado de extrema importância no momento de mensurar  a produtividade e o desempenho do escritório contábil e dos colaboradores. Contudo, não se esqueça que a definição de objetivos e metas é parte fundamental do processo de motivação da sua equipe. Um profissional poderá cumprir as metas de maneira assertiva desde que esteja motivado e direcionado unicamente para isso.

Como começar a trabalhar com contabilidade?

Estabeleça algumas ações internas dentro do seu escritório, como por exemplo, recompensas. Com isso, sua equipe estará mais motivada para gerar resultados positivos, além de gerar uma maior lucratividade para o escritório contábil.

Modernizar meu escritório de contabilidade gera aumento nos lucros?

A partir do momento que o gestor consegue definir os objetivos e metas de uma forma mais clara para a sua equipe, o profissional poderá demandar prazos e resultados com precisão e transparência. Afinal, após a definição, tudo estará bem desenhado para os contadores, com bases sólidas, autorizando a cobrança de resultados. Contudo, é sempre bom lembrar que os prazos precisam ser realistas, bem como as cobranças. Tenha em mente que uma mudança vazia e extrema não serve de nada.

No mesmo sentido, o gestor poderá usufruir dos benefícios após definir os objetivos e metas. Por conseguir uma direção fixa, irá ocorrer uma maior produtividade e engajamento dos profissionais com o trabalho e suas atividades do dia a dia. Isso ocorre porque eles sabem exatamente quais são as expectativas por parte do gestor, com isso, será possível atuar com mais discernimento e mais segurança em suas ações para poder alcançar aquilo que está estabelecido.  

De uma forma resumida, quanto mais claras e estratégicas forem as metas, mais elas serão aliadas da produtividade, do engajamento dos profissionais, da motivação, principalmente se vier o reconhecimento vindo do gestor. Para finalizar, lembre-se que quando isso acontece, mais a equipe permanecerá unida, uma vez que os resultados em suas ações são coletivas.

Proposta Contábil: Como elaborar uma boa proposta?

Por que os objetivos e metas permitem a avaliação do negócio?

Contador, você seria capaz de medir os resultados do seu escritório de contabilidade? Possui o hábito de reavaliar o planejamento estratégico constantemente? Então ligue o sinal de alerta imediatamente! Pois se isso não estiver acontecendo, significa que a tarefa de definir os objetivos e metas não foi bem realizada.

Antes de mais nada, saiba que as metas não são definitivas! Quando se traça um objetivo, a partir daquele momento, você irá estabelecer as melhores ações e os prazos para atingi-lo considerando aquele contexto. Contudo, de uma hora pra outra surge uma inovação ou uma mudança na legislação que irá alterar a forma da atividade econômica.

Com tantas mudanças que podem acontecer nos aspectos externos e/ou internos, o contador precisará reavaliar suas metas para ter certeza que estão caminhando para o destino corretamente. Para conseguir analisar a efetividade da caminhada, o profissional deverá contar com um cronograma de acompanhamento e controle. Não basta somente definir objetivos e metas, é necessário acompanhar as métricas de resultado.

Caso as coisas não estejam saindo conforme o esperado, procure buscar por novas direções. Algumas metas específicas e realistas podem ser fáceis de mensurar e podem sofrer menos alterações. Sendo assim, estabeleça seu próprio plano de metas, mas nunca se esqueça da maneira de como medir os resultados, criar recompensas e determinar prazos.

O que você precisa saber para aprender a vender contabilidade  

Metas comuns de um escritório contábil

Os escritórios contábeis possuem suas próprias metas, cada um com seu cada qual, tudo vai depender do estágio de crescimento e objetivos a se alcançar. Para isso, será necessário avaliar o atual cenário do mercado, além de tudo aquilo que acontece externamente, tudo é importante. Contudo, saiba que as metas costumam ser bastante recorrentes neste segmento.

Veja um exemplo: “Como reduzir os custos em 25% até o fim do primeiro semestre?”

Aqui, temos um exemplo de uma meta importante que possui todos os indicativos que precisamos. Afinal, ela é atingível, específica e conta com um prazo determinado. Algumas maneiras para colocar isso em prática são:

Dessa maneira, você encontrará todas as variações possíveis para poder aplicar as mudanças necessárias, além de alcançar sua meta no tempo estabelecido. 

Confira alguns objetivos que são bastante comuns em se tratando de escritórios de contabilidade:

Lembrando que esses objetivos já foram citados ao longo do texto, mas é sempre bom ressaltar para refrescar a memória do profissional contábil. 

4 técnicas de aquisição e retenção de clientes para contadores

Aprenda a definir metas e objetivos para o seu escritório contábil na prática

Vamos recapitular alguns pontos importantes:

Conheça melhor o seu próprio negócio

O contador é capaz de identificar os pontos de oportunidade e os pontos de falhas do seu negócio. No entanto, muitas vezes isso acaba sendo ignorado, uma vez que os gestores dos próprios escritórios ficam acomodados e acabam não procurando as devidas soluções para corrigir ou inovar, já que não sabem quais são as suas metas e ainda não definiram o objetivo.

Otimize o seu fluxo de trabalho

Todo tipo de escritório possui o seu processo produtivo. E a melhor maneira de alcançar essas metas e objetivos é deixando o seu fluxo de trabalho mais eficiente e inteligente. Isso também irá colaborar para a disciplina e alinhamento da sua equipe.

Gestão inteligente: O que é e como aplicar