fbpx

Tempo de leitura: 3 minutos

Uma das tecnologias mais presentes na rotina corporativa atualmente, com certeza, é o certificado digital. Essa é uma ferramenta necessária para que os gestores e profissionais consigam realizar suas obrigações e emitir documentos fiscais, mas para escolher a ideal para seu negócio é fundamental conhecer os tipos de certificado digital.

Quer saber mais sobre o assunto? Entenda nesta leitura qual é a importância de conhecer as distinções entre os diferentes certificados digitais e como fazer a escolha adequada para sua empresa. Confira!

Conteúdo gratuito: Guia Completo do Certificado Digital

Quais são os principais tipos de certificado digital?

Existem vários tipos de certificados, mas vamos destacar aqui os mais usados e que valem mais a pena por suas próprias finalidades, qualidades e vantagens. Dependendo das necessidades da sua empresa, pode ser preciso utilizar mais de um tipo. Confira nos tópicos abaixo um breve resumo de cada um deles.

1. Certificado A1

Esse é um dos tipos mais utilizados e consiste em uma ferramenta eletrônica instalada diretamente em um computador ou notebook. Nesse modelo é possível fazer copias, ou seja, backup.

Sua validade é de um ano, podendo renovar sem o custo de mídias.

Em razão de sua flexibilidade, o A1 é ideal para organizações com uma elevada demanda de assinaturas digitais, pois pode ser usado simultaneamente por vários colaboradores.

Qual a relação entre Certificado Digital, Contrato Digital e Assinatura Digital

3. Certificado A3

No certificado A3, o armazenamento de chaves criptográficas é feito em dispositivos físicos (hardware) e móveis, como tokens, smartcards ou por uma plataforma nuvem. Essas ferramentas devem ser inseridas em computadores e o usuário precisa informar a senha criada para gerar as assinaturas.

Sua validade é de, no máximo, cinco anos e ele não pode ser usado em diferentes computadores ou dispositivos simultaneamente, já que é preciso que o hardware esteja diretamente conectado a uma máquina.

Toda vez que o certificado for usado, é preciso colocar a senha, sendo que o certificado é bloqueado se ela for inserida de maneira errada por três vezes consecutivas. Por essa característica ele se torna o tipo mais seguro.

Convém mencionar o tipo T que também é conhecimento como carimbo do tempo, ou timestamp em inglês, trata-se de um documento virtual emitido que atestam a hora e a data em que um documento foi assinado digitalmente, além de confirmar a identidade do emissor. Além disso, existe o modelo SSL que significa Secure Socket Layer e TLS – Transport Layer Security, esse é focado em segurança de sites.

Quais são as versões de um certificado digital?

e-CPF

Trata-se da versão digital do CPF, seu objetivo é o de garantir a autenticidade das transações eletrônicas efetuadas por pessoas físicas. Ele pode ser emitido com o tipo A1 ou A3 e é usado para assinar contratos digitais, fazer procurações online, acessar domínios do poder público (como da Receita Federal) etc.

e-CNPJ

Consiste na versão digital do CNPJ, garantindo a autenticidade e integridade das ações das empresas no meio eletrônico. De acordo com a Receita Federal, somente o responsável direto pelo CNPJ da organização pode usar o e-CNPJ.

Assim como o anterior, ele pode ser do tipo A1 ou A3 e é utilizado para criar procurações, assinar contratos, acessar domínios do governo, participar de leilões online, entre outros atos.

NF-e

O certificado NF-e, como o nome demonstra, serve para garantir a autoria e validade jurídica na emissão de notas fiscais. Esse certificado pode ser atribuído diretamente a um colaborador — que será responsável por emitir o documento — sem a necessidade de compartilhar o e-CNPJ da organização, o que traz mais segurança na operação.

Entre os documentos que podem ser assinados e emitidos com o NF-e são:

Antes de obter um certificado NF-e, faz-se necessário verificar a compatibilidade do seu sistema ERP com os certificados A1 e A3, evitando que ocorram problemas na integração.

Confira TUDO que é preciso saber sobre Certificado Digital!

Como escolher o certificado ideal para a empresa?

Todos os tipos de certificados trazem segurança, praticidade, economia e dinamismo para o trabalho, bem como garantem autenticidade e validade jurídica para os documentos eletrônicos, entretanto, nem todos são capazes de satisfazer as diversas necessidades da empresa.

Por isso, saber qual é o certificado adequado é uma dúvida bastante comum, tanto para novos empreendedores que estão começando as atividades quanto para os mais experientes no mercado.

Ebook: 11 grandes funções do Certificado Digital

O certificado ideal dependerá das características de sua empresa, por exemplo, se o negócio tem a necessidade de emitir uma grande quantidade de documentos fiscais, será preciso adquirir certificado NF-e do tipo A1. Como ele permite a instalação em diferentes máquinas, é possível designar diversos colaboradores para fazer a emissão de NF-es.

Na hipótese em que o empreendedor precisa ter muita mobilidade na sua rotina e despende pouco tempo na sua empresa, um certificado digital do tipo A3 é a melhor escolha, já que ele é armazenado em um dispositivo móvel que pode ser carregado para diferentes localidades.

Ofereça o melhor atendimento aos clientes

Todos os tipos de certificado digital têm suas próprias características e vantagens. Para saber qual é o mais adequado ao seu negócio é importante buscar uma Autoridade de Registro (AR) confiável e transparente, a qual forneça um atendimento humanizado para o auxiliar no processo de escolha.

Que tal se aprofundar ainda mais sobre o assunto e eliminar todas suas dúvidas? Baixe gratuitamente o nosso ebook que traz o Guia Completo sobre Certificado Digital!

Como o Certificado Digital pode te ajudar a vender ou comprar um imóvel?