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Erros em contabilidades: Saiba mais
Contador, você já cometeu algum tipo de erro em seu escritório contábil? Se a resposta for não, saiba que infelizmente, esse dia ainda vai chegar. Nenhum profissional gosta de errar e cometer falhas em seu negócio, contudo, isso faz parte do processo de crescimento tanto pessoal quanto profissional.
Assim como em qualquer outro campo de conhecimento, na contabilidade, o processo não é diferente, uma hora ou outra o erro chegará até o seu escritório. Se você é um profissional contábil jovem e inexperiente, saiba que as suas chances aumentam ainda mais.
A partir do momento que você conhecer os erros contábeis, ficará mais fácil se precaver e não voltar a cometê-los no futuro. Junte a sua organização com a experiência no setor (mesmo que teórica) e se prepare de uma maneira mais capacitada para oferecer um serviço mais qualificado para os clientes do seu escritório.
Certamente você já ouviu falar sobre alguns erros contábeis que são cometidos por um escritório de contabilidade, como por exemplo:
- Escriturações fiscais com falhas na entrega;
- Falha na emissão e consulta de Notas;
- Ignorar a tecnologia;
- Lançamentos e conciliações acumulados;
- Não alinhar prazos e necessidades com seus clientes;
- Não conhecer o seu cliente;
- Não utilizar relatórios contábeis para auxiliar no setor financeiro;
- entre outros
Erros e acertos no momento de precificar serviços em contabilidade
No entanto, hoje não vamos falar sobre esses erros que você já está acostumado a ver. No conteúdo de hoje, a Infoco irá te mostrar os principais erros que são cometidos pelas contabilidades que NÃO possuem objetivos e metas bem definidos. Vamos lá!? Boa leitura.
Erros em contabilidades: Definir objetivos e metas inatingíveis
É considerado um erro gravíssimo nas contabilidades, quando o contador estipula objetivos e metas que são impossíveis de serem alcançadas. Ao fazer isso, o profissional só irá causar frustração para a sua equipe, que ao perceberem que não atingiram a determinação estabelecida, vão se sentir desmotivados para a realização das próximas atividades.
Segundo o método SMART, idealizado por George Doran no artigo “There’s a S.M.A.R.T. Way to Write Management’s Goals and Objectives”, a tarefa é até simples de se resolver. Para isso, será necessário a definição de objetivos e metas como método utilizado. Confira os exemplos citados no artigo:
- Attainable (alcançável): suas metas podem, sim, ser desafiadoras, mas sempre realistas. Metas inatingíveis não trazem benefícios;
- Mensurable (mensurável): sua meta deve ser quantificada de alguma maneira (quantidades, valores, percentuais etc.), o que também auxilia na hora de avaliá-la;
- Relevant (relevante): sua meta deve ser relevante e contribuir diretamente para alcançar o objetivo final, caso contrário ela não servirá de nada. Enxergue o contexto de seu negócio e veja se ela é realmente relevante;
- Specific (específica): você deve estabelecer uma meta de forma clara, com ações precisas, para que não haja dúvidas;
- Time-Based (temporal): ter uma data limite para a meta se realizar é fundamental para que as ações da equipe e do gestor tragam resultados;
Antes de continuarmos a leitura, que tal conferir um material completo, com tudo aquilo que você precisa saber sobre a definição de objetivos e metas na contabilidade? Clique no link a seguir e confira o guia que a Infoco preparou com todo carinho para você.
Como definir objetivos e metas na contabilidade
Erros em contabilidades: Definir objetivos e metas inatingíveis Não envolver todas as lideranças
Boas contabilidades precisam contar com:
- Um bom departamento de marketing;
- Um setor de Recursos Humanos;
- Um bom setor administrativo;
Independentemente do tamanho do escritório, existem profissionais responsáveis pelas mais diversas tarefas da gestão contábil. Vamos considerar todos esses como os líderes do seu negócio.
No momento de definir os objetivos e metas do seu escritório, nunca deixe os “líderes” de fora. Isso se deve porque cada um dos setores destacados, vão ter que fixar suas próprias metas e as metas compartilhadas, com o acréscimo de que todas elas vão estar alinhadas com a missão e a visão do negócio. Para cada tipo de meta, existirá um responsável, que irá atribuir ações à sua equipe. Caso o contador deixe as lideranças de fora, existirá uma grande chance do seu negócio estacionar por motivos de ineficiência.
Por que é importante definir objetivos e metas na contabilidade?
Definir objetivos e metas inatingíveis Desconsiderar a curva de maturidade do seu escritório contábil
Se você perguntar para um profissional contábil que seja apaixonado pelo seu escritório, se aquilo que ele faz é bom, certamente ele responderá que sim. A própria paixão pela ciência da riqueza o fará abrir o seu próprio escritório. No entanto, tome bastante cuidado e não caia no erro de achar que estará sempre preparado para novos desafios, dê sempre um passo de cada vez.
Normalmente, o erro acaba aparecendo no momento da definição de objetivos e metas. Confira alguns dos principais erros cometidos:
- Diversos gestores não se questionam se determinado crescimento será possível no prazo estabelecido;
- Já outros gestores, acabam até desconsiderando o mercado e o próprio negócio, que pode não estar preparado para absorver uma grande demanda no momento;
De uma forma resumida, saiba que é um erro crucial, definir os seus objetivos e metas que desconsideram a curva de maturidade do escritório contábil. Isso não significa que suas metas não devem ser ambiciosas e arrojadas, elas não só podem, como devem ser. Contudo, seja ela qual for, será preciso que ela seja coerente com o momento em que o seu negócio está. Nunca dê um passo maior do que você pode.
Ebook: Como agregar valor aos serviços contábeis
Você sabe como testar a maturidade do seu escritório? Bom, se você pensa que o seu negócio contábil possui maturidade simplesmente porque possui anos de experiência e um grande faturamento, saiba que você está errado.
Para ser considerado maduro, o seu escritório precisa:
- Compreender o mercado, e suas constantes mudanças e atualizações;
- Utilizar corretamente as informações da sua área para poder crescer externamente e internamente;
- Ser autoridade em seu nicho de atuação, sendo considerado uma referência até mesmo pelos seus concorrentes;
Tudo isso irá envolver a capacidade do seu escritório contábil, de se envolver e se destacar no mercado para lidar com os desafios e mudanças. Caso você perceba que o seu escritório ainda não atingiu esse estágio, procure repensar as suas ações no momento de definir os objetivos e as metas.
Ebook: Estratégias definitivas para aumentar a renda em sua contabilidade