fbpx

Tempo de leitura: 4 minutos

Trabalhador PJ: Saiba mais

Atualmente, no mundo corporativo, podemos notar que existem vários modelos de admissão de um funcionário, sendo um deles, a contratação de uma Pessoa Jurídica. Vale ressaltar que esse tipo de contrato conta com regras ditas de uma empresa para uma outra instituição, ou seja, o profissional PJ.

Quais são os tipos de CNPJ existentes?

Dessa maneira, esse contratado não poderá contar com nenhum modelo de vínculo empregatício, resumindo:

O cidadão quando contratado como PJ, não possui os direitos aos benefícios de um contratado CLT. No entanto, uma grande vantagem é que ele não sofre com os descontos que comprometem uma parte de seu salário.

CLT ou PJ? O que vale mais a pena?

A contratação de um PJ é um tema que vem ganhando muito destaque no setor corporativo. Isso se deve ao fato de que esse modelo de contrato consegue proporcionar benefícios para a empresa, e para a parte contratada.

Esse formato de contratação é muito vantajoso para uma empresa, na comparação com a modalidade CLT, uma vez que enxuga os custos e gera mais produtividade. Além disso, o Recursos Humanos (RH) não se preocupa com certas demandas, como por exemplo, fazer o controle de ponto de profissionais PJs e outras rotinas inerentes ao modelo de trabalho via CLT.

Tudo que você precisa saber sobre PJ – Para empresas e empregado

O que é a contratação do trabalhador PJ?

É o estabelecimento da forma de contratação de um trabalhador como uma Pessoa Jurídica (PJ). Veja bem: o contrato é realizado entre um profissional, que tenha uma empresa aberta, como é o caso do MEI, por exemplo, e a empresa onde ele prestará o serviço. Sendo assim, o contrato PJ não possui vínculo empregatício, como no caso da CLT, por exemplo.

Portanto, quando uma empresa necessita de um profissional em uma certa área, ela poderá realizar a contratação de um prestador de serviço no formato PJ. Em outras palavras, a instituição contará com a execução das atividades que necessita dentro desse requisito, para isso, o profissional receberá seus honorários pelo seu trabalho em forma de prestação de serviço.

Antes de conferir quais são os benefícios que um trabalhador PJ possui assegurado, que tal conferir um guia completo com tudo aquilo que você precisa saber para abrir o seu Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica?  Clique no link a seguir e veja:

O que você precisa saber para abrir um CNPJ

Quais são os benefícios obrigatórios por lei para o trabalhador PJ?

Como já falamos aqui na Infoco, o regime da contratação CLT dispõe de alguns benefícios para os trabalhadores, como: décimo terceiro salário, férias remuneradas, fundo de garantia, seguro-desemprego, etc.

Tudo que você precisa saber sobre o CLT – Para empresas e empregados

No entanto, os benefícios considerados obrigatórios por lei para o PJ são diferentes. Isso porque esse sistema de contratação, carga horária e os impostos que são pagos podem variar de acordo com cada tipo de empresa.

A contratação de uma Pessoa Jurídica (PJ) não possui uma relação trabalhista, resumindo, ela é uma negociação com um prestador de serviço. Sendo assim, não possui os direitos de benefícios dos trabalhadores CLT. O único tipo de encargo pago pela empresa à pessoa jurídica é referente ao INSS descontado de cada nota de serviço prestado.

O que é o INSS? Tudo que você precisa saber sobre o tema

O PJ possui uma vantagem em seu regime trabalhista, que é a garantia de maior autonomia para poder exercer suas atividades, além disso, ele também pode ficar a vontade para prestar serviços em outras empresas e não se preocupar com um horário fixo.

Porém, ressaltamos a importância do firmamento de um contrato que possa documentar as obrigações da empresa e do profissional autônomo. Fazendo isso, a relação de trabalho ficará protegida, evitando futuros problemas para ambas as partes.

Como ser PJ para prestar serviços? 

Importância de oferecer benefícios para um PJ

Como você acompanhou, mesmo que os benefícios para uma Pessoa Jurídica (PJ) não sejam obrigatórios, proporcionar algumas vantagens para o colaborador autônomo pode ser uma estratégia bastante eficaz no momento de atração de talentos. Afinal, uma empresa que oferece benefícios que vão além do salário consegue atrair profissionais de grande potencial.

Após realizar a  contratação de uma Pessoa Jurídica, a empresa terá a possibilidade de oferecer remunerações mais atraentes, tendo em vista que os custos com os tributos serão menores. Receber benefícios vantajosos também aumenta a produtividade do trabalho do profissional PJ. Veja bem: caso a pessoa se sinta valorizada, ela ampliará a eficácia nas tarefas diárias e a satisfação com a organização. 

Vale a pena ser PJ?

Vale ressaltar que nesse contexto, uma boa gestão de pessoas é essencial. Afinal, contar com uma boa estratégia de benefícios condizentes aos colaboradores PJ ajuda a reduzir os gastos da empresa com algumas taxas e alguns tributos. No entanto, o contratado poderá usufruir de incentivos que vão além da sua remuneração e terá ainda mais motivação para seguir oferecendo serviços à determinada empresa.

Quais benefícios uma empresa pode oferecer para colaboradores PJ

Como falamos aqui, o PJ não utiliza as mesmas regras da CLT. No entanto, isso não significa que a empresa não possa disponibilizar alguns de seus benefícios para os seus colaboradores.

PJ: Veja algumas dicas para reduzir os custos de impostos da sua empresa

São várias as opções disponíveis para a realização do complemento da folha de pagamento do profissional autônomo. Confira algumas delas:

Contudo, vale ressaltar que antes de tomar essa iniciativa, a empresa deverá fazer um planejamento em seu departamento para poder calcular os custos necessários antes da definição dos benefícios oferecidos. 

Aposentadoria para CLT, PJ e MEI