fbpx

Tempo de leitura: 3 minutos

Qual empreendedor não sonha em ter mais autonomia durante o seu dia a dia, ter uma carga tributária menor e alcançar mais oportunidades para o seu negócio? Tudo isso é possível quando você se torna uma Pessoa Jurídica (PJ), ou seja, quando abre sua própria empresa.

Com o auxílio da contabilidade online, agora é possível ter o seu próprio CNPJ e cuidar das suas obrigações de uma maneira mais fácil e com menos investimento do que em tempos anteriores.

Contabilidade online vale a pena?

De uma maneira resumida, com o Simples Nacional, o PJ paga 9,3% em impostos. Sendo que deste valor, temos 6% do Simples (DARF única com impostos) e 3,3% do INSS. Já no Lucro Presumido, com o faturamento de até R$ 187.500,00 por trimestre, os impostos são os seguintes: 11,33% da parte federal, mais o ISS, que varia de 2% a 5%.

Ebook: Tudo sobre Regimes Tributários

No entanto, existem algumas técnicas que o empreendedor já possui, além de estratégias permitidas pela própria legislação fiscal, que podem te ajudar a reduzir a sua carga tributária. E é sobre isso que a Infoco vai falar no conteúdo de hoje. Vamos lá!? Boa leitura.

Planejamento tributário

Antes de mais nada, tenha em mente que o primeiro passo que você deve dar para reduzir os custos com impostos, é a realização de um bom planejamento tributário. Para que isso aconteça, será necessário levar em conta alguns aspectos, como por exemplo:

O planejamento tributário nada mais é do que um tipo de “checklist” com todas as suas obrigações fiscais. Tenha um bom conhecimento do seu mercado e da sua realidade profissional, afinal, tudo isso irá impactar no volume de impostos que você terá que pagar. 

Organize os seus documentos

Uma empresa “desorganizada” costuma ter uma fama de atrasar os seus pagamentos. Esse tipo de situação impossibilita a ação de redução de custos, uma vez que acréscimos e multas podem se acumular a todo momento. 

Além disso, é bom lembrar que o descuido com os pagamentos pode ser classificado como um tipo de sonegação fiscal. A partir disso, o seu CNPJ poderá ser processado junto à Vara da Fazenda Pública.

O Governo possui um programa denominado “Refis”, que pode ser utilizado para a realização de consulta de dívidas, etc. O programa é destinado para a regularização de débitos através de parcelamentos.

Pague todos os impostos da sua empresa em dia e evite futuros aborrecimentos e dores de cabeça para o seu negócio.

O que são as obrigações tributárias e acessórias

Torne seus processos eficientes e seguros

Outra dica simples para que o PJ possa pagar menos impostos, mas que muitos ainda acabam esquecendo, é a de “criação de uma rotina de processos eficiente e segura” que precisa ser seguida com relação aos tributos, obrigações fiscais, tributárias, além de outros detalhes da sua relação com a Receita.

Quando você resolve adotar o modelo PJ, para exercer suas atividades, tenha em mente que independentemente do tamanho da sua empresa (grande, média ou pequena), será necessário ficar de olho e providenciar todas as providências legais exigidas.

Ao realizar esse acompanhamento, você poderá se organizar de uma maneira mais fácil e não irá perder tempo com processos “desnecessários”. 

Tudo que você precisa saber sobre PJ – Para empresas e empregado

Esteja sempre atento ao calendário tributário e fiscal

Para finalizar, lembramos que o empreendedor precisa estar sempre atento ao calendário tributário e fiscal. Afinal, entra ano, sai ano, e é comum que mudanças aconteçam, principalmente naquilo que diz respeito às datas de pagamentos dos tributos. Além disso, também existe sempre a possibilidade do surgimento de uma nova obrigação, que pode ser exigida para todas as Pessoas Jurídicas. 

Com as dicas que apresentamos, será possível reduzir os custos da sua empresa, além de se manter em dia com o quadro legislativo vigente.