fbpx

Tempo de leitura: 4 minutos

Após a Reforma da Previdência em 2019, (a última das 7 reformas no sistema previdenciário brasileiro) é normal que algumas pessoas tenham dúvidas quando o assunto é aposentadoria. Se você é uma dessas pessoas, não se preocupe, existem vários e várias na mesma situação que a sua. 

A aposentadoria é um momento de extrema importância na vida de um cidadão. Afinal, ao chegar na terceira idade, tudo aquilo que procuramos é um pouco de paz para poder viver com tranquilidade e aproveitar o nosso merecido descanso. 

Comece agora mesmo o seu planejamento e evite futuros aborrecimentos com a Previdência Social, ou Previdência Particular, dependendo da ocasião. Não deixe que nenhum tipo de dúvida confunda sua cabeça.

A Infoco preparou um conteúdo com o objetivo de tirar algumas das principais dúvidas que a maioria das pessoas possui quando o assunto é aposentadoria. Confira!

Antes de começar a leitura, caso queira conferir um conteúdo completo sobre aposentadoria, é só clicar no link a seguir.

Aposentadoria; Tudo que você precisa saber sobre este tema

O desconto diretamente na folha para a Previdência é obrigatório?

Muitos colaboradores se sentem aborrecidos quando deparam com parte da sua remuneração descontada diretamente em relação ao INSS. Tenha em mente que não tem como evitar essa situação, uma vez que o valor não ultrapasse o teto de contribuição.

Lembre-se que a aposentadoria faz parte de um benefício opcional no que diz respeito à sua concretização, mas não quanto à sua aderência. Sendo assim, empregado e empresa precisam realizar o recolhimento, não havendo formas de abrir qualquer tipo de negociação.

O que é o INSS? Tudo que você precisa saber sobre o tema

Quanto tempo demora para o INSS aprovar a aposentadoria?

Muitos colaboradores possuem essa dúvida. Em poucas palavras, isso acontece porque mesmo havendo um prazo legal para a tomada de decisão do INSS, raramente ele é cumprido. A fila que envolve a apreciação dos pedidos da Previdência Social, estão sempre lotadas.

Por lei, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), possui entre 45 e 60 dias para conceder um benefício solicitado, tudo depende das circunstâncias e do contexto de cada situação. Contudo, o prazo quase nunca é cumprido. 

Aposentadoria: Quanto tempo é preciso trabalhar para se aposentar?

Como dar entrada no processo de aposentadoria?

O trabalhador que quiser solicitar o benefício da aposentadoria, deverá:

Além da solicitação online, também é possível fazer solicitação ligando no número 135, ou se dirigindo até uma das unidades físicas do INSS.

Documentação necessária

Como funciona a aposentadoria para CLT, PJ e MEI

É permitido continuar trabalhando após a aposentadoria?

Sim! Contudo, é preciso se atentar a alguns fatores que podem proibir essa situação.

O trabalhador que se aposentou na modalidade especial em razão de atividades com agentes nocivos pode voltar a trabalhar. Contudo, caso seja dentro da mesma atividade que fez com que ele se aposentasse, a atual aposentadoria será interrompida e não valerá mais. Além disso, o trabalhador também deverá voltar a contribuir com o INSS.

Já para aqueles que se aposentaram por motivo de invalidez, não é permitido em hipótese alguma o retorno ao mercado de trabalho. Isso porque a aposentadoria por invalidez, ou seja, “antecipada” em relação aos requisitos mínimos só acontece em caso da impossibilidade da continuação do trabalho.

Tudo que você precisa saber sobre o CLT – Para empresas e empregados

Como calcular o tempo restante para se aposentar?

Muitos contribuintes possuem dúvidas sobre como deve ser realizado o cálculo para o tempo restante da aposentadoria.

Antes de mais nada, saiba que o próprio INSS disponibiliza uma calculadora em seu site. Para ter acesso a ela, clique aqui. Após isso, é só informar qual é a sua situação, sua idade e seu tempo de contribuição. 

Ao fazer isso, o contribuinte já terá informações sobre o tempo que ainda falta para se aposentar, além da quantia que ele já tem direito de receber na aposentadoria rapidamente. O beneficiário também poderá fazer outras simulações com a calculadora, até que obtenha o resultado desejado.

Quais são os tipos de filiação do INSS

Como solicitar 25% de acréscimo na aposentadoria por invalidez?

Esse serviço permite que o trabalhador que se aposentou por invalidez solicite um aumento de 25% no valor do benefício que recebe. 

Lembrando que o benefício só é disponibilizado para o aposentado por invalidez que seja dependente de terceiros para a realização de suas atividades diárias do cotidiano.  

Um fator que veio para facilitar a vida desse aposentado, é que o serviço pode ser feito a distância, sem que o beneficiário tenha que se deslocar até uma unidade do INSS, a não ser quando requisitado para eventual comprovação ou realização de perícia médica.

Etapas para realizar o serviço

Prova de Vida do INSS pode ser feita com certificado digital