fbpx

Tempo de leitura: 5 minutos

A globalização e a hiper conectividade trouxeram a criação de uma nova modalidade de contrato, onde se substitui o documento impresso e a necessidade da assinatura de próprio punho, por alguns cliques no seu computador ou celular. Nesse contexto, surge o contrato digital, um documento válido da mesma forma que o impresso, mas com uma série de vantagens para quem usa.

Esses documentos podem ser, por exemplo, ajustes ou contratos feitos entre duas ou mais pessoas de maneira digital. Ou seja, são documentos feitos virtualmente podendo ser assinados de maneira online (utilizando o celular, o computador ou tablet) onde as partes têm um certificado digital que se equipara à assinatura real.

Assinatura Digital, como impacta o mercado positivamente?

Há uma medida provisória, a MP 2.200-02 de 2001, que trata sobre a regulamentação da assinatura eletrônica. Ela institui a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), cujo objetivo é garantir a autenticidade, integridade e validade jurídica de documentos em forma eletrônica.

Também vale salientar que com a assinatura eletrônica, todo o procedimento torna-se mais prático e seguro: com a criptografia, existe uma validade jurídica extensa, como mencionamos no tópico anterior. Dessa forma, estimular a frequência usual da tecnologia no mundo corporativo torna-se uma questão revolucionária. Em um mundo de respostas imediatas, economia e globalização, a era tecnológica é uma aliada perfeita para empresários!

Como fazer um Contrato Digital?

Quais são as principais vantagens?

Assim como muitos recursos tecnológicos, o uso do contrato digital também pode trazer inúmeros benefícios para as empresas. Além de facilitar um processo que tradicionalmente costuma ser complexo e burocrático, o contrato digital possui vantagens como:

– Agilidade e produtividade

Uma coisa leva à outra: quando se tem mais agilidade em um processo que antes era lento e moroso, consequentemente se tem mais produtividade, pois “sobra tempo” para focar em outras atividades e progredir com outras tarefas. Além disso, o processo de coleta de assinaturas dos contratos também é feito online. As partes podem assinar de qualquer lugar, a qualquer hora. Enfim, o processo se torna muito mais ágil e eficaz! O que levava dias pode ser resolvido em algumas horas.

– Segurança

Sim, o uso dos contratos digitais é seguro, ao contrário do que muitos pensam. Com a assinatura digital, que geralmente é utilizada neste tipo de documento, todas as informações importantes que constam no contrato são autenticadas por um processo de alto nível de segurança, com criptografia, que evita que terceiros tenham acesso a esses dados. Além disso, a assinatura digital é feita por meio de plataformas totalmente seguras.

– Redução de custos

Você já parou para pensar quanto dinheiro sua empresa gasta somente com a impressão de papéis? O contrato digital também auxilia na redução de custos neste sentido, porque o processo é feito 100% em ambiente virtual. Assim, você não gasta com motoboy, locomoção, cartório, impressão… É tudo online, a partir de alguns cliques. Muito fácil e rápido!

– Organização

Muitas empresas que ainda lidam com documentos empresariais no modo tradicional (impresso) possuem um bom espaço físico tomado por estes documentos arquivados. Pilhas e mais pilhas de documentos acabam se tornando uma realidade e fica fácil de se perder com tanta desorganização. O uso do contrato digital também traz mais organização neste sentido, já que os documentos ficam armazenados na nuvem, ou seja, tudo online. 

Como assinar um contrato digitalmente

Contrato Digital: Tudo que você precisa saber!

– Assinar documentos no formato Word

Abra o documento no Microsoft Word, leia o documento, clique em “arquivo”, em seguida em “informações” e selecione “Proteger Documento” (tem o símbolo de um cadeado e uma chave acima do nome), na sequência opte com “adicionar uma assinatura digital”.  Na própria opção tem explicando que a assinatura serve para garantir a integridade do documento.

