fbpx

Tempo de leitura: 2 minutos

Desde o dia 2 de janeiro deste ano, empresários de todo Brasil já estão podendo realizar a adesão ao regime tributário mais popular entre as empresas, o Simples Nacional.

Regras de adesão do Simples Nacional

O Simples Nacional é um regime tributário que oferece vários benefícios para micro e pequenas empresas, por isso, é comum que a maioria dos empresários realizem a solicitação.

Até a última terça-feira (24), mais de 270 mil empresários já tinham realizado a solicitação de adesão para fazer parte do Simples Nacional.

Ebook: Tudo sobre Regimes Tributários

O que é o Simples Nacional

O Simples Nacional foi criado com o objetivo de simplificar as declarações e unificar os impostos, por isso o nome “simples”, uma vez que ele surgiu com o intuito de simplificar as coisas. O modelo proporciona diversas vantagens para aqueles que o escolhem, por isso é considerado o regime tributário mais vigente do Brasil.

Quais são as vantagens de optar pelo Simples Nacional?

Existem 8 tributos que são reunidos pelo Simples Nacional, são eles:

Além da Contribuição Patronal para a Seguridade Social destinada à Previdência Social (CPP). Todos os tributos devem ser declarados no PGDAS-D e pagos na mesma guia de recolhimento, também conhecida como DAS (Documento de Arrecadação do Simples.

Quem precisa fazer a declaração do Simples Nacional?

Como você viu, o Simples Nacional é capaz de unificar vários tipos de impostos e tornar os procedimentos fiscais menos burocráticos. Isso irá facilitar a vida dos empreendedores e dos gestores de uma maneira geral.

Por que o Simples Nacional é um regime tão popular?

O Simples Nacional é o regime tributário para Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP), que são a maioria das empresas do Brasil. Micro e pequenas empresas representam 99% das empresas privadas brasileiras, sendo responsáveis por 27% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro.

Apenas o número de micro e pequenas empresas brasileiras já justifica o grande número de empreendimentos querendo realizar a adesão ao Simples Nacional no ano de 2023. Porém, não é só isso! Confira as principais vantagens do Simples:

O que são as obrigações tributárias principais e acessórias?

270 mil empresas fizeram o pedido de adesão ao Simples Nacional

Microempresas e empresas de pequeno porte vão poder realizar o pedido de solicitação para adesão ao Simples Nacional até o dia 31 de janeiro de 2023.

Lembrando que do dia 2 de janeiro até o dia 24 de janeiro de 2023, 277.414 empresas já tinham realizado a solicitação de opção pelo Simples, e a tendência é que o número aumente até o final do mês.

Para as empresas que foram recém-abertas, o prazo para a adesão ao Simples Nacional é de 30 dias do último deferimento de inscrição (estadual ou municipal), desde que não tenham se passado 60 dias da data de abertura do CNPJ.

O que você precisa saber para abrir um CNPJ

Vale ressaltar que assim que a solicitação for aprovada, a opção já irá produzir efeitos a partir da data da abertura do CNPJ. Depois do prazo, a opção só será possível no mês de janeiro do próximo ano-calendário, produzindo efeitos a partir de então.

Conclusão

Até o final do mês de janeiro, o número de solicitações para realizar a adesão ao Simples Nacional em 2023 deverá crescer ainda mais. O processo para solicitar a opção pelo Simples Nacional é bem simples e pode ser realizado pelo Portal do Simples Nacional, veja o passo a passo:

Datas importantes para quem adota o Simples Nacional 2023

Com informações do Jornal Contábil