fbpx

Tempo de leitura: 4 minutos

Mais um ano vai chegando ao fim, e com isso, já temos diversas pessoas fazendo promessas para tomar novos rumos em seus negócios. Entre elas, destacamos a famosa promessa de regularizar as dívidas do seu Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ).

O que você precisa saber para abrir um CNPJ

E você, como está a sua situação? Vai começar 2023 com todas as contas em dia ou vai precisar de mais um tempinho para regularizar a sua situação financeira? No conteúdo de hoje, a Infoco vai te mostrar como é feito o processo de regularização de dívidas da sua empresa. Vamos lá!? Boa leitura.

O que quer dizer estar com o CNPJ irregular

Se a sua empresa estiver atuando, a situação correta que o seu Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) deve se encontrar, é como ATIVA. Ao realizar a consulta do seu CNPJ no site da Receita Federal, e emitir o Comprovante de Inscrição e Situação Cadastral, um dos campos que será informado será justamente a Situação Cadastral.

De acordo com as norma da Receita Federal, existem diversas situações possíveis que a empresa pode se encontrar:

Sendo assim, uma empresa que se encontra com o seu CNPJ irregular, significa que ele não está com a situação cadastral ATIVA. Todas estas outras informações querem dizer que a sua empresa possui alguma coisa para fazer, para que a sua empresa possa voltar a ter permissão para funcionar.

Quais são os tipos de CNPJ existentes?

Existem várias situações que podem acabar ocasionando a irregularidade de um CNPJ, entre elas podemos citar: o não pagamento de impostos e não realizar as devidas entregas de documentos obrigatórios para o controle da Receita Federal. Lembre-se que isso pode ser considerado crime tributário. 

Vale ressaltar que apenas o Microempreendedor Individual (MEI) não tem a obrigação de ter um contador o acompanhando. Já todos os outros tipos de empresa precisam ter esse auxílio, uma vez que os profissionais contábeis são os responsáveis por manter uma organização em dia, além de garantir a sua funcionalidade de acordo com a legislação vigente.

Quer empreender? Procure um contador 

Sabia que aqui na Infoco também encontra um guia completo com tudo aquilo que você precisa saber sobre as Dívidas de um CNPJ? Com o nosso material você terá acesso a todas as informações necessárias para se atualizar a respeito do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica.

Dívidas de CNPJ – Tudo que você precisa saber

Importância de realizar a consulta do seu CNPJ

O CNPJ é a identificação fiscal emitida pela Receita Federal. Sendo assim, em caso de débito com o órgão, seja ele fiscal ou tributário, ocasionará em uma irregularidade nesse cadastro.

Ebook: Tudo sobre regimes tributários

Portanto, consultar suas dívidas e pendências com o CNPJ é essencial para evitar que a organização deixe de operar ou venha ter complicações com o órgão, como por exemplo, restrição no momento de emitir uma Nota Fiscal e realizar empréstimos.

Nota Fiscal emitida contra o CNPJ: Como consultar

Resumindo, é necessário cumprir com todas as obrigações legais, mantendo a situação cadastral do CNPJ regular. Além disso, vale ressaltar que se a regularização do débito não acontecer, a dívida em aberto poderá gerar uma cobrança por processo judicial, podendo causar:

Como regularizar o CNPJ de uma empresa

Para poder realizar a regularização de um CNPJ, é necessário agendar uma consulta no site da Receita Federal, onde o cidadão poderá realmente saber o que foi que os auditores encontraram nos documentos da sua empresa, ou que eles não encontraram, que possa ter levado a alteração da situação cadastral.

Como saber se o CNPJ tem alguma dívida

Vale ressaltar que no próprio processo da Receita Federal, fica indicado aquilo que é necessário fazer para que a empresa possa voltar a ser considerada ATIVA. Através disso, são indicados documentos pagantes e faltantes, onde o cidadão poderá, juntamente com o seu contador, emitir as devidas guias para o pagamento e realizar a entrega dos papéis devidos, de acordo com o caso.

Confira as situações cadastrais que são consideradas irregulares:

Baixada

É quando a empresa se encontra extinta, mediante solicitação ou até mesmo mediante ação da própria Receita Federal. Lembrando que isso pode acontecer após 5 anos sem apresentar as informações à Receita Federal.

Inapta

Essa situação aparece após dois anos com as dificuldades da situação suspensa. Uma vez que a empresa segue irregular e não apresentou as devidas correções. 

Nula

Nesse tipo de situação, a nula, representa um CNPJ inválido, porque existem problemas cadastrais em outras instâncias, como por exemplo duplicata de Inscrição Estadual.

Suspensa

É quando a empresa não cumpre com as suas obrigações naquele determinado ano, apresentou problemas nos dados entregues à Receita ou está em investigação  por possível fraude. 

Passo a passo para consultar dívidas de CNPJ na Receita Federal

Limpa nome CNPJ

Se você deseja regularizar a sua situação e quitar suas dívidas, a expansão do limpa nome pode ser de grande ajuda. O processo de negociação para as empresas funciona da mesma maneira de como é feito para as pessoas físicas.

O “Serasa Limpa Nome” é uma forma simples de realizar a quitação dos seus débitos.

Tudo que você precisa saber sobre PJ – Para empresas e empregado

Como acessar os descontos para a dívida da sua empresa 

PJ: Veja algumas dicas para reduzir os custos de impostos da sua empresa