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Marcada sempre para a última sexta-feira do mês de novembro, a Black Friday é um evento bastante aguardado por consumidores e lojistas. Sabe aquela compra que você sonhou em realizar durante o ano inteiro? Então, saiba que essa hora está chegando. Isso porque as promoções de Black Friday já podem ser encontradas por aí.
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Várias pessoas já estão ansiosas para saber quando acontecerá a Black Friday 2022. Pois bem, podem abrir o sorriso, pois a sexta-feira mais aguardada pelos consumidores já está quase aí. Ofertas, promoções e preço baixo, logo logo tudo isso estará chegando.
Quer saber tudo a respeito da Black Friday? Então vem com a gente. A Infoco preparou um guia completo, com tudo aquilo que você precisa saber sobre o tema. Vamos lá!? Vem com a gente.
Quando acontece a Black Friday em 2022
Anualmente, a Black Friday sempre acontece na última sexta-feira do mês de novembro. Sendo assim, em 2022, a tradicional data acontecerá no dia 25 de novembro. Vale destacar que a data é celebrada no dia subsequente ao “Dia de Ação de Graças”, um dos feriados religiosos mais importantes da América do Norte e da Europa, celebrado sempre na última quinta-feira do mês de novembro.
Mesmo ainda faltando aproximadamente um mês para a Black Friday, isso não quer dizer que você deve esperar até a data estipulada para encontrar boas ofertas. Sejam pequenas marcas, ou até mesmo grandes lojistas, vários empreendedores costumam adiantar as promoções antes mesmo do mês de novembro chegar.
De acordo com uma pesquisa do Instituto Ipsos, encomendado pelo Google, a população brasileira está otimista com a data e pretende consumir bastante durante o período. Das mil pessoas entrevistadas, 71% pretendem realizar compras em 2022, um número 29% superior na comparação com o mesmo período do ano anterior.
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Quando acaba a Black Friday 2022
De maneira resumida, a Black Friday também se encerra no dia 25 de novembro, ou seja na mesma sexta-feira. No entanto, muitas promoções vão se estender até o mês de dezembro, tendo em vista que a data abre o período de compras de fim de ano.
Vários e-commerces também utilizam a segunda-feira após a data do Black Friday para oferecer descontos em seus produtos e estimular a realização de mais vendas online. Essa data é chamada de “Cyber Monday”, ou segunda-feira cibernética, em tradução livre.
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Como surgiu a Black Friday
Embora algumas pessoas afirmarem que o termo surgiu no ano de 1869, após uma crise financeira onde algumas ações caíram drasticamente na corrida para monopolizar o mercado de ouro, tendo gerado um colapso financeiro no mercado, no sentido varejista, há quem diga que a história do termo se iniciou na Filadélfia, na década de 1960.
Na ocasião, os policiais da cidade americana reclamaram do congestionamento ocasionado pela quantidade de pessoas que estavam indo acompanhar o jogo de futebol Exército-Marinha e que, ao mesmo tempo, estavam a procura de boas ofertas logo após o Dia de Ação de Graças.
Sendo assim, a Black Friday surgiu para representar a sexta-feira seguinte ao Dia de Ação de Graças, que acontece na quarta quinta-feira do mês de novembro. A data indica o período onde as lojas saem da cor da caneta vermelha nos registros contábeis, que significa a perda de lucro, e começam a utilizar a caneta preta, o que significa o resultado de altos lucros.
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De olho nos descontos
A Black Friday é uma data muito especial, afinal, ela movimