fbpx

Tempo de leitura: 4 minutos

Contador, antes de elaborar uma proposta contábil para o seu cliente, você seria capaz de definir como funciona o seu escritório? Ou até mesmo de responder algumas perguntas específicas, como por exemplo quais são as pessoas, e quais serviços o seu escritório presta?

Saiba que essas perguntas são essenciais, e que você deverá responder ao elaborar a sua proposta de serviços contábeis. Através delas, você será capaz de mostrar para o seu possível cliente, como o seu serviço poderá agregar valor a uma empresa.

Outro ponto importante que o contador precisa especificar em seu contrato, é o valor de seus honorários, bem como a validade da sua proposta. Deixe isso bem claro para que você não venha enfrentar futuros problemas com seus clientes.

Antes de continuarmos a leitura, você já viu o nosso conteúdo sobre a importância de uma boa proposta contábil? Clique no link a seguir e confira o conteúdo da Infoco.

A importância de uma boa proposta contábil

Agora que você já sabe algumas das perguntas que precisa saber antes de elaborar uma proposta contábil, e após a leitura do conteúdo a respeito da importância de uma boa proposta, confira o passo a passo que preparamos para você criar a sua proposta de serviços contábeis assertiva.

Proposta Contábil: Conheça o seu cliente

Conhecer o seu cliente é fundamental para que você saiba exatamente o que deve colocar na sua proposta. Marcar uma visita para bater um papo, é uma ótima iniciativa. Procure compreender o seu cliente, e escute aquilo que ele irá propor.

Por ser o primeiro contato oficial, no caso, a primeira reunião, é seu dever como contador valorizar esse diálogo ao máximo. Demonstre segurança e passe com clareza o seu serviço, procure utilizar as suas principais técnicas de vendas. E o principal, não tenha o foco principal no profissional ou nos serviços oferecidos, mas sim no problema do cliente.

Lembre-se que aqui, o principal objetivo é reunir o maior número de informações para elaborar uma proposta que atenda às necessidades do seu cliente. Por isso, siga o nosso passo a passo até o final, e se precisar, faça algumas alterações específicas em um contrato ou outro, caso seja necessário.

Ebook: A importância da contabilidade para o seu cliente

Proposta Contábil: Apresente o seu escritório de contabilidade

Um ponto importantíssimo na elaboração de uma proposta contábil, é a etapa onde o contador apresenta o seu escritório ao cliente. Afinal, o consumidor deseja contar com um bom serviço e quer sentir segurança no profissional. Ao contratar um contador, o cliente espera encontrar um profissional capacitado e que preste o serviço que ele espera.

Comece apresentando informações positivas para o seu cliente, como por exemplo o tempo que o seu escritório possui no mercado, qual é o seu nicho de atuação, seus principais serviços, a quantidade de clientes que você atende, a avaliação do seu escritório, etc. 

Caso não seja você, especificamente, que irá atender a pessoa que está te contratando, apresente a sua equipe para ele. É importante que o cliente saiba com quem ele terá contato após fechar uma parceria com o seu escritório. Informações como especialização, formação e tempo de mercado, vão servir como um diferencial.

Defina os prazos

Como já falamos aqui, estabelecer prazos em sua proposta contábil é fundamental para que você possa evitar futuros problemas com o cliente. Além disso, você estará sendo honesto com a outra parte envolvida, não prometendo nada daquilo que você não poderá cumprir. 

Lembre-se que um escritório contábil lida com vários tipos de documentos e obrigações já firmadas com outros clientes. Sendo assim, deixe tudo alinhado e definido com o seu contratante.

Se tratando de serviços contábeis recorrentes, não esqueça de estipular o prazo que o seu cliente terá para enviar os documentos necessários para a execução do serviço. 

Para finalizar, não esqueça de apresentar as vantagens que o seu escritório disponibiliza para os clientes, como por exemplo, informar quais arquivos podem ser enviados de maneira digital, sem a necessidade de papéis, etc. Todo mundo gosta de modernidade, em dias tão corridos contar com praticidade e agilidade podem fazer toda a diferença. Sendo assim, caso o seu escritório contábil utilize algum software de gestão, não deixe de comunicar e apresentar esse diferencial para o seu cliente.

Ebook: Transformação Digital para contabilidades

Apresente os serviços inclusos e não inclusos

Especifique em seu contrato os serviços que o seu escritório irá ofertar para o cliente. Não deixe de mencionar as áreas envolvidas, como contábil, fiscal, trabalhista, etc. Destaque de forma clara e objetiva o funcionamento de cada serviço.

Aqui, é importante se antecipar e ter a resposta para possíveis dúvidas que possam surgir. Como, por exemplo, se tiver que enviar um documento para o fisco, o seu escritório fará isso? E qual será o prazo?

No caso dos serviços não inclusos, também é importante que o contador especifique. Quer uma dica para não perder o cliente? Caso ele esteja buscando por algo que não esteja incluso no seu contrato, ofereça o serviço mediante uma contratação particular!

Ebook: Estratégias definitivas para aumentar a renda em sua contabilidade

Estabeleça o valor dos honorários contábeis

Antes de estabelecer o valor do seu serviço, considere alguns itens, como:

Em sua proposta contábil, deixe bem claro o valor dos seus honorários, bem como a forma de pagamento. Uma boa prática que pode ajudar o contador, é utilizar pacotes personalizados para diferentes perfis de público. Após isso, dentro da divisão inicial, apresente planos diferentes que incluem outros serviços e mais diferenciais. 

Lembre-se que o fator financeiro possui um GRANDE peso na escolha de um cliente. Portanto, ofereça planos mais simples com a possibilidade de migração para planos mais completos no futuro, essa é uma ótima técnica para atrair o público para o seu escritório.

Erros e acertos no momento de precificar serviços em contabilidade