fbpx

Tempo de leitura: 4 minutos

Empreendedor, você possui uma empresa e emite nota fiscal eletrônica (NF-e) com frequência? Então você precisa adquirir agora mesmo o seu certificado digital aqui na Infoco. Quer saber o motivo? Continue a leitura que iremos explicar tudo isso e muito mais para você.

Clique aqui e emita o seu Certificado Digital com a Infoco

O certificado digital nada mais é do que um arquivo eletrônico que funciona como uma espécie de identidade virtual, seja para uma pessoa física ou pessoa jurídica. Seu principal objetivo é garantir a autenticidade e a segurança nas transações realizadas no ambiente virtual.

Sendo assim, podemos dizer que o certificado digital é indicado para as empresas que desejam emitir uma nota fiscal eletrônica com segurança. Isso acontece porque o documento eletrônico possibilita a realização de transações eletrônicas livres de fraudes, e evita processos burocráticos mais longos.

Ebook: 11 grandes funções do Certificado Digital

Atualmente, a certificação digital representa um dos maiores avanços na emissão de documentos corporativos. Além de garantir praticidade, possibilitando a assinatura de documentos a qualquer hora e em qualquer lugar, o certificado digital também garante a validade jurídica da nota fiscal eletrônica.

Antes de descobrir o motivo, e a importância que um certificado digital possui sobre as notas fiscais eletrônicas, que tal ler um conteúdo completo com tudo aquilo que você precisa saber sobre a NF-e? A Infoco preparou um guia completo para você! Clique no link a seguir e confira.

Nota Fiscal Eletrônica NF-e: Saiba tudo

O que é uma Nota Fiscal Eletrônica

Uma Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) nada mais é do que a versão digital da Nota Fiscal. Essa versão foi implementada em outubro de 2005 na legislação brasileira. Desde então, o modelo digital está ocupando o lugar da nota de papel.

Atualmente, a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) já é obrigatória para grande parte dos empresários e negócios, e possui validade em todo o território nacional.

A NF-e consiste em um documento que é emitido e armazenado de forma eletrônica em formato de arquivo XML. Sua principal função é registrar uma operação de trânsito de mercadorias e uma prestação de serviços entre duas partes.

Uma Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) possui sua validade jurídica garantida por dois processos, são eles: 

Veja 6 dicas para emitir nota fiscal eletrônica de forma eficiente!

O que é um Certificado Digital

O certificado digital é um documento que proporciona uma grande variedade de benefícios tanto para um indivíduo quanto para uma organização. Ele é utilizado para identificar, por meio de uma autenticação segura, uma pessoa física, jurídica ou até mesmo um site. Dessa maneira, podemos dizer que o uso da certificação digital garante mais segurança em todas as operações e negociações feitas no ambiente online.

Resumindo, o certificado digital é um recurso capaz de conferir a autenticidade, segurança e o pleno controle sobre os dados e informações emitidas ou trocadas durante as transações virtuais.

Através do certificado digital, pessoas físicas, profissionais liberais ou até mesmo corporações podem assinar, emitir e liberar diversos documentos digitalmente. Além disso, também é possível assinar declarações e cumprir obrigações impostas pela legislação brasileira, como por exemplo, a emissão de uma nota fiscal eletrônica (NF-e).

Ebook: Guia completo do Certificado Digital

Toda NF-e precisa de um Certificado Digital?

Depende da atividade da empresa e do regime tributário! Por exemplo, no caso da venda de produtos ou serviços, a utilização do certificado digital é obrigatória. Uma vez que o documento é transmitido diretamente para a SEFAZ.

Já nos casos da nota fiscal de serviços eletrônica (NFS-e), não existe essa obrigatoriedade. Isso acontece porque as prefeituras exigem o documento para empresas que fazem parte dos regimes de Lucro Presumido e Lucro Real.

Obrigações Tributárias – Guia completo para contadores

Com isso, aqueles profissionais que optam pelo Simples Nacional, não possuem a obrigatoriedade de utilizar o documento eletrônico. No entanto, ressaltamos que embora não seja obrigatório para esse público, o certificado digital é de extrema importância em qualquer caso, até mesmo para aqueles que “não precisam”, pois é capaz de proporcionar ainda mais segurança para a pessoa.

Precisa de um Certificado Digital? A Infoco pode te ajudar!

Qual é o Certificado Digital utilizado para a emissão de uma NF-e

O certificado digital utilizado para a emissão de uma nota fiscal eletrônica deve ser o PJ (Pessoa Jurídica) A1 ou A3. Ou seja, de modo algum pode ser o certificado digital PF (Pessoa Física), como é o caso do e-CPF.

O adequado, é que se utilize o certificado digital NF-e. Ele é capaz de identificar a empresa para os órgãos públicos, como por exemplo para a Secretaria de Fazenda (Sefaz) do estado ou do município, para a emissão de notas fiscais eletrônicas e outras ações ligadas à contabilidade.

Benefícios do Certificado Digital NF-e

Agilidade: Com ele você consegue acessar de maneira rápida os sistemas eletrônicos para emissão,cancelamento e retificação de notas fiscais eletrônicas. Além disso, também é possível obter informações a respeito da autorização de uso ou rejeição das notas, evitando alguns processos que costumam ser mais demorados.

Economia de insumos: Com o certificado NF-e, você evita a utilização de papel e de tintas para a impressão de documentos. Isso porque o certificado garante a integridade das informações presentes nas notas fiscais eletrônicas, além da identidade de quem as emitiu.

Segurança: Por fim, vale destacar que o certificado digital NF-e proporciona mais segurança para aqueles que o utilizam. Isso porque ele conta com chaves criptográficas que são praticamente invioláveis, que confirmam a identidade e protegem o envio de informações fornecidas em ambientes virtuais.

Por que a classificação fiscal é importante?

Aprenda a emitir uma NF-e com Certificado Digital

Adquira um Certificado Digital: Clique aqui e emita o seu certificado digital com a Infoco.