fbpx

Tempo de leitura: 3 minutos

Popularmente conhecido como regra 80/20, o princípio de Pareto é um fenômeno que afirma que aproximadamente 80% dos resultados são gerados por 20% das causas. Quer conhecer mais sobre ela? Então confira o material que a Infoco preparou para você.

Contador, qual é a primeira coisa que você faz assim que chega no seu escritório contábil? Muitos profissionais organizam sua sala, fazem seu café, verificam os e-mails e começam a jornada, não necessariamente nessa ordem de prioridade. No entanto, saiba que existem algumas técnicas que são utilizadas para identificar aquilo que deve ser feito primeiro.

O princípio de Pareto, ou regra 80/20 é uma dessas técnicas conhecidas. Com ela é possível determinar e priorizar as tarefas consideradas de maior impacto em sua rotina. Com isso, você irá aumentar a sua produtividade durante a jornada de trabalho.

Sabia que a regra 80/20 é considerada uma técnica de bastante utilidade para que os contadores consigam aumentar o seu faturamento em contabilidades? Clique no link a seguir e saiba mais sobre o tema.

Dicas para aumentar o faturamento em contabilidades

O que é a regra de Pareto 80/20

A regra de pareto, conhecida por muitos como regra 80/20, foi criada no ano de 1897 pelo então consultor de negócios e qualidade Joseph Moses Juran. Vale destacar que o nome da regra foi uma homenagem ao sociólogo e economista italiano Vilfredo Pareto, que realizou o estudo a respeito da distribuição de renda.

Através do estudo publicado por Vilfredo Pareto, foi possível notar que a distribuição das riquezas italianas não podia ser considerada uniforme. Isso porque 80% das terras do seu país pertenciam a 20% da população. Além disso, o economista também observou outro dado que chamou a atenção: apenas 20% de suas plantas produziam 80% dos seus frutos. 

O que você precisa saber para aprender a vender contabilidade

Não demorou muito e Pareto começou a notar que a relação também estava presente em vários ramos que envolviam a ciência, como por exemplo as concentrações demográficas e os diversos setores das empresas.

Contudo, como já falamos, o responsável pela criação da regra 80/20 foi Joseph Moses Juran. A regra afirma que ⅘, ou 80% dos problemas estão relacionados com apenas 20% das causas daquele problema. 

De acordo com o raciocínio estabelecido, se você focar em ⅕ de suas causas potenciais, 80% dos problemas vão ser resolvidos em um cenário considerado perfeito. 

Vale destacar que a regra 80/20 não funciona como uma simples equação de matemática formal, ela representa um fenômeno mais generalizado que pode ser facilmente notado na economia, na gestão do tempo, nos negócios e até nos esportes. Veja alguns exemplos:

As 5 melhores dicas para otimizar seu tempo e ser mais produtivo no trabalho

Cuidados que devem ser tomados ao adotar a regra 80/20

Como você já notou, é possível utilizar a regra 80/20 de várias maneiras diferentes. Sendo assim, de forma alguma isso significa que ela deve ser aplicada a todo momento e tomada como verdade absoluta. Lembre-se que os resultados podem sim fugir à regra. Por isso, faça sempre uma análise de acordo com a sua própria realidade, e não se esqueça de considerar outras variáveis.

Tenha em mente que o princípio de Pareto não é um princípio de fórmula mágica, muito menos uma lei que deve ser estabelecida em todos os escritórios contábeis. A regra 80/20 nada mais é do que uma simples tendência que pode ser observada em várias ocasiões. Além disso, ela pode ser utilizada como uma ferramenta capaz de otimizar a produtividade dos negócios.

7 ferramentas contábeis para aumentar a produtividade das empresas

Como funciona

A regra 80/20 funciona da seguinte maneira: 20% dos seus clientes são responsáveis por 80% do seu faturamento. Quando estiver com seu demonstrativo de resultados e com o relatório de contas a receber em mãos, realize uma análise rápida. Confira alguns pontos para analisar:

Descubra como fazer a gestão de clientes de forma eficiente na sua empresa

Tenha em mente que a regra 80/20 pode funcionar como uma excelente forma para a sua contabilidade. No entanto, destacamos que caso essa tática não caia bem para o seu negócio, procure outra solução imediatamente e não fique preso nela. Você deve pensar sempre em agregar mais valor para aumentar o faturamento médio de todos os clientes possíveis.

Ebook: Passo a passo para fazer a proposta de serviços contábeis

Contudo, por outro lado, o contador precisa se atentar no momento de avaliar a sua carteira de clientes, é preciso valorizar e dar atenção ao equilíbrio, isso não chega a ser importante, mas sim necessário. 

Afinal, de nada vale ter apenas 2 grandes clientes capazes de suportar o seu negócio, uma vez que basta uma simples troca de escritório contábil para que o contador venha perder metade do seu faturamento. 

Contador, você precisa saber o que é Upsell e Fee Mensal