fbpx

Tempo de leitura: 4 minutos

Veja algumas dicas para empreender

Caro leitor, você sabia que o Brasil é o país do empreendedorismo? De acordo com dados da Agência Brasil, entre os meses de maio e agosto de 2021, mais de 1 bilhão de negócios surgiram em nosso país.

Portanto, assim como pode ser o seu caso, também existem várias pessoas em busca da sua própria autonomia, quando o assunto é começar a empreender. Sabemos que não existe uma forma mágica ou milagrosa para obter sucesso, no entanto, também sabemos que sempre dá para se inspirar e aprender com outras pessoas. 

Como abrir um negócio com pouco dinheiro

Bom, se você se encontra na lista daqueles que tem pensado “Quero Empreender” você está no lugar certo. Vamos lá, esse pensamento está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas. De acordo com uma pesquisa da Onepoll, 77% dos brasileiros possuem o sonho de começar a empreender.

Dicas para empreender: Franquias

Antes de qualquer coisa, vamos te lembrar que o modelo de “franquias” pode ser considerado um dos melhores para aqueles que não possuem nenhum tipo de ideia momentânea. Isso porque o modelo conta com uma estrutura previamente estabelecida, ou seja, definida e pronta.

Da mesma maneira, as franquias também contam com uma marca conhecida no mercado. Esse tipo de negócio oferece produtos/serviços testados e aprovados pelo público, e isso acaba facilitando a vida do empreendedor. Afinal, com tudo isso, ele acaba tendo mais chances de obter sucesso, uma vez que conta com um modelo de negócio bem encaminhado e, que já pulou diversas etapas iniciais. 

Dicas para abrir um negócio com pouco dinheiro

Antes de escolher em qual marca empreender, busque por um modelo de negócios que mais combina com o seu perfil. Analise bem a marca e a sua reputação no mercado, após isso, procure trocar uma ideia com franqueados e ex-franqueados.

Um outro passo bastante importante, é estudar para obter um entendimento sobre a marca. Faça uma análise do modelo de negócios da marca, e se ele está de acordo com as suas pretensões. Certamente você encontrará ótimas oportunidades de negócios no segmento, escolha a melhor para o seu perfil.

Quer uma dica? Com uma boa pesquisa na internet e nas redes sociais você já consegue analisar a reputação de uma marca, bem como se os produtos e serviços são bem vistos pelos clientes.

Tendências para empresários e empreendedores em 2023

Seja um Microempreendedor individual (MEI)

Sabia que o regime tributário de Microempreendedor Individual (MEI) pode facilitar muito a vida daqueles que querem dar os primeiros passos no empreendedorismo? 

O microempreendedor Individual é aquele profissional autônomo que atua por conta própria e se legaliza como pequeno empresário. Seja qual for o seu segmento de atuação, ele se torna uma pessoa jurídica e passa a ter o seu próprio CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica).

Com a formalização, o microempreendedor poderá emitir notas fiscais e ter seus direitos assegurados como qualquer trabalhador, auxílio doença, auxílio maternidade, aposentadoria, etc. 

Ebook: Vale a pena ser MEI?

Para se tornar um Microempreendedor Individual é preciso atender alguns requisitos, confira:

O MEI faz parte do regime de tributação do Simples Nacional, e possui uma carga tributária reduzida, além de um sistema de recolhimento único muito mais simples. Todo microempreendedor deve estar com a situação regularizada para ficar livre de juros e multas, para isso ele paga um valor mensal fixo de acordo com a sua categoria (chamado de Documento de Arrecadação do Simples Nacional ou DAS).

Confira alguns exemplos de ocupações que são permitidas ao MEI:

Tudo que você precisa saber sobre PJ – Para empresas e empregado

Abra um negócio home office

Se você ainda não dispõe de muitos recursos, além de escolher o MEI como regime tributário, você também pode começar a considerar a possibilidade de começar o seu negócio de casa, trabalhando em “home office”.

Trabalhando de casa, o empreendedor evitará alguns custos, como:

Melhores negócios para abrir com pouco dinheiro em 2022

Vale destacar que no começo, o início enxuto não quer dizer que você não poderá crescer e adotar um novo local de trabalho logo logo, mas sim um princípio de racionalização total dos gastos.

No entanto, para colocar essa estratégia em prática, tudo dependerá do modelo de negócios que o empreendedor for abrir. Por exemplo, se o tipo de serviço escolhido contar com a internet, o cidadão poderá estruturar um espaço de trabalho em seu escritório ou até mesmo no quarto de sua casa. Basta um computador/notebook, celular, acesso a internet e luz.

O mesmo sistema apresentado acima também serve para aqueles que pretendem abrir uma empresa que produza e/ou venda um determinado tipo de produto, como por exemplo, o já citado artesão de bijuterias. Neste caso, o espaço não precisa ser grande, e a maior ferramenta de divulgação é a internet.

Além de criar o seu negócio do zero, você também pode considerar a possibilidade de investir em uma “franquia home office”. Isso porque esse tipo de trabalho já vem com um plano de negócios bem estruturado e oferece uma margem de erro bem pequena para aqueles que possuem pouca experiência de administração e gestão de empresas.

PJ: Veja algumas dicas para reduzir os custos de impostos da sua empresa