fbpx

Tempo de leitura: 2 minutos

Como já falamos aqui na Infoco, sabemos que a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento fiscal emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de registrar as operações de prestação de serviços. Além disso, vale ressaltar que a sua implantação substitui as notas fiscais convencionais (bloco de notas de papel).

Nota Fiscal Eletrônica NF-e: Saiba tudo

No entanto, até mesmo em seu formato digital, pode acontecer de uma pessoa perder uma Nota Fiscal Eletrônica. No conteúdo de hoje, vamos te mostrar como o cidadão deve proceder neste tipo de situação e recuperar a NF-e. Ressaltamos que o empreendedor precisa estar sempre atento, afinal, trata-se de uma obrigação do contribuinte guardar a nota, por, no mínimo, 5 anos.

O que acontece com a empresa que não tem uma Nota Fiscal Eletrônica?

Toda pessoa precisa ter em mente que a Receita Federal possui o dever de examinar as notas fiscais. Geralmente, o órgão realiza esse tipo de ação com o intuito de identificar a sonegação de impostos por parte das empresas, para conseguir manter o controle e a fiscalização das questões tributárias.

Sendo assim, caso a Receita Federal solicite a nota fiscal para a empresa, e a mesma não disponibilize, isso poderá ocasionar grandes prejuízos decorrentes de multas e demais penalidades.

A lei vigente estabelece que o arquivo XML da Nota Fiscal Eletrônica seja armazenado, no mínimo, por 5 anos.

Como emitir Notas Fiscais com Certificado Digital?

Aprenda a recuperar uma Nota Fiscal Eletrônica

Para conseguir recuperar uma Nota Fiscal Eletrônica, o cidadão deverá contar com o auxílio do site da SEFAZ, e seguir o passo a passo.

É possível recuperar uma nota fiscal por meio do acesso ao Portal da NF-e, disponibilizado pela SEFAZ. No Portal, também existe o serviço para a realização de consultas dos documentos. Além disso, ele também permite que o contribuinte baixe uma nota por vez, de maneira manual.

Contudo, para isso é necessário que o cidadão tenha a chave em mãos. Chave essa que corresponde a um código de 44 números, localizado no topo da DANFE, logo abaixo do código de barras. 

Sigas as seguintes instruções:

Minha empresa precisa de um Certificado Digital para emitir uma NF-e?

Após realizar esse procedimento, será possível conferir o destinatário do documento fiscal, informações sobre a tributação, data da emissão e a situação da nota perante a SEFAZ.

O que fazer e o que não fazer no momento de emitir uma nota fiscal eletrônica?