fbpx

Tempo de leitura: 4 minutos

Não é segredo para ninguém que o trabalho dentro dos escritórios contábeis vem mudando severamente ao longo dos anos. E essas mudanças por novas tecnologias ainda estão longe de acabar, um exemplo clássico dessa afirmação é o surgimento do conceito de contabilidade estratégica.

Esse assunto ainda é abordado muito superficialmente nas graduações tradicionais e por mais que tenha troca de informações e experiências entre profissionais atuantes no segmento, sabemos a importância da exploração do tema, por isso a elaboração desse artigo.

Basicamente, mostraremos tudo o que você precisa saber sobre esse modelo de trabalho, seus benefícios e como implementar em seu escritório contábil. Acompanhe!

Contabilidade estratégica: o que é e como ela funciona?

A contabilidade estratégica visa revolucionar o conceito dos modelos tradicionais, que se restringem à coleta, ao registro, à análise de dados, à emissão de guias e ao cumprimento de obrigações.

Além dessas atividades fundamentais, essa nova metodologia visa aprimorar o controle de todos os departamentos de uma organização, atuando de forma integrada para que os gestores das empresas possam ter acesso a informações precisas para que possam tomar decisões mais acertadas.

Nesse sentido, a contabilidade estratégica ajudará o gestor de uma empresa a entender o ambiente em que ele está inserido de forma mais eficiente, apontando todas as necessidades e oportunidades que pairam sobre o seu negócio. Para que isso seja possível, o contador que desenvolve esse tipo de estratégia em seu escritório contábil deve levantar alguns dados, tais como:

·        volume de negócios e o percentual de participação do seu cliente no mercado que ele atua;

·        estruturação dos custos do negócio;

·        precificação de mercadorias.

Com base nessas informações, a contabilidade estratégica atuará em diversas atividades empresariais, tais como:

·        estratégias de investimentos utilizando dados financeiros, econômicos, contábeis e fiscais;

·        gestão de custos, possibilitando a redução desses gastos de forma otimizada, evitando que essa prática afete a qualidade, bem como a capacidade produtiva da empresa;

·        estratégias para criação de planos de carreira, estipulação de requisitos para que colaboradores recebam promoções, incentivos, bonificações, entre outros elementos que garantem a promoção do bem-estar, retenção de talentos e aumento da satisfação do empregado em atuar na empresa;

·        gestão financeira. Uma atividade que consiste na troca de dados sincronizados entre a contabilidade e o departamento que gerencia essas questões.

Quais os benefícios que ela pode proporcionar?

Agora que você já entendeu o que é a contabilidade estratégica e como ela atua dentro das empresas que são suas clientes, vamos mostrar os benefícios que ela é capaz de proporcionar ao seu escritório contábil, bem como para as empresas que você atende. Continue a leitura!

Otimização da gestão do escritório contábil

A aplicação prática da contabilidade estratégica também pode ser dirigida ao seu escritório contábil. Afinal, também se trata de uma empresa que necessita gerenciar custos, investimentos e finanças.

Nesse sentido, além de oferecer todas essas vantagens aos seus clientes, você também poderá utilizar as mesmas estratégias para potencializar resultados dentro do seu próprio negócio e otimizar a sua gestão.

Visão mais ampla do negócio

Ao aplicar essas estratégias, tanto você quanto o seu cliente poderão ter uma visão mais ampla do seu negócio. Isso porque a contabilidade estratégica amplia o seu campo de atuação, oferecendo informações que o modelo tradicional não é capaz de gerar.

Com isso, os gestores poderão obter dados que eles jamais imaginariam que fosse possível analisar, permitindo que eles tenham total controle sobre todos os pontos do seu negócio e, em seguida, possa fazer as devidas modificações necessárias para evitar problemas, bem como aproveitar oportunidades.

Aumento da competitividade

O mercado contábil está cada vez mais competitivo, sendo assim, para se manter “vivo” nele é necessário adotar práticas diferenciadas e que proporcione soluções únicas e inovadoras para os seus clientes.

A contabilidade estratégica, portanto, é uma grande oportunidade para que você possa oferecer serviços diferenciados para seus clientes, obtendo um grandioso diferencial competitivo e fornecendo um serviço contábil único e inovador.

Nesse contexto, o fato de o mercado estar repleto de profissionais e escritórios contábeis se torna algo bom, tendo em vista que o seu negócio se diferenciará de todos os outros e será considerado como um destaque em meio ao mercado.

Suporte para tomada de decisões

Tomar decisões gerenciais nem sempre é uma tarefa fácil. Afinal, as escolhas de um empreendedor podem impactar tanto positivamente quanto negativamente em um empreendimento. Nesse sentido, a contabilidade pode ajudar.

Durante os anos de graduação em Ciências Contábeis, os estudantes são frequentemente lembrados que uma das principais funções da contabilidade é gerar informações para embasar a tomada de decisões.

Entretanto, com o tempo e o surgimento de tantas obrigações acessórias e modificações na Lei, essa atribuição foi deixada de lado. A contabilidade gerencial, portanto, tem como objetivo resgatar essa função e a utilização dos serviços contábeis.

Ao utilizar todas essas estratégias, o gestor poderá ter em suas mãos informações precisas e de altíssima qualidade. Com elas, ele poderá simular cenários e tomar decisões altamente qualificadas, evitando erros que podem colocar em risco o seu negócio.

Como implementar a contabilidade estratégica em meu negócio?

Agora que você tem o conhecimento do que é, bem como os principais benefícios que podem ser obtidos ao implementar a contabilidade estratégia em um negócio, vamos mostrar como você pode implementar essa metodologia e começar a oferecer esse tipo de atividade para seus clientes.

O primeiro passo para que isso aconteça é investir em formações e conhecimento para você e os colaboradores envolvidos no processo. Isso porque os processos que serão executados são totalmente inovadores e, muito provavelmente, será necessário aprender novas estratégias para serem desenvolvidas e aplicadas.

Além disso, em muitos casos, é necessário reestruturar todo o seu empreendimento para receber essa nova metodologia. Afinal, além das atribuições diárias de um escritório contábil, será preciso implementar todas essas novas práticas no dia a dia dos colaboradores envolvidos.

Também é importante destacar a necessidade do investimento em novas ferramentas tecnológicas, as quais são capazes de fomentar toda a integração necessária para que os trabalhos da contabilidade gerencial possam ser executados.

Por fim, podemos concluir que a contabilidade estratégica é um processo que está em franco desenvolvimento e, em pouco tempo, atingirá em cheio todos os escritórios contábeis. Sendo assim, aquele empresário que se adequar a partir de agora sairá na frente e terá um grande diferencial competitivo.

Gostou dessas informações? Que tal continuar aprendendo sobre o assunto? Então, vamos deixar mais um conteúdo para você. Veja 4 dicas simples para que você possa modernizar seu escritório contábil.