fbpx

Tempo de leitura: 2 minutos

Ao preencher os dados da Receita Federal e enviar a declaração do Imposto de Renda, os contribuintes já ficam na expectativa e na torcida para receber o dinheiro de volta, através da restituição.

O processo para conferir se isso irá acontecer pode ser mais simples do que você imagina. Isso porque, no momento da declaração, o contribuinte já consegue obter a informação se terá imposto para pagar ou receber. Tudo isso, antes mesmo dos dados serem transmitidos ao sistema da Receita Federal. 

Ebook: Tudo sobre Imposto de Renda 2022

Caso seja sinalizada, existem duas maneiras de acompanhar quando a restituição irá cair. Veja quais são:

A principal maneira para obter informações a respeito da restituição é por meio do e-CAC, sistema virtual do Fisco que disponibiliza os serviços ao contribuinte. E como você já acompanhou aqui na Infoco, a melhor maneira de acessar o portal do e-CAC é utilizando uma conta no Gov.br, que disponibiliza o acesso a diversas informações no site do governo.

Confira as instruções para consultar a restituição através do portal e-CAC:

Entenda como funciona cada selo de confiabilidade do site gov.br

No entanto, existe uma maneira mais fácil de realizar a consulta, sem a necessidade do contribuinte ter que fazer um login. Quer saber como? Veja o passo a passo:

Além das opções apresentadas, também é possível realizar a consulta de restituição clicando aqui. Fazendo isso, basta apenas informar o CPF e a data de nascimento. O calendário para o recebimento das quantias do Imposto de Renda vai de maio a setembro.

Lembrando que idosos, professores e aqueles que entregam a declaração mais cedo, possuem prioridades legais no momento da restituição. 

O que é restituição de Imposto de Renda?

Restituição: Declare seu Imposto de Renda utilizando o Certificado Digital

O certificado digital possibilita a realização da declaração pré-preenchida, com base nos dados do ano passado. Com o documento eletrônico na sua máquina, é possível recuperar a declaração feita no ano anterior, por meio do sistema e-CAC, da Receita Federal.

Ao puxar a declaração antiga por lá, o contribuinte consegue inseri-la no IRPF, programa da Receita, para realizar o preenchimento das informações faltantes ou novas. Esse processo é extremamente fácil e muito benéfico, já que reduz não só o trabalho, que é menor, mas também as chances de erro.

Ebook: 11 grandes funções do Certificado Digital

A Infoco comercializa certificados digitais de diversos modelos, com metodologias que se encaixam nas necessidades de cada cliente. 

Emita o seu certificado digital agora mesmo