fbpx

Tempo de leitura: 4 minutos

A forma como uma empresa é gerida é capaz de definir seu fracasso ou seu sucesso. Por isso, organizações em todo o mundo têm investido cada vez mais em estratégias hábeis para aumentar a eficiência e competitividade perante o mercado. Exemplo disso é a Gestão Inteligente, tema central deste conteúdo. 

Aqui você vai encontrar mais sobre a estratégia da Gestão Inteligente, como seu conceito, benefícios e dicas para aplicação no seu negócio

O que é gestão inteligente?

O conceito de Gestão Inteligente é baseado em uma estratégia que visa garantir que os líderes ou gestores da empresa sejam capazes de tomar decisões mais rápidas e assertivas. Dessa forma, o papel da Gestão Inteligente é justamente criar condições para que esse comportamento se torne possível dentro das organizações, independentemente do porte e segmento.

Seguindo essa tendência, tem-se o conceito de VUCA, que corresponde ao comportamento atual tanto do mercado como do consumidor, sendo compreendida por: volatility (volatilidade), uncertainty (incerteza), complexity (complexidade) e ambiguity (ambiguidade). Isso quer dizer que para uma empresa se manter relevante em um mundo tão instável, onde tudo muda rapidamente, é necessário que a sua gestão funcione com a mesma agilidade. 

Todos esses fatores colaboram para a construção de uma estratégia mais eficiente, que incentive o aumento da produtividade em equipe e, consequentemente, contribua para a boa saúde financeira do negócio

Qual a importância para as empresas?

Uma organização que preza pela gestão inteligente, carrega consigo características como agilidade, flexibilidade e criatividade. São empresas que desejam estar à frente de seu tempo e, por isso, aliam o planejamento estratégico à gestão de resultados e soluções inovadoras. 

E, para isso, nada melhor que usufruir da tecnologia para beneficiar os processos das empresas. Os softwares de automação, por exemplo, tem o poder de reduzir atividades manuais, diminuindo os erros e, ainda, permitindo que os funcionários tenham mais tempo para realizar outras tarefas também importantes. 

Dessa forma, a Gestão Inteligente corrobora para a construção de um ambiente mais harmônico, através da integração de processos que influenciam até mesmo no sucesso de vendas e fechamento de negócios. 

Como implementar a Gestão Inteligente na minha empresa e quais os benefícios?

Você deve estar pensando: “ok, mas como faço para aplicar isso na minha empresa e fazer com que a gestão seja mais eficiente?”.

Veja abaixo algumas orientações que podem ser colocadas em prática desde já.

Invista no armazenamento em nuvem

A tecnologia em nuvem armazena dados na Internet por meio de um provedor de computação na nuvem, que gerencia e opera o armazenamento físico de dados como serviço.

Entre seus benefícios, tem-se:

  1. Liberação de espaço na memória do computador;
  2. Redução de custos;
  3. Fácil acesso –– de qualquer lugar, a qualquer hora;
  4. Organização dos dados;
  5. Segurança.

Utilize um bom ERP

Um sistema de gestão comercial online, ou ERP, é um software inteligente capaz de integrar todos os dados de uma empresa em um único sistema, por meio do monitoramento de todas as transações realizadas, de modo simples, intuitivo e de fácil acesso. Seu objetivo é facilitar o dia a dia do empreendedor, otimizando e automatizando o máximo de tarefas possível.

Exemplo disso, é o TagPlus, sistema direcionado para micro e pequenas empresas. Totalmente adaptável a todos os segmentos, suas funcionalidades incluem o controle de estoque, controle financeiro, controle fiscal, vendas, emissão de relatórios e notas fiscais, e muitas outras. 

Teste nosso sistema por 15 dias gratuitos e conheça todas as funcionalidades disponíveis.

Invista em Big Data

Um banco de dados com informações qualificadas é a principal base para a tomada de decisões inteligentes, como carteira de clientes, concorrentes, fornecedores e outros.

Para que façam sentido, esses dados precisam ser correlacionados e, posteriormente, interpretados com o auxílio de ferramentas próprias. 

Utilize a tecnologia a seu favor

Como citado anteriormente, os processos operacionais são concluídos muito mais rápido quando são automatizados. Diminui a chance de falhas humanas e permite que os funcionários tenham tempo hábil para realizarem outras tarefas mais estratégicas do negócio. 

Esta é uma das aplicações que a Gestão Inteligente tem como proposta. 

Tome decisões baseadas em dados

Qualquer decisão que venha a ser tomada dentro da empresa deve ir de acordo com as informações coletadas ao longo dos processos, de preferência advindos de dados sólidos e confiáveis.

Quanto maior e mais organizado o banco de dados, mais fácil será tomar boas decisões.

É realmente possível reduzir custos com a Gestão Inteligente?

Sim! Administrar despesas e reduzir orçamentos também estão relacionados com as estratégias que regem a Gestão Inteligente. Como foi possível perceber, a GI envolve pessoas e processos, que juntos, visam melhorar a empresa como um todo e aumentar a lucratividade da mesma. 

O ensinamento principal da Gestão Inteligente é a relevância da adoção de tecnologias para os negócios atuais. A médio e longo prazo, o investimento entrega bons resultados, e deixa visível a otimização aplicada.

Por isso, empresas como a Infoco Digital e a TagPlus são importantes. São elas que proporcionam mais ferramentas para que os negócios otimizem seus processos internos, poupando tempo e recursos para oferecer algo melhor aos clientes. 

Na Infoco, é possível obter certificados digitais de alta qualidade, com segurança e metodologia rápida. Sem sair de casa, por meio de videoconferência, você valida seu documento digital. Atualmente, contamos com os modelos e-CPF e e-CNPJ, em formatos A1 e A3.

A TagPlus moderniza e automatiza funções na sua empresa. Todos os dados são integrados em uma única plataforma. O sistema é fácil e intuitivo de ser utilizado, além de ser totalmente online, podendo ser acessado de qualquer lugar, a qualquer hora.