fbpx

Tempo de leitura: 4 minutos

Mesmo não sendo algo considerado novo, o metaverso ganhou bastante destaque nos últimos meses. Esse conceito representa uma evolução da internet, na comparação com aquilo que já presenciamos até hoje. No metaverso, os ambientes virtuais vão ser cada vez mais imersivos e compartilháveis.

A cada dia que passa podemos notar que a realidade e a tecnologia estão cada vez mais conectadas. Sim, o metaverso é considerado o futuro da internet! Esse termo foi criado para se referir a um mundo virtual, nele, as pessoas vão poder interagir com diferentes propósitos. 

A tecnologia sendo um diferencial para contabilidades em 2022

O termo se popularizou ainda mais quando Mark Zuckerberg, comunicou a mudança do nome da rede social Facebook para Meta, veja bem, META, no final de 2021. O intuito era focar os esforços da companhia para a construção de uma nova maneira de atuar na internet.

“Hoje somos vistos como uma empresa de mídia social, mas em nosso DNA somos uma empresa que constrói tecnologia para conectar pessoas, e o metaverso é a próxima fronteira, assim como a rede social foi quando começamos”, explicou Mark Zuckerberg em uma carta divulgada para a imprensa.

No entanto, conforme falamos no começo do texto, o metaverso não é um termo que surgiu “agora”, ou seja, nos dias atuais. Seu surgimento veio quando o escritor Neal Stephenson, lançou o livro de ficção científica “Snow Crash”, publicado no ano de 1992. Ele migrou para a cultura pop quando Steven Spielberg adaptou para as telonas o livro Ready Player One (Jogador Nº1 no Brasil).

Quer conferir um conteúdo completo sobre o metaverso? A infoco tem um guia completo para você! Clicando no link a seguir, você poderá se informar sobre os principais tópicos a respeito do “futuro da internet”, como por exemplo:

O que é o Metaverso? Entenda tudo sobre essa tendência

O que é o Metaverso

O metaverso nada mais é do que uma rede de mundos virtuais, que tem o objetivo de replicar a realidade, com foco na conexão social. Mark Zuckerberg, CEO da Meta, é um dos grandes entusiastas da proposta, o chefão acredita que esse é o futuro da internet e que logo logo nós estaremos interagindo dentro desse universo. O objetivo é que as fronteiras entre o físico e o virtual sejam cada vez mais dissolvidas e nossos avatares se tornem uma extensão do nosso corpo.

O metaverso conta com tecnologias de realidade virtual e aumentada para proporcionar a imersão do usuário. Lembrando que elas podem ser acessadas através de acessórios como óculos e manoplas, desde que os mesmos sejam conectados a computadores ou celulares. Algumas empresas já estão até trabalhando para fabricar óculos mais acessíveis e leves. Além disso, também estão estudando possibilidades mais extremas, como um implante no cérebro. Isso eliminaria a necessidade de outros equipamentos.

Tecnologia na contabilidade: conheça algumas instruções para inovar seu escritório

Também existem algumas pessoas que denominam o metaverso como experiências sem imersão, ou seja, realizadas através de telas comuns, mas que contam com a parte social. Esse é o caso de mundos virtuais como os jogos Fortnite e Roblox, por exemplo, que podem ser acessados ​​através de computadores, consoles e celulares.

A tecnologia é capaz de unir vários empresários e especialistas em um ponto: para que o metaverso idealizado por Mark Zuckerberg possa dar certo, será necessário uma convergência de outras tecnologias, além do aprimoramento de muitas ferramentas e equipamentos que existem atualmente. Lembrando que isso pode levar até uma década para, de fato, acontecer.

Metaverso vai ganhar mais força em 2023

O metaverso é o futuro da internet

Não existe uma data exata para estarmos inteiramente no metaverso. E isso se deve ao fato de algumas barreiras estarem dificultando bastante o desenvolvimento e a democratização das tecnologias, como por exemplo o preço dos equipamentos, e a necessidade de uma internet com conexão mais rápida . Porém, esse último já está sendo resolvido com a chegada do 5G no país.

5G: Nova tecnologia já chegou ao Brasil

Também vale destacar que, além da gigante Meta, outras empresas do ramo da tecnologia já estão se movimentando para poder lançar produtos e serviços dentro do conceito do metaverso. Recentemente, a Microsoft implementou uma plataforma para realizar reuniões através de hologramas.

A desenvolvedora Epic Games, proprietária de um dos principais jogos do mundo, o Fortnite, possui o objetivo de tornar o jogo ainda mais imersivo nos próximos anos. Segundo o CEO da empresa, o metaverso representa uma oportunidade que vale trilhões de dólares.

Oferecer soluções modernas, com tecnologia de ponta e atendimento de qualidade é o grande objetivo do Grupo Infoco. Clique aqui e conheça as empresas do nosso grupo!

Mas afinal, como o metaverso entrará no e-commerce? Após a sua concretização, as marcas vão poder oferecer uma experiência imersiva ao seu público, possibilitando que ele interaja, por exemplo, como se estivesse no meio de uma loja virtual. Sendo assim, é de extrema importância que o empreendedor esteja por dentro do assunto nos próximos anos.

No ambiente digital, a sensação do “real” é muito importante, tanto para a experiência do usuário durante a compra, como também para a segurança ao comprar. É importante ter noção e certeza daquilo que está sendo adquirido, essa é a famosa experiência imersiva real.

Certificado Digital para e-commerce faz sentido?

A Transformação Digital é importante no processo

A internet não para de evoluir, e está sempre se reinventando e se transformando, sendo assim, é de extrema importância que as empresas estejam preparadas e por dentro das principais novidades do setor tecnológico.

Clique aqui e confira os 4 pilares da Transformação Digital

O conceito de transformação digital está relacionado a modernização das empresas, que estão substituindo processos antigos, considerados analógicos, que aconteciam em um ambiente físico, por soluções tecnológicas, atuais.

Além de se fortalecer no mercado, buscando competitividade, a transformação digital serve para reduzir os custos, aumentando cada vez mais a eficiência das empresas. Ou seja, é muito mais do que uma moda passageira, ou uma regra que todos devem seguir. São diretrizes que, de fato, melhoram os processos produtivos.