fbpx

Tempo de leitura: 4 minutos

Com a expectativa de crescer cada vez mais nos próximos anos, o metaverso está atraindo ainda mais os olhares de investidores que desejam diversificar suas carteiras por meio da exposição aos mundos virtuais. De acordo com alguns especialistas que foram consultados pela Forbes, existem algumas maneiras de investir nesse universo.

Metaverso vai ganhar mais força em 2023

Você já acompanhou aqui nos conteúdos da Infoco, mas nunca é demais lembrar que, desde que o conceito ganhou força, as pessoas estão querendo investir no setor. Além disso, a procura pelo metaverso aumentou significativamente desde que o chefão do Facebook, Mark Zuckerberg, comunicou a alteração do nome da sua rede social para Meta.  A mudança foi bastante ousada e, sinaliza, a disposição da gigante da tecnologia em conseguir atuar nesse novo espaço virtual.

O metaverso significa que cada vez mais iremos contar com a presença do digital em nossas vidas físicas, seja nos aspectos sociais, de produtividade, de compras ou entretenimento. As opções que a tecnologia poderá nos oferecer são extensas, por exemplo, vamos poder utilizar um óculos de realidade aumentada, por meio do qual vamos projetar objetos no ambiente ao nosso redor ou através dos nossos celulares, que nos possibilitam socializar por meio de câmera ou redes sociais. 

Antes de continuarmos a leitura, quer conferir um conteúdo completo com tudo aquilo que você precisa saber sobre o tema metaverso? Clique no link a seguir e confira o guia completo que a Infoco preparou para você! 

O que é o Metaverso? Entenda tudo sobre essa tendência

Antes de falarmos sobre as principais maneiras de investir no metaverso, vamos falar sobre algumas marcas que podem se beneficiar com o auge desse mundo virtual.

Facebook (FBOK34)

Proprietária de alguns dos principais veículos de mídia social no mundo, o Facebook soma aproximadamente ⅓ da população global, ou seja, 2,5 bilhões de pessoas que acessam pelo menos uma de suas plataformas diariamente.

Vale destacar que além do Facebook, a Meta também é dona do Instagram, Messenger e WhatsApp. Naquilo que diz respeito às receitas, 98% vem de anúncios, e por causa da ampla diversificação geográfica, mais de 50% do faturamento vem de fora dos Estados Unidos, considerada a principal potência mundial. 

Um outro dado que também impressiona é a base de anunciantes. Existem mais de 9 milhões de clientes ativos, com 180 milhões de negócios utilizando as ferramentas todos os meses. Consequência disso: o Facebook se tornou o maior promotor de empreendedorismo do mundo, principalmente para os pequenos negócios, que possuem pouco acesso a investimentos em tecnologia além de propagandas em massa.

Metaverso: Facebook lança avatares 3D no Brasil

NVIDIA (NVDA34)

A empresa NVIDIA é a responsável por realizar o design, desenvolver e comercializar processadores gráficos 3D e softwares que possuem relação com o mercado convencional de computadores pessoais. 

Com sua base em Santa Clara (Califórnia), os processadores gráficos da empresa (GPUs) produzidos inicialmente para videogames e filmes, agora já são utilizados em uma diversidade de tecnologias como arquitetura, inteligência artificial e veículos autônomos, que percorrem caminhos bem parecidos com o metaverso.

Unity (U2ST34)

A Unity é provedora de uma das mais poderosas plataformas de criação de universos 2D e 3D, a “engine”. A empresa é responsável por grandes nomes de sucesso que foram produzidos com base em seu aplicativo, entre eles podemos destacar o Assassin´s Creed, Hearthstone e o Temple Run.

A “engine” é utilizada para a criação de jogos para celulares. No entanto, a plataforma também possui uma exposição relevante com computadores pessoais (Linux, OS e Windows) assim como aos videogames Playstation e Xbox.

Mesmo “pequena” no geral, e com uma capitalização de mercado de US$ 50 bilhões, a empresa apresenta um enorme potencial de crescimento orgânico ou inorgânico (via aquisições) com a consolidação da demanda por mais produtos relacionados ao metaverso.

O metaverso é o futuro da internet?

Como investir no metaverso

Existem, no mínimo, 6 formatos diferentes de se investir no metaverso para ter a possibilidade de ver seus rendimentos serem multiplicados.

No entanto, vale destacar que nenhuma dessas aplicações é garantia de renda fixa. Sendo assim, podemos dizer que todas elas possuem algum tipo de risco associado. É de extrema importância que o cidadão possua um bom conhecimento para poder controlar a exposição do seu capital.

Metaverso: Ações

Invista em ações de empresas que apostam em soluções e funcionalidades do metaverso. Essa pode ser uma excelente alternativa de investir no mundo do metaverso. Vale ressaltar que algumas empresas como o Facebook/Meta já têm ações à venda.

Metaverso: Compra de tokens diversos

Os tokens dos principais games relacionados ao metaverso ganham cada vez mais valor conforme o projeto desperta interesse entre seus usuários. Itens colecionáveis, obras de arte, objetos, roupas, tudo isso pode ser tokenizado.

Metaverso: Compra de terrenos virtuais

Ao adquirir terras virtuais em algum metaverso, será possível que você possa alugá-las ou até mesmo vendê-las no futuro. Além disso, também é possível que o cidadão construa um imóvel por lá, e consiga capitalizá-lo de várias maneiras, bem como acontece no mundo físico. 

Em novembro do ano passado, um terreno virtual de 566 metros quadrados de um game foi vendido por US$ 2,4 milhões em criptomoedas.

Metaverso: Criptomoedas

Também é possível realizar a compra de criptomoedas associadas ao metaverso para investir no mercado. Decentreland (MANA), Enjin Coin (ENJ) e Sandbox (SAND) são algumas delas. As moedas digitais podem ser adquiridas em empresas especializadas. Normalmente, existem taxas de saques e transferências.

Como declarar criptomoedas e NFTs

Metaverso: ETF

Na lista sobre como investir no Metaverso, também já existe a possibilidade de investir em metaversos através de fundos de ETF.

Inicialmente, um ETF vem acompanhado com o desempenho de algum índice de referência. Com o metaverso, por exemplo, já existem ETF´s dedicados exclusivamente para esse fim.

Tivemos o caso do Roundhill Ball Metaverse ETF, lançado no mês de junho do ano passado. Seu indexador é o índice Ball Metaverse. Quem realiza investimentos nesse ativo não está preocupado em negociar os títulos diretamente, uma vez que se trata de uma gestão passiva.

Metaverso: NFT

UM NFT é uma espécie particular de token. Sua sigla significa “Non Fungible Token”  e seu objetivo é atribuir valor aos itens onde a precificação não pode ser totalmente estimada.

Esse é o caso das obras de arte, por exemplo. Elas possuem um valor intrínseco mais ligado à percepção do mercado do que propriamente a um valor numerário. Daí vem sua atribuição de não fungível (não mensurável).

Os itens de colecionadores pertencentes a um metaverso podem ser negociados via NFT.

Tenha em mente que resolver investir no metaverso é uma questão de escolha pessoal! Portanto, aqueles que resolverem investir vão estar assumindo os riscos, uma vez que se trata de um investimento de renda variável. É só escolher a forma mais adequada ao perfil e realizar a aplicação.

Os 4 pilares da Transformação Digital