fbpx

Tempo de leitura: 3 minutos

Aqui no Brasil, a contabilidade é um dos setores que mais passa por mudanças e reestruturações. Isso acontece por causa das várias mudanças na legislação atreladas às obrigações contábeis.

Ebook: 11 serviços contábeis para oferecer em seu escritório

O ano de 2023 está rodeado de mudanças e transformações para o setor contábil. Além de já estarem tramitando no Congresso Nacional alguns projetos que influenciam diretamente na área, também temos a chegada de novas obrigações, como por exemplo:

Quer ficar por dentro do assunto? Então acompanhe o texto que a Infoco preparou para você e confira alguns projetos que vão impactar a contabilidade em 2023. Listamos 5 Projetos de Lei que influenciam o setor, e que vão passar por votação ao decorrer do ano.

Aumento do limite de faturamento do MEI e Simples Nacional

Aqui temos um dos projetos mais aguardados pelos empresários e gestores. Afinal, o PLP 108/2021 tem como proposta o aumento do limite do Microempreendedor Individual (MEI). Além disso, o PLP também possui o intuito de autorizar a contratação de até 2 funcionários e aumentar o limite para as empresas que optam pelo Simples Nacional.

Ebook: Vale a pena ser MEI?

Dessa maneira, podemos dizer que o PLP 108/21 irá impactar diretamente a contabilidade brasileira. Vale ressaltar que o projeto já obteve aprovação no Senado Federal e agora aguarda votação no Plenário da Câmara, para então ser validado no ano de 2023.

Segundo o texto do Projeto de Lei Complementar, os limites de faturamento anual vão passar de:

Ao que tudo indica o projeto terá aprovação ainda no ano de 2023!

Datas importantes para quem adota o Simples Nacional em 2023

Simplificação de obrigações acessórias

O Projeto de Lei Complementar 178/21 também é outro que chama atenção! Ele institui que o Estatuto Nacional de Simplificação de Obrigações Tributárias Acessórias crie a Declaração Fiscal Digital (DFD) e a Nota Fiscal Brasil Eletrônica (NFB-e). 

Ou seja, podemos dizer que o projeto já está para ser votado em 2023 e irá influenciar diretamente no setor contábil.

O que é uma Obrigação Tributária Acessória?

Uma obrigação tributária acessória, consiste em declarações e documentos que são capazes de comprovar aos órgãos fiscalizadores que a instituição arcou com seus compromissos, no que diz respeito ao pagamento dos tributos.

Pelo que diz a lei, temos:

Ebook: Tudo sobre Regimes Tributários

Em outras palavras, podemos dizer que as obrigações tributárias acessórias são o caminho para a realização do cálculo de qualquer tipo de tributo, além de servir como base para qualquer fiscalização futura que possa vir a acontecer.

No entanto, é importante destacar que todo esse pacote de obrigações possui prazos específicos. Lembre-se que o não cumprimento dessas obrigações, pode gerar multa, ou até mesmo a paralisação legal do funcionamento de uma instituição.

Veja quais são as obrigações acessórias mais comuns:

Vale destacar que todas essas obrigações podem ser geradas diretamente no sistema oficial da Receita Federal, chamado “Sistema Público de Escrituração Digital” (SPED).

Dicas para alinhar as obrigações tributárias com os clientes

Alíquotas do Imposto de Renda (IR)

De autoria do Senador Rogério Carvalho (PT-SE), o PLP 1198/22, tem o objetivo de complementar as Leis nº 11.482 de 31 de maio de 2007, nº 7.713 de 22 de dezembro de 1988 e nº 9.250, do dia 26 de dezembro de 1995.

O PLP 1198/22 prevê o aumento na faixa de isenção do Imposto de Renda para R$ 3,3 mil, situação que pode impactar diretamente no setor contábil em 2023. Ele prevê a modificação nas alíquotas e as faixas de tributação constantes na tabela progressiva do IRPF.

Ebook: Tudo sobre Imposto de Renda 2022

Vale ressaltar que a tabela não recebe atualizações desde 2015, sendo assim, a cada ano que passa mais pessoas precisam pagar o Imposto de Renda. Atualmente, só estão livres do Imposto de Renda quem recebe até R$ 1.903,98 por mês.

Restituição do Imposto de Renda: Como consultar

Inviolabilidade do escritório contábil

Aqui, temos o Projeto de Lei 1633/2022, que propõe que os profissionais contábeis no exercício de suas funções poderão ter a inviolabilidade dos seus escritórios e instrumentos de trabalho garantida por lei.

Como aumentar a renda do seu escritório de contabilidade

Atendimento preferencial dos profissionais contábeis

Continua em trâmite na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 4572/2021 que possui como objetivo dar aos profissionais contábeis o atendimento preferencial nas repartições públicas vinculadas à Receita Federal e ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O que é o INSS? Tudo que você precisa saber sobre o tema

No texto da proposta, para contar com prioridade nos setores públicos, será necessário a apresentação da carteira de identidade profissional válida e regular na hora do atendimento. Dessa maneira, os profissionais possuem direito, sempre que possível, ao atendimento em ponto exclusivo e diferenciado do público em geral, ou até mesmo um guichê próprio com acesso prioritário.

Ebook: Parceiros estratégicos para contabilidade

Com informações do Jornal Contábil