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Empreendedor, você possui uma empresa e emite nota fiscal eletrônica (NF-e) com frequência? Então você precisa adquirir agora mesmo o seu certificado digital aqui na Infoco. Quer saber o motivo? Continue a leitura que iremos explicar tudo isso e muito mais para você.
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O certificado digital nada mais é do que um arquivo eletrônico que funciona como uma espécie de identidade virtual, seja para uma pessoa física ou pessoa jurídica. Seu principal objetivo é garantir a autenticidade e a segurança nas transações realizadas no ambiente virtual.
Sendo assim, podemos dizer que o certificado digital é indicado para as empresas que desejam emitir uma nota fiscal eletrônica com segurança. Isso acontece porque o documento eletrônico possibilita a realização de transações eletrônicas livres de fraudes, e evita processos burocráticos mais longos.
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Atualmente, a certificação digital representa um dos maiores avanços na emissão de documentos corporativos. Além de garantir praticidade, possibilitando a assinatura de documentos a qualquer hora e em qualquer lugar, o certificado digital também garante a validade jurídica da nota fiscal eletrônica.
Antes de descobrir o motivo, e a importância que um certificado digital possui sobre as notas fiscais eletrônicas, que tal ler um conteúdo completo com tudo aquilo que você precisa saber sobre a NF-e? A Infoco preparou um guia completo para você! Clique no link a seguir e confira.
Nota Fiscal Eletrônica NF-e: Saiba tudo
O que é uma Nota Fiscal Eletrônica
Uma Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) nada mais é do que a versão digital da Nota Fiscal. Essa versão foi implementada em outubro de 2005 na legislação brasileira. Desde então, o modelo digital está ocupando o lugar da nota de papel.
Atualmente, a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) já é obrigatória para grande parte dos empresários e negócios, e possui validade em todo o território nacional.
A NF-e consiste em um documento que é emitido e armazenado de forma eletrônica em formato de arquivo XML. Sua principal função é registrar uma operação de trânsito de mercadorias e uma prestação de serviços entre duas partes.
Uma Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) possui sua validade jurídica garantida por dois processos, são eles:
- A partir da Assinatura Digital, que é capaz de validar a autoria do emitente e integridade do documento;
- Ou, a partir da Autorização de Uso do Fisco, que é gerada antes da ocorrência do fato gerador pela SEFAZ;
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O que é um Certificado Digital
O certificado digital é um documento que proporciona uma grande variedade de benefícios tanto para um indivíduo quanto para uma organização. Ele é utilizado para identificar, por meio de uma autenticação segura, uma pessoa física, jurídica ou até mesmo um site. Dessa maneira, podemos dizer que o uso da certificação digital garante mais segurança em todas as operações e negociações feitas no ambiente online.
Resumindo, o certificado digital é um recurso capaz de conferir a autenticidade, segurança e o pleno controle sobre os dados e informações emitidas ou trocadas durante as transações virtuais.
Através do certificado digital, pessoas físicas, profissionais liberais ou até mesmo corporações podem assinar, emitir e liberar diversos documentos digitalmente. Além disso, também é possível assinar declarações e cumprir obrigações impostas pela legislação brasileira, como por exemplo, a emissão de uma nota fiscal eletrônica (NF-e).
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Toda NF-e precisa de um Certificado Digital?
Depende da atividade da empresa e do regime tributário! Por exemplo, no caso da venda de produtos ou serviços, a utilização do certificado digital é obrigatória. Uma vez que o documento é transmitido diretamente para a SEFAZ.
Já nos casos da nota fiscal de serviços eletrônica (NFS-e), não existe essa obrigatoriedade. Isso acontece porque as prefeituras exigem o documento para empresas que fazem parte dos regimes de Lucro Presumido e Lucro Real.
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Com isso, aqueles profissionais que optam pelo Simples Nacional, não possuem a obrigatoriedade de utilizar o documento eletrônico. No entanto, ressaltamos que embora não seja obrigatório para esse público, o certificado digital é de extrema importância em qualquer caso, até mesmo para aqueles que “não precisam”, pois é capaz de proporcionar ainda mais segurança para a pessoa.
Precisa de um Certificado Digital? A Infoco pode te ajudar!
Qual é o Certificado Digital utilizado para a emissão de uma NF-e
O certificado digital utilizado para a emissão de uma nota fiscal eletrônica deve ser o PJ (Pessoa Jurídica) A1 ou A3. Ou seja, de modo algum pode ser o certificado digital PF (Pessoa Física), como é o caso do e-CPF.
O adequado, é que se utilize o certificado digital NF-e. Ele é capaz de identificar a empresa para os órgãos públicos, como por exemplo para a Secretaria de Fazenda (Sefaz) do estado ou do município, para a emissão de notas fiscais eletrônicas e outras ações ligadas à contabilidade.
Benefícios do Certificado Digital NF-e
Agilidade: Com ele você consegue acessar de maneira rápida os sistemas eletrônicos para emissão,cancelamento e retificação de notas fiscais eletrônicas. Além disso, também é possível obter informações a respeito da autorização de uso ou rejeição das notas, evitando alguns processos que costumam ser mais demorados.
Economia de insumos: Com o certificado NF-e, você evita a utilização de papel e de tintas para a impressão de documentos. Isso porque o certificado garante a integridade das informações presentes nas notas fiscais eletrônicas, além da identidade de quem as emitiu.
Segurança: Por fim, vale destacar que o certificado digital NF-e proporciona mais segurança para aqueles que o utilizam. Isso porque ele conta com chaves criptográficas que são praticamente invioláveis, que confirmam a identidade e protegem o envio de informações fornecidas em ambientes virtuais.
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Aprenda a emitir uma NF-e com Certificado Digital
- Saiba qual nota sua empresa irá emitir: Antes de qualquer coisa, você precisa saber qual nota deverá emitir. De consumidor, produto ou serviço. Avalie o enquadramento fiscal da sua empresa e a situação cadastral.
- Se credencie nos órgãos competentes: Para realizar a emissão de qualquer NF-e, é necessário que o seu negócio esteja credenciado nos órgãos competentes da sua cidade ou estado.
- Utilizando um software próprio para emissão: É recomendado que cada empresa possua a sua própria versão, geralmente oferecida por empresas de contabilidade. Esses softwares são completos, seguros e inteligentes, como por exemplo o Nexo, plataforma do Grupo Infoco. Clique aqui e conheça o nosso software.
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