Logo em seguida aparecerá uma janela onde você deve preencher algumas informações, por exemplo, será solicitado o “tipo de comprometimento” e você seleciona qual a opção se encaixa melhor às suas necessidades.

Depois preencha o campo de “objetivo da assinatura deste documento”.

Observe e certifique que o certificado digital selecionado está correto, clique em assinar e pronto. Seu contrato foi assinado, bem simples, não é mesmo?

– Assinar documentos em formato PDF

Abra o documento no Adobe Reader, leia o documento com muita atenção, clique na opção “ferramenta”, localizada na barra superior do programa, procure por “certificados” (têm uma imagem da ponta de uma caneta com uma medalha ao lado).

Clique em “abrir”, então irá aparecer na barra superior à opção de “assinar digitalmente”, selecione-a com um clique.

Vá até o final do texto ou selecione o local que mais se adequa para colocar a sua assinatura e fala um quadrado (assim você irá demarcar o local onde ficará a sua assinatura digital).

Logo após abrirá uma janela onde aparecerão os certificados que são identificados, selecione a opção que tenha o certificado correspondente aos seus dados, clique em “continuar” e logo após selecione “assinar”.

Salve o documento e pronto, o seu documento está assinado! Muito fácil! Há também a possibilidade de você assinar utilizando sites responsáveis por emitir certificados digitais.

Assinatura Digital: tudo que você precisa saber sobre essa ferramenta!

Como a expertise da Infoco Digital ajuda nessa atividade?

A Infoco Digital é uma Autoridade de Registro (AR), empresa responsável pela emissão de certificados digitais e funciona como uma interface entre o usuário e outras entidades da ICP-Brasil.

Imposto de Renda: tudo que você precisa saber para fazer a declaração em 2022 

Com ética e transparência, a Infoco Digital trabalha em prol da segurança de seus clientes, realizando todas as medidas para que as assinaturas digitais que utilizam seus certificados sejam dotados de plena segurança jurídica. Além disso, a empresa ainda oferece vários diferenciais em relação aos seus concorrentes, como:

– Atendimento sem precisar de agendamento;

– Horário de funcionamento estendido (entre as 7h e 19h), funcionamento aos sábados (consulte unidades);

– Mais de 50 unidades em todo território nacional;

– Suporte realizado por profissionais especializados;

– Atendimento Vip (delivery);

– Oferece uma loja completa online.

Para quem trabalha no ramo contábil, a Infoco ainda oferece diversos benefícios se você desejar se tornar um parceiro, como comissões, vouchers de descontos, disponibilização de ferramentas e muito mais.

Entre em contato agora mesmo com a Infoco Digital para garantir seu sucesso! Siga nossas redes sociais para ficar por dentro de outros conteúdos: Facebook, Instagram, LinkedIn.

Quais as diferenças entre assinatura eletrônica e assinatura digital?

Garanta já o seu Certificado Digital!

Comercializamos Certificados Digitais de diversos modelos, com metodologias que se encaixam nas necessidades de cada cliente. 

Confira TUDO que é preciso saber sobre Certificado Digital!

Além da experiência ampla, contamos com o suporte do Grupo Infoco, uma rede de empresas especializadas em soluções tecnológicas. Nosso objetivo é empoderar todos os clientes, auxiliando não só no processo de compra dos certificados, mas também garantindo que todos saibam usar as ferramentas da melhor forma.

Assim, geramos resultados melhores para nós e para nossos clientes, que estão cada vez mais conectados, com uma rotina de trabalho mais ágil e dinâmica. Agora que aprendeu como comprar um Certificado Digital, garanta já o seu!

Ainda tem dúvidas sobre os certificados digitais e suas formas de funcionamento? Você pode esclarecer tudo acompanhando os conteúdos do nosso blog, ou enviando uma mensagem pelo Instagram e/ou site. Venha crescer junto com a gente! Acesse nosso site!