fbpx

Tempo de leitura: 2 minutos

Se você é um Microempreendedor Individual (MEI), saiba que você precisa declarar a DASN SIMEI (Declaração Anual do Simples Nacional do Microempreendedor Individual). 

Lembrando que o envio do DASN SIMEI é uma taxa anual obrigatória para todos os MEIs. Neste ano, a Receita Federal prorrogou o prazo de entrega para o dia 30 de junho.

Tudo que você precisa saber sobre o MEI em 2022

Como realizar a declaração do Simples Nacional?

Antes de mais nada, saiba que realizar o preenchimento do DASN é uma tarefa prática e simples. Através da internet, o cidadão pode fazer o procedimento em 4 passos pelo Portal do Empreendedor. A Infoco preparou o procedimento para você, confira:

Quais são as vantagens de optar pelo Simples Nacional

Não enviar a declaração pode gerar multa!

O Microempreendedor Individual (MEI) que não enviar a declaração do Simples Nacional até o dia 30 de junho, poderá levar uma multa de no mínimo R$ 50,00, ou de 2% ao mês-calendário ou fração. Os valores incidem sobre o valor dos tributos informados através da DASN-MEI.

Ebook: Vale a pena ser MEI

Lembrando que se você não enviar a declaração do Simples Nacional, não será possível emitir as guias DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional). Bem como o empreendedor irá perder uma série de benefícios, em especial, os relacionados à cobertura previdenciária.