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Se tem uma coisa (em comum) que todo profissional contábil possui com o seu colega de profissão, é o desafio que cada um deles enfrenta para gerar valor aos olhos de seus clientes. Acredite se quiser, mas existem muitas empresas e organizações que enxergam o profissional contábil como um “criador de despesas”. Sendo assim, é muito importante buscar e solucionar estratégias com o intuito de educar o cliente contábil e fazê-lo entender a importância do papel de um contador.

Como avaliar a satisfação dos clientes na contabilidade?

Antes de qualquer coisa, lembre-se que o contador deve vender valor e não preço. O profissional precisa apresentar os seus diferenciais para comprovar o seu valor. Preço não tem nada a ver com valor, e valor não tem nada a ver com obrigatoriedade! 

Um contador pode ter diferentes tipos de clientes em sua contabilidade. É função do profissional identificar cada um deles e saber lidar com todos. Dessa maneira, será possível otimizar o atendimento e garantir a satisfação de todos. Com isso, o seu cliente irá entender o seu verdadeiro papel como contador.

O contador que entende as necessidades do cliente, antecipa a resolução de problemas e se preocupa em oferecer soluções, já possui diferenciais e estará um passo à frente de seus concorrentes.

Cliente e contador precisam ter em mente que existindo uma parceria entre ambos, existirá muito mais sucesso na comparação com os lugares onde se encontram apenas executores de processo.

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Confira agora o conteúdo que a Infoco preparou com todo carinho para você, e veja como estreitar a sua relação com o cliente e aprenda a demonstrar a importância do seu papel como contador. Vamos lá!? Boa leitura.

Por que é importante que o contador eduque o cliente contábil?

Para que um contador possa realizar um bom serviço contábil é fundamental que os clientes passem as informações da melhor maneira possível. Sendo assim, podemos dizer que se o cliente não compreender como funciona e qual é a importância da contabilidade, dificilmente haverá um comprometimento entre as partes.

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Aumenta a taxa de retenção

Caso o cliente não esteja entendendo a importância da parceria com um profissional contábil e passar a reclamar de algumas exigências, automaticamente ele irá procurar outro contador. Tenha em mente que o mercado está cada vez mais competitivo, em qualquer esquina é possível encontrar um profissional de contabilidade, a principal diferença estará nos preços. Atualmente, existem contadores cobrando valores extremamente baixos para a prestação de serviços.

No entanto, como você já viu aqui, um bom contador precisa vender valor e não preço. A partir do momento que você consegue educar o seu cliente, ele passará a reconhecer a representatividade de um serviço prestado com qualidade. E o principal, o cliente não será iludido por falsas promessas de bons serviços prestados a baixo custo.

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Melhorar o relacionamento entre ambos

Se por algum motivo o cliente não entender aquilo que o contador faz, ela passará a enxergar o trabalho do profissional de contabilidade de uma forma negativa e irá considerar que a sua contratação não passa de uma mera despesa. Por exemplo, ele poderá realizar a entrega das obrigações contábeis para o profissional de uma maneira negligente, o que acabará criando um clima totalmente desagradável. 

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Além disso, também existem outras situações, como por exemplo a falta de conhecimento que um cliente pode ter sobre os temas contábeis. É possível até mesmo que o cliente cometa algum erro e acabe jogando a responsabilidade para o contador. É muito importante que o profissional esteja sempre atento, lembre-se que um cliente insatisfeito pode gerar um estrago muito grande, colocando a reputação do profissional em jogo.

Contudo, por outro lado, quando o cliente entende e valoriza o trabalho do contador, é bem provável que vocês estabeleçam uma contribuição recíproca. Afinal, o primeiro passo para estabelecer uma relação duradoura e produtiva é o reconhecimento do papel para a saúde financeira , legal e contábil de uma empresa.

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Otimização de tempo

Procedimentos realizados de maneira equivocada, documentos perdidos ou não gerados, são somente alguns dos problemas que podem causar atraso, perda de tempo e retrabalho.

No entanto, quando o cliente sabe exatamente aquilo que deve fazer, e o motivo disso tudo, as coisas vão acontecer dentro do prazo que foi estabelecido, sem qualquer tipo de contratempo. Para isso, será necessário que você eduque o seu cliente.

Como facilitar a rotina do contador?

Contador: Tenha uma boa rotina administrativa

Para que o seu cliente possa confiar e entender cada vez mais aquilo que você faz, é preciso que a sua rotina administrativa seja muito bem organizada e estabelecida. 

O bom relacionamento com clientes possui relação direta com a qualidade dos serviços prestados. Em um escritório contábil, essa realidade não é diferente e os clientes são tão exigentes quanto em qualquer outro tipo de segmento. 

Para garantir a qualidade dos serviços contábeis que o seu escritório oferece, é importante que o contador mantenha uma rotina administrativa. Todo o processo envolve alguns elementos, como por exemplo:

Caso a rotina administrativa do seu escritório contábil não for mantida, além de correr o risco de comprometer os negócios dos seus clientes, o profissional também poderá perder a confiança que seus parceiros possuem em seu serviço, resultando em uma maior dificuldade de retenção de clientes. É essencial que o profissional contábil esteja com a casa em perfeita condições para poder oferecer o melhor serviço contábil.

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Dicas para que um contador possa ajudar o seu cliente

No atual cenário contábil, o profissional possui um papel de extrema importância, já que é considerado por várias pessoas o “médico” das empresas. Só ele é capaz de detectar os problemas e encontrar as melhores soluções diante da situação. 

Lembre-se que só o contador possui amplo conhecimento sobre as obrigações acessórias, gestão financeira, legislação trabalhista e outras coisas relacionadas a uma empresa.

Veja como um contador pode ajudar o seu cliente: