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O cenário econômico brasileiro atual mostra um crescente aumento no desemprego. Cada vez mais, pessoas de diferentes idades e grau de escolaridades estão à procura de uma nova oportunidade de trabalho.

O resultado desse novo momento é o aumento também na abertura de micros e pequenas empresas. A ideia é que as pessoas que não conseguem emprego fixo ou no regime CLT, façam alguma atividade “por conta”, ou seja, algo que elas mesmas possam produzir — produtos ou serviços — e vender. Vale tudo: doces, bolos, artesanato, manicure, estética etc.

Segundo dados recentes do Serasa Experian, o primeiro semestre do ano de 2019 registrou um aumento de 20% na abertura de empresas em relação ao mesmo período do ano passado. Porém, para finalmente registrar uma empresa e dar início às atividades são necessárias algumas providências, trâmites e documentações que demandam tempo e dinheiro, mas graças a tecnologia esse cenário vem mudando, praticidade e agilidade são características desse novo mundo. Entre as providências necessárias está a aquisição de um certificado digital.

Mas você sabe o que é, como obter um certificado digital, para que ele serve, como você pode conseguir um e qual diferença ele fará na sua vida e da sua empresa? Acompanhe o post abaixo e tire todas as suas dúvidas sobre esse assunto!

O que é um certificado digital?

O certificado digital é um documento eletrônico que identifica e representa uma pessoa ou empresa, com validade jurídica, de forma segura e rápida. Eles trazem muito mais agilidade e proteção nas transações eletrônicas e todos os serviços realizados via internet, inclusive a emissão de nota fiscal. Além disso, ele é um facilitador, já que evita que muitas operações tenham que ser feitas presencialmente como assinaturas de documentos e contratos.

Como obter um Certificado Digital?

Para que você e sua empresa tenha um Certificado Digital é necessário buscar uma Autoridade de Registro (AR) que esteja credenciada a um Autoridade Certificadora (AC), que são subordinadas ao ICP—Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas). A partir daí, é só escolher o modelo de Certificado Digital que mais atende a você ou a sua empresa e adquiri-lo. O valor a ser pago varia de acordo com a certificadora e o tipo de certificado escolhido.

Quais os diferentes tipos de certificado Digital?

Além das modalidades de pessoa física (e-CPF) e pessoa jurídica (e-CNPJ), existem os tipos de certificados digitais que são classificados de acordo com a aplicação (onde é instalado) e o nível de segurança. Os dois grupos principais e mais utilizados no mercado são o A1 considerado o mais barato e simples e o A3, instalado em mídia móvel com senhas, portanto mais seguro.

Certificado A1

Esse tipo de certificado digital utiliza um software armazenado no computador do próprio usuário, portanto, não tem mobilidade. Para qualquer tipo de transação ou assinatura digital é necessário estar junto à máquina na qual ele está instalado. Ele é acessado por meio de login e senha e sua validade é de um ano.

Certificado A3

Esse tipo de certificado digital é mais seguro, pois o nível de criptografia é mais elaborado. Diferentemente do A1, esse certificado é armazenado em smart card, token ou na nuvem. Além de ser seguro, o prazo de validade também é maior: pode chegar a cinco anos. Devido à sua mobilidade, o usuário pode acessá-lo de qualquer lugar, tornando os processos bem mais ágeis e fáceis.

Qual é a documentação necessária para a validação do certificado digital?

Essa parte do processo deverá ser presencial. Para a validação do certificado digital é preciso apresentar a documentação exigida de acordo com a modalidade escolhida, no caso do e-CPF é necessário o RG ou CNH e comprovante de endereço da pessoa quem está solicitando a emissão, já para e-CNPJ é preciso a documentação relacionada à empresa titular, ou seja, cartão CNPJ e contrato social ou última alteração contratual consolidada, além da documentação da pessoa física que representa a organização. Tudo em formato original ou cópia autenticada.

Biometria

Ao adquirir um novo Certificado Digital ou no ato da renovação dele, além da apresentação de toda a documentação, é necessário, também, o registro da biometria e foto do titular. O objetivo dessa etapa de registro é aumentar a segurança no ato da emissão do certificado que, por ser um documento eletrônico, exige um rígido controle de identificação e, assim, é possível evitar qualquer tipo de fraude na emissão.

Certificadora

Além de ser cada vez mais essencial o uso do certificado digital na rotina de qualquer profissional, ressaltamos que esse é de extrema importância para a funcionalidade de uma empresa. Com ele é possível manter o negócio em plena atividade sem ter qualquer problema burocrático, cumprir todos os deveres estipulados e, inclusive, aproveitar as vantagens e facilidades oferecidas por essa ferramenta.

Vale lembrar, também, sobre a necessidade de buscar por uma certificadora de conceito, que atenda a todas as exigências dos órgãos reguladores e que, ainda, tenha um diferencial no mercado em atendimento e preço.

A Infoco Digital é uma empresa especializada em Certificação Digital. Além da confiança em ser uma empresa que está há tempos nesse mercado, ela faz atendimento sem agendamento prévio, tem horário estendido (das 7 horas às 19 horas), funcionamento aos sábados, delivery (atendimento a domicílio) e conta com mais de 40 unidades espalhadas em todo o Brasil.

Além disso, a empresa também oferece suporte realizado por profissionais especializados e loja online para a compra do certificado digital com a finalidade de agilizar todo o processo. É importante ressaltar que o profissional contador que for parceiro da Infoco Digital ainda tem benefícios adicionais, confira aqui.

Percebeu como não existe segredo para obter certificado digital? Com o auxílio de profissionais especializados é possível usufruir de todos os benefícios que essa ferramenta tem a oferecer sem ter contratempos no meio do caminho.