fbpx

Tempo de leitura: 2 minutos

Já é de conhecimento de todos os profissionais do setor, que a contabilidade está sempre se atualizando. Sendo assim, já é necessário programar e planejar o seu 2023. 

Diferencial competitivo da contabilidade: Como definir o seu?

Contadores, controllers, gestores e profissionais de áreas relacionadas, sabem melhor que ninguém a importância de estar sempre atualizado e atento às mudanças e novidades propostas pelas leis em andamento.

Ao decorrer do ano, a contabilidade passou por algumas atualizações e se deparou com novas normas e leis publicadas no setor. Se você acompanhou as notícias e os conteúdos da Infoco, você já está por dentro de todas as novidades. Confira a seguir, alguns tópicos que a categoria precisa se atentar no próximo ano, e consequentemente, evitar futuras dores de cabeça.

Clique aqui e conheça o Poder Contábil! Portal de notícias do Grupo Infoco

Mudanças nas obrigações contábeis

eSocial

O eSocial é a plataforma que unifica a comunicação entre empregadores (empresas) e o governo, nos termos de envio das informações relativas aos colaboradores. Isso porque ela inclui o pagamento de várias obrigações acessórias substituindo a entrega de formulários individuais para cada declaração.

MEI: Veja como acessar o eSocial Web Simplificado

Para o próximo ano, já estão previstas algumas alterações no envio das obrigações dos eventos em SST (Saúde e Segurança do Trabalho) para os órgãos públicos, organizações internacionais e demais, que fazem parte do grupo 4 que terá início a partir do dia 1º de janeiro de 2023.

O código eSocial expirou, como proceder nesse caso? Descubra!

Além disso, as PMEs também terão que entregar as informações que constam na Portaria Conjunta MTP/RFB/ME de 19 de abril de 2022. Entre elas:

SPED (Sistema Público de Escrituração Digital)

Criado com o objetivo de melhorar o controle por parte do FISCO e facilitar o cumprimento das obrigações fiscais, o SPED estimula o repasse das informações por parte das empresas. Além disso, o seu projeto também possui o intuito de facilitar o acesso dos contribuintes no que diz respeito às obrigações fiscais.

O que são as obrigações tributárias principais e acessórias?

A partir de janeiro do próximo ano, já passam a valer as mudanças do guia prático 3.1.0 da EFD-ICMS/IPI, Escrituração Fiscal Digital (EFD) do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI). Portanto, é extremamente necessário ficar atento às alterações e permanecer sempre atualizado.

Entre as principais modificações podemos destacar o novo registro 0221 e os registros C855, C895, C857 e C897. 

No entanto, também vale a pena destacar outras mudanças importantes:

SPED Fiscal: Você sabe o que é e como funciona?

Novo limite de faturamento do MEI

Já está em trâmite o aumento do faturamento do Microempreendedor Individual (MEI) de R$ 81 mil para R$ 144 mil. Porém, ao que tudo indica, esse reajuste só acontecerá em 2023.

Novo limite do MEI e do Simples Nacional é aprovado pela comissão

Além do aumento do faturamento, uma outra novidade é que, se aprovado o Projeto de Lei Complementar nº 108/21, o Microempreendedor Individual poderá realizar a contratação de até 2 funcionários para o seu negócio.

Ebook: Vale a pena ser MEI

Com informações do Jornal Contábil