fbpx

Tempo de leitura: 4 minutos

O Simples Nacional é um regime tributário exclusivo para micro e pequenas empresas, ele define aqueles impostos que serão pagos pela empresa optante, a maneira como os tributos vão ser calculados, além das regras de faturamento e do porte do negócio.

Ebook: Tudo sobre Regimes Tributários

O empreendedor precisa ter em mente que é possível aderir ao Simples Nacional em dois momentos:

Ano após ano, a Receita Federal estipula os prazos para as empresas que possuem o interesse de mudar para o Simples Nacional. Além disso, o órgão também divulga como o procedimento precisa ser feito para que a mudança possa ser oficializada.

No entanto, antes de fazer essa alteração contábil, capaz de mudar o rumo de uma empresa, o empreendedor precisa analisar uma série de fatores, bem como se atentar às datas.

Simples Nacional: PL que aumenta limite está prestes a ser votado 

Você pretende adotar o Simples Nacional no próximo ano? Então é bom já começar a se organizar desde já! Tendo em vista que será necessário realizar o pagamento de impostos, ou mesmo, para a manutenção do enquadramento de uma empresa no Regime do Simples Nacional.

No conteúdo de hoje, a Infoco preparou um material com algumas datas importantes que os optantes do Simples Nacional precisam se atentar para o ano de 2023. Com a leitura do nosso guia, você ficará por dentro de tudo e não perderá nenhum prazo.

Simples Nacional 2023: Sublimites são anunciados

Mas antes disso, que tal conferir um conteúdo completo, com as principais datas contábeis para o ano de 2023? Pensando em vocês, contadores, empreendedores, etc, nossa equipe produziu um guia completo com todas as datas que você precisa ter conhecimento, e tocar o seu ano de 2023 da melhor forma possível. Clique no link a seguir e confira!

Datas contábeis importantes para 2023

Declaração DASN/SIMEI até o dia 31 de dezembro de 2022

Você e o seu negócio estão enquadrados no regime do Simples Nacional? Então saiba que você tem até o dia 31 para realizar a entrega da Declaração Anual do Simples Nacional do Microempreendedor Individual (DASN/SIMEI), relativa à empresa que tenha sido extinta no mês de novembro de 2022.

O que é a DASN/SIMEI?

A geração da DASN-SIMEI é uma das obrigações mais relevantes do MEI. Isso porque esse documento é responsável por registrar o valor recebido pelo MEI ao longo do ano, o que acaba proporcionando um controle financeiro adequado.

Quantas parcelas em atraso cancela o parcelamento do Simples Nacional

A DASN-SIMEI precisa ser entregue até o dia 31 de maio de cada ano. Nele, deve ser indicado o montante recebido pelo profissional no último ano de exercício. Para facilitar o envio do documento, basta se organizar corretamente preenchendo o relatório mensal de receitas.

Vale ressaltar que caso a DASN-SIMEI seja entregue com atraso, o microempreendedor deverá pagar uma multa, caso contrário ficará impossibilitado de gerar a DAS mensalmente, podendo ocorrer até mesmo o cancelamento do MEI, mesmo com valores pendentes em aberto. 

Quais são as obrigações do MEI?

Prazo de adesão do Simples Nacional em 2023

Segundo as regras, a adesão ao Simples Nacional por empresas já em atividade, e que são optantes ou do Lucro Real, ou do Lucro Presumido, só poderá ser realizada no mês de janeiro, até o seu último dia útil. Lembrando que após ser deferida, já produz seus efeitos a partir do primeiro dia do ano calendário da opção.

Obrigações Tributárias – Guia completo para contadores 

Já no caso das empresas que estão começando suas atividades, o prazo para a solicitação da opção é de 30 dias, que começam a ser contados a partir do último deferimento de inscrição (seja ela municipal ou estadual, caso exigido), e desde que não tenham decorridos 60 dias da inscrição do CNPJ.

O que você precisa saber para abrir um CNPJ

As empresas que abrirem o seu Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) a partir do dia 01/01/2023, terão o prazo de 30 dias contados a partir do último deferimento de inscrição, desde que não tenham decorridos 60 dias da inscrição do CNPJ.

No entanto, caso a opção seja deferida, a mesma irá produzir efeitos a partir da data de abertura do CNPJ. Vale ressaltar que caso a empresa venha perder o prazo, a opção de adesão só será possível no mês de janeiro de 2024.

Confira quais são as datas importantes para o MEI em 2023

Como aderir ao Simples Nacional?

A solicitação precisa ser realizada através do portal do Simples Nacional. Lá, a empresa precisa declarar que não apresenta nenhum tipo de situação impeditiva à opção pelo Simples Nacional, conforme previsto na legislação.

Simples Nacional: Evite que a sua empresa seja excluída

No entanto, vale ressaltar que as empresas de pequeno porte e as microempresas já optantes pelo Simples Nacional não precisam fazer uma nova opção. Isso porque a Receita Federal informa que enquanto o prazo para a solicitação não vencer, o contribuinte poderá regularizar as pendências impeditivas ao ingresso no Simples Nacional, liquidando ou parcelando débitos, dentre outras possibilidades.

Até o dia 31 de março de 2023

Em regra, a Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (DEFIS), precisa ser entregue até o dia 31 de março do ano-calendário subsequente ao da ocorrência dos fatos geradores dos tributos previstos no Simples Nacional.

Como acompanhar o processo e os resultados parciais do Simples Nacional?

É possível acompanhar o andamento do processo no próprio Portal do Simples Nacional, na aba “Acompanhamento da Formalização da Opção pelo Simples Nacional”, bem como os processamentos parciais e o resultado final.

Quem precisa fazer a declaração do Simples Nacional?

Lembrando que para as empresas que já estão em atividade, no mês de janeiro em que vigora o período de opção do simples nacional, são realizados alguns processamentos parciais em datas que ainda serão divulgadas para o próximo ano, que costumam ser semanais.

Vale destacar a importância de estar sempre atento a essas datas, ainda mais se a empresa possui alguma pendência para regularizar. O resultado final da opção do Simples Nacional 2023 está previsto para ser divulgado a partir da segunda quinzena do mês de fevereiro.