fbpx

Tempo de leitura: 4 minutos

O certificado digital funciona como uma carteira de identidade, ou seja, trata-se de uma tecnologia capaz de garantir autenticidade e segurança em diversos tipos de transações efetuadas na internet. A utilização de um certificado digital para imobiliárias ajuda na execução de inúmeras tarefas que precisam ter o seu devido valor jurídico reconhecido.

Muitas atividades em uma imobiliária envolvem a assinatura de documentos. Por isso, a utilização de um certificado digital oferece uma série de benefícios, pois ajuda a reduzir o trabalho burocrático e, com isso, aumentar a agilidade e a segurança nas negociações.

A seguir, mostramos como funciona essa tecnologia, quais as suas aplicações em uma imobiliária e os principais benefícios em sua utilização. Acompanhe a leitura!

Saiba para que serve o certificado digital

O certificado digital é utilizado para oferecer a garantia de autenticidade e segurança em diversos tipos de negociação. Trata-se de um arquivo eletrônico que tem a função de identificar uma pessoa ou empresa. Portanto, as atividades feitas com essa ferramenta têm o mesmo valor jurídico que uma assinatura física com a firma reconhecida em cartório. Confira algumas atividades que podem ser executadas.

Assinatura digital

Para que um contrato tenha validade jurídica, é preciso a assinatura de todas as pessoas envolvidas e que elas sejam reconhecidas em cartório. Ela é necessária para assegurar que todos os envolvidos no documento estão cientes das condições estabelecidas.

Esse é um processo trabalhoso e burocrático, pois nem sempre todas as pessoas têm firmas abertas no mesmo cartório. Ao utilizar a assinatura digital, não há essa necessidade, pois o certificado é a garantia de que aquela assinatura pertence a uma pessoa ou a uma empresa específica. Além disso, todo o processo pode ser feito rapidamente por meio da internet.

Autenticação de documentos

Qualquer documento que contenha a assinatura digital é validado em um ambiente seguro. A autenticação é um procedimento para conferir a validade das assinaturas do contrato. Ele é importante para garantir que não existe nenhum tipo de fraude ou manipulação das informações do documento.

Esse procedimento é executado pela Autoridade Certificadora (AC), por meio da validação dos certificados digitais utilizados no documento.

Anuência do signatário

Para que um contrato seja assinado, é preciso que as partes interessadas tenham ciência do que está escrito nele. Portanto, quando uma pessoa ou uma empresa utiliza o certificado digital, significa que ela concorda com o seu conteúdo e, por isso, assinou o documento. Dessa forma, não pode contestá-lo, ou seja, dizer que não sabe o que está escrito no contrato.

Entenda como o certificado digital funciona

Para fazer uma assinatura digital, é preciso ter um certificado digital. Trata-se de um arquivo que é emitido por meio de uma Autoridade Certificadora (AC), ou seja, uma empresa autorizada a emiti-lo. Nesse arquivo, constam informações responsáveis pela identificação do titular, seja ele pessoa física ou jurídica.

O certificado digital funciona com uma chave pública, que fica disponível em um banco de dados público, no qual é possível conferir a sua validade. Há, ainda, uma chave privada, que é de conhecimento apenas do proprietário.

Assim, sempre que um documento for assinado, o certificado é validado e suas informações ficam registradas no documento, o que garante sua autenticidade e integridade. Esse processo deve se repetir para todas as pessoas que assinam o contrato.

Confira os benefícios de utilizar o certificado digital para imobiliárias

Em uma imobiliária, há muitas atividades que precisam de validação jurídica. Por isso, a utilização do certificado digital proporciona uma série de benefícios, que vamos mostrar a seguir.

Eliminação de processos burocráticos

Existe muita burocracia para a gestão de contratos em uma imobiliária. Por exemplo, os contratos de compra e venda ou de locação precisam que todas as assinaturas tenham a firma reconhecida em cartório para que os documentos tenham o devido valor jurídico.

Esse processo pode ser bem demorado, pois depende da disponibilidade das pessoas, tanto no momento da assinatura quanto para irem ao cartório reconhecer firma. Além disso, cada uma deve devolver o documento na imobiliária para que outra pessoa possa fazer o mesmo procedimento no cartório.

Ao utilizar o certificado digital, todo esse processo pode ser executado pela internet de forma extremamente rápida, de qualquer lugar e com o mesmo valor jurídico da assinatura em papel. Portanto, sua utilização torna a gestão de contratos menos burocrática em uma imobiliária.

Agilidade nas negociações

As negociações imobiliárias também ganham maior agilidade com a utilização do certificado digital. Isso porque não é preciso toda a mobilização de pessoas para a assinatura de contratos, conforme mencionado no exemplo anterior. Portanto, ao diminuir a burocracia, ganha-se mais rapidez na concretização do negócio.

Redução de custos com contratos

Outra vantagem de utilizar o certificado digital é a redução de custos com a emissão de contratos. No modelo tradicional, é preciso emitir, no mínimo, três vias do documento: uma para o comprador, outra para o vendedor e uma cópia para a imobiliária. Portanto, há o custo com papel, tinta para a impressora, energia elétrica etc.

A utilização do certificado digital dispensa o uso de papel, já que todo o processo é feito por meio de um contrato digital, ou seja, é um arquivo eletrônico. Portanto, há uma significativa redução de custos com todas essas despesas. Além disso, há a contribuição para o meio ambiente, pois não há o desperdício de papel.

O tempo dos colaboradores para fazer a gestão de todos os contratos e organizar horários para as assinaturas também é reduzido, em função da utilização do certificado, o que significa diminuição de custos e aumento da produtividade.

Mais segurança nas negociações

A utilização do certificado digital proporciona transações mais seguras, pois as assinaturas têm o devido valor jurídico. Portanto, seu uso contribui para evitar a prática de firmar acordos verbais ou utilizar contratos sem o registro em cartório, o que causa inúmeros transtornos se for preciso acionar alguma das partes.

A Infoco Digital é uma Autoridade de Registro (AR) e disponibiliza diferentes tipos de certificados digitais, como o e-CNPJ para pessoa jurídica e e-CPF para pessoa física. O uso de certificado digital para imobiliárias oferece inúmeros benefícios para a negociação, como menos burocracia, mais agilidade e segurança. Por isso, é importante oferecer essa possibilidade aos clientes e explicar as vantagens da sua utilização.

Agora que você já sabe qual a importância do certificado digital em uma imobiliária, entre em contato conosco e saiba como adquirir o seu!