fbpx

Tempo de leitura: 4 minutos

As ferramentas contábeis são um conjunto de tecnologias cuja finalidade é a de proporcionar melhores resultados para empresas ou escritórios contábeis. Com o mundo cada vez mais tecnológico, é fundamental utilizá-las para garantir seu destaque no mercado.

A área contábil está se tornando cada vez mais estratégica. Isso significa que o trabalho dos contadores vai além do simples cumprimento das obrigações fiscais: eles influenciam diretamente a tomada de decisões dos gestores.

Por isso, é relevante que você automatize atividades burocráticas e invista na contabilidade gerencial. Quer saber quais são as ferramentas que permitem alcançar esse objetivo? Neste artigo, listamos as 7 principais delas e, após, trazemos os benefícios práticos que são obtidos pelo contador. Confira a leitura!

Quais são as 7 principais ferramentas contábeis para empresas?

Todas essas ferramentas podem ser aplicadas de forma conjunta ou separadamente. Elas são úteis para escritórios de qualquer tamanho. Confira!

Redes Sociais para contadores: baixe gratuitamente nosso guia completo

1. Sistema de gestão documental

Geralmente, um escritório contábil lida com um grande número de documentos, como relatórios, notas fiscais eletrônicas, demonstrações contábeis, contratos, comprovantes, entre outros.

Além disso, conforme o negócio se desenvolve e o número de clientes, parceiros ou serviços oferecidos aumenta, mais documentos são gerados, o que torna inviável organizar os arquivos manualmente.

Para solucionar esse problema, há sistemas de gestão que organizam e controlam os documentos automaticamente, trazendo mais agilidade e eficiência ao processo.

2. Certificado digital

O certificado digital é uma tendência para profissionais e empresas de todos os ramos. Trata-se de uma ferramenta utilizada para identificar pessoas em um ambiente virtual com mais segurança.

Na prática, o certificado utiliza a criptografia de dados para deixar as informações completamente ilegíveis para terceiros que tentarem subtraí-las. Elas serão legíveis apenas para aqueles com a devida autorização. Graças à sua segurança, a tecnologia pode ser usada para diversas finalidades, como:

São dois os principais tipos de certificados e suas características podem ser adequadas para diferentes negócios. Entenda-os:

Além disso, os certificados podem ser classificados de acordo com sua utilidade (eles podem ser do tipo A1 ou A3). Veja quais são eles:

Graças ao certificado digital, você conseguirá realizar diversas atividades de forma mais fácil e econômica, já que os custos com materiais físicos, impressões, encaminhamentos, reconhecimento de firma etc. são reduzidos. Isso também aumenta a produtividade de todo o negócio, pois muitas operações serão feitas de forma eletrônica.

3. Armazenamento em nuvem

Nuvem é uma tecnologia que consiste em utilizar servidores e sistemas de outra empresa para armazenar seus documentos ou realizar operações, bastando que você tenha acesso à internet. Essa tecnologia é comumente utilizada na rotina de muitas pessoas (alguns exemplos são e-mails, Google Drive, entre outros).

Apesar de não ser algo criado recentemente, os serviços em nuvem estão se tornando cada vez mais sofisticados, fornecendo mais eficiência e agilidade na transmissão das informações e mais espaço para armazenamento.

Com essa tecnologia, a empresa economiza com computadores, servidores, discos rígidos e outros equipamentos. Além disso, será possível acessar os documentos da empresa a qualquer hora e lugar, desde que o usuário tenha uma conexão com a internet.

4. Gestão de tempo

Tempo é o recurso mais valioso para qualquer empresa, já que ele é escasso e não pode ser recuperado. Deixar de gerenciá-lo acarreta gastos desnecessários e pode até causar prejuízos ao seu negócio.

Cada vez mais, as organizações estão desenvolvendo estratégias para ganhar tempo na rotina corporativa e aumentar a produtividade do pessoal, mas também existem sistemas que ajudam nessa atividade.

Veja também: Guia para o atendimento online PERFEITO

5. Escrituração contábil

A Escrituração Contábil Digital (ECD) — também conhecida como SPED Contábil — é um sistema governamental que moderniza o envio de documentos contábeis, como:

Isso automatiza e acelera o cumprimento das obrigações contábeis, permitindo que os contadores dediquem mais tempo ao desenvolvimento de planejamentos e relatórios gerenciais. Mas será necessário ter um sistema de gestão contábil especializado para isso.

6. Plataforma de cobrança

De acordo com os dados do Serasa Experian, 40,5% da população adulta são inadimplentes e acabam tendo seus nomes negativados. Por isso, é comum se deparar com clientes que não arcam com seus compromissos.

Não é fácil lidar com inadimplentes, mas é possível tornar o procedimento de cobrança mais sutil e ágil, com a implementação de um sistema que automatiza a cobrança. Isso porque ele elimina a necessidade de lidar pessoalmente com cada cliente e reduz os custos administrativos (gastos com pessoal para fazer as cobranças).

7. Gestão da folha de pagamento

A folha de pagamento é um documento bastante complexo e envolve muitas variáveis, como os impostos, horas extras, adicionais, faltas, descontos etc. Ao investir na automação da folha de pagamento, obtém-se mais agilidade nas ações.

Tudo o que você precisa saber sobre Certificado Digital em um eBook gratuito

Como a tecnologia transforma a gestão contábil das empresas?

Ao utilizar o certificado digital e todas as demais tecnologias listadas, o escritório consegue um grande número de benefícios para a rotina contábil, como:

Há um grande número de ferramentas contábeis que aumentam a produtividade do seu negócio e ainda fornecem vários outros benefícios. Lembre-se de que também é preciso investir na cultura empresarial e fazer com que os todos estejam dispostos a adotá-las.

Você já ouviu falar da contabilidade estratégica? Confira nosso artigo que esclarece esse conceito e explica por que é relevante aplicá-la no escritório contábil!