fbpx

Tempo de leitura: 4 minutos

Quando falamos no mercado de certificação digital, existem duas denominações muito comuns no meio: as Autoridades Certificadoras (AC) e Autoridades de Registro (AR).

Ambas são nomenclaturas dadas a entidades que trabalham com o processo de emissão de certificados digitais e assinaturas digitais, cada uma em uma etapa da criação dessas ferramentas.

Confira TUDO que é preciso saber sobre Certificado Digital!

A assinatura de documentos de forma digital está cada vez mais popular no Brasil. Hoje, empresas de diversos segmentos, como construtoras, concessionárias, consultórios médicos, etc., já aderiram a esse tipo de tecnologia.

Saiba como verificar se uma assinatura digital é verdadeira.

Nesse cenário de crescimento, as AC e a AR, empresas responsáveis por esse serviço, se tornam cada vez mais importantes.

Por isso, neste artigo, vamos definir o que são e quais são os papéis desempenhados pelas Autoridades de Registro e das Autoridades Certificadoras, diferenciando os dois tipos de entidade. Também vamos falar sobre a Autoridade Certificado Raiz e o seu papel na criação de certificados digitais. Confira!

Autoridade Certificadora

A Autoridade Certificadora, também chamada de AC, é uma entidade pública ou privada, que fica responsável pela emissão, revogação, renovação e gerenciamento, de uma forma geral, de certificados digitais.

Também é papel da Autoridade Certificadora credenciar as Autoridades de Registro para fazerem o atendimento ao cliente.

Todas as Autoridades Certificadoras devem seguir o padrão ICP-Brasil, a cadeia de normas de certificação digital vigente no Brasil. 

Uma das principais funções da AC é verificar se o titular do certificado digital solicitado conta com a chave privada que corresponde à chave pública que constitui o certificado. 

É a entidade que cria e assina digitalmente o certificado, que representa a declaração da identidade do titular. O titular conta com um par único de chaves, uma pública e outra privada.

Também é função da AC listar todos os certificados revogados e fazer um banco de dados de todas as suas operações, de acordo com as práticas definidas na Declaração de Práticas de Certificação (DPC)

Além da Autoridade Certificadora, há outra entidade que está diretamente conectada a ela, exercendo um papel muito importante na emissão de certificados digitais: a Autoridade Certificadora Raiz.

Benefícios de ser uma AR da AC Infoco

Autoridade Certificadora Raiz

A Autoridade Certificadora Raiz, também chamada de AC-Raiz, é a grande autoridade da cadeia de certificação. Ela segue e coloca em prática toda a política de certificados estabelecida pelo Comitê Gestor da ICP-Brasil

Em 2001, foi criada a Autoridade Certificadora Raiz brasileira, com base na Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP Brasil. Desde então, a certificação digital é permitida no Brasil.

O que é ICP-Brasil?

É papel da AC-Raiz gerenciar e coordenar todas as ACs que estão abaixo dela, emitindo e revogando certificados digitais. Lembrando que: qualquer AC, pública ou privada, é considerada segura, desde que siga as normas do padrão ICP-Brasil. 

O que assegura essa segurança é a própria AC-Raiz, que fiscaliza o trabalho das outras, garantindo que elas estão seguindo as normas estabelecidas pelo ICP-Brasil. Também é papel da AC-Raiz fiscalizar prestadores de serviço que trabalham com certificação digital.

Autoridades Certificadoras: Adobe atualiza Lista de Confiança

Outra instituição importante para a cadeia produtiva de certificação digital são as Autoridades de Registro.

Autoridade de Registro

A Autoridade de Registro, chamada de AR, serve como ponte entre o usuário e uma AC. É papel dela fornecer uma interface para o registro da certificação digital, além de conferir todos os dados e informações do cliente antes de enviar o pedido para a AC em questão.

Por isso, a AR deve ser uma empresa extremamente confiável e rígida na verificação de dados, já que todo o processo depende desse trabalho para ser levado adiante. 

Sem a AR, o processo de certificação digital perde muito em segurança e transparência, já que são essas empresas que fiscalizam a viabilidade dos documentos apresentados pelo cliente, checando se tudo está em ordem, ou se há uma possível fraude em questão.

A Autoridade de Registro pode estar conectada a uma AC diretamente, no mesmo espaço físico, ou podem atuar como duas empresas distintas e remotas. Independentemente do modelo adotado, é fundamental que a AR trabalhe com agilidade e confiabilidade.

Muitas empresas se tornam Autoridades de Registro por enxergarem neste papel uma ótima possibilidade de desenvolvimento. 

Com o mercado cada vez mais voltado para as plataformas digitais, investir em soluções de certificação digital é uma boa forma de se manter atualizado.

Agora que você já sabe o que é um AR e o que é uma AC, vamos explicar o passo a passo da emissão de um certificado digital.

Ebook: Guia completo do Certificado Digital 

Como emitir um certificado digital

A emissão de um certificado digital passa pela AR e pela AC, com as seguintes etapas:

Com o certificado digital em mãos, o usuário consegue realizar a validação de documentos on-line, para qualquer tipo de atividade.

Clique aqui e emita o seu Certificado Digital!

Existem diversos tipos de certificado digital que podem ser gerados por uma AC. Cada um deles vai depender do segmento e da ocupação da empresa que fez a solicitação. Felizmente, há um vasto mercado que precisa de serviços de documentação on-line.

Na Infoco Digital, trabalhamos com transparência e agilidade. Realizamos a validação e renovação de certificados digitais, além de oferecer outros serviços de contabilidade. Precisa de ajuda? Fale conosco!

É um contador iniciante? Temos um guia gratuito para você ter sucesso!