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Devido ao enorme avanço tecnológico e o surgimento de recursos eletrônicos, se tornou inevitável a migração de alguns procedimentos para o ambiente virtual, procedimentos esses que só eram realizados de forma manual. Sendo assim, várias atividades corporativas que no passado exigiam uma certa burocracia, agora estão sendo realizadas com mais agilidade e segurança. Quer um exemplo? A emissão de notas fiscais eletrônicas (NF-e) com a utilização de um certificado digital.

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O documento eletrônico utilizado para a emissão do documento representa a solução para manter uma empresa em dia com suas obrigações fiscais sem enfrentar nenhum tipo de burocracia. Utilizando o certificado digital da Infoco, será possível realizar a emissão da NF-e e assinar diversos documentos fiscais de forma virtual, tudo com mais segurança e tranquilidade.

No conteúdo de hoje, a Infoco vai te mostrar como uma nota fiscal deve ser emitida com o uso de um certificado digital. Vamos lá!? Boa leitura.

Antes disso, que tal conferir um conteúdo completo com tudo aquilo que diz respeito às notas fiscais eletrônicas. Preparamos um guia completo, explicando o que é, os principais tipos, como funciona, etc.

Nota Fiscal Eletrônica NF-e: Saiba tudo

Por que emitir notas fiscais eletrônicas com certificado digital?

Como você já sabe, o processo de emissão de notas fiscais por si só já é bastante seguro. No entanto, se for realizado com o auxílio de um certificado digital, a probabilidade de adulteração e violação dos dados vão ser ainda menores. Com o documento eletrônico, o empreendedor contará com a garantia de segurança máxima no uso das informações da empresa e dos clientes no momento de emissão e envio do documento.

Além disso, o certificado também garante a validade jurídica através da assinatura digital, para as notas fiscais eletrônicas. Lembrando que essa validade precisa constar no documento. Apenas com o uso do dispositivo, será possível comprovar a legitimidade e autenticidade, além de ser possível confirmar a identidade do signatário.

Ebook: Como a assinatura digital impacta o mercado

Existem alguns motivos que deixam a emissão de uma nota fiscal eletrônica com o auxílio de um certificado digital ainda mais interessante, são eles:

Por fim, vale ressaltar que o instrumento vem sendo exigido em vários serviços que são prestados pelo governo, isso vale para pessoas físicas e pessoas jurídicas. A expectativa é que cada vez mais o uso dos certificados digitais siga se expandindo para outras aplicações no ambiente corporativo, principalmente no setor financeiro. Sendo assim, podemos dizer que logo logo, sua adoção para atividades fiscais deve chegar a todas as empresas, começando pela emissão de uma nota fiscal eletrônica.

Ebook: 11 grandes funções do Certificado Digital

Como emitir notas fiscais eletrônicas com certificado digital

Quando se está entrando no mundo dos negócios, é comum que micro e pequenos empreendedores tenham dúvidas sobre como emitir nota fiscal eletrônica, principalmente se for com a utilização de um certificado digital. Dúvidas sobre este assunto precisam ser muito bem esclarecidas para que o empresário se mantenha organizado e em conformidade com as normas fiscais.

Saiba qual nota sua empresa precisa emitir

Antes de qualquer coisa, você precisa saber qual nota deverá emitir. De consumidor, produto ou serviço. Avalie o enquadramento fiscal da sua empresa e a situação cadastral. Somente depois de fazer isso, você poderá identificar os tipos de documentos desta categoria que o seu negócio é obrigado a emitir.

Se credencie nos órgãos competentes

Para realizar a emissão de qualquer NF-e, é necessário que o seu negócio esteja credenciado nos órgãos competentes da sua cidade ou estado. Se for emitir a nota fiscal eletrônica (NF-e), será necessário realizar o cadastro na SEFAZ. Caso a emissão seja de nota fiscal de serviço eletrônica (NFS-e), o cadastro deve ser efetuado na prefeitura do município onde está localizada a empresa.

Utilize um software próprio para emissão

É recomendado que cada empresa possua a sua própria versão, geralmente oferecida por empresas de contabilidade. Esses softwares são completos, seguros e inteligentes, como por exemplo o Nexo, plataforma do Grupo Infoco. Clique aqui e conheça o nosso software.

Minha empresa precisa de um certificado digital para emitir uma NF-e?

Qual é o melhor modelo de certificado digital para notas fiscais?

Para realizar a emissão de uma nota fiscal com o auxílio de um certificado digital, o empreendedor deverá ter um documento eletrônico de pessoa jurídica, A1 ou A3. Sendo assim, saiba que o certificado digital de pessoa física (e-CPF) não pode ser usado para a emissão de uma NF-e. Já o e-CNPJ pode ser utilizado, mesmo não sendo considerado o mais indicado.

O mais adequado, é que seja utilizado o certificado digital NF-e. Afinal, ele é capaz de identificar a empresa para os órgãos públicos, como por exemplo para a Secretaria de Fazenda (Sefaz) do estado ou do município, para a emissão de notas fiscais eletrônicas e outras ações ligadas à contabilidade.

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Emita o seu certificado digital com a Infoco

Aqui na Infoco você escolhe a maneira como deseja emitir o seu certificado digital, oferecemos as seguintes opções:

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Por falar em videoconferência, nós do Grupo Infoco, resolvemos facilitar a sua rotina. A partir de agora você não precisa mais agendar uma videoconferência para emitir o seu certificado digital. Após comprar o seu documento eletrônico por videoconferência, o cliente poderá escolher a opção “fila de espera” para validar o certificado.

E as vantagens não param por aí! Também temos a opção “Fila Vip”, que é uma fila destinada para aqueles que precisam emitir o seu documento eletrônico com ainda mais rapidez. Pagando mais R$ 30,00 R$, você tem acesso a modalidade e emite o seu certificado de forma ainda mais rápida.

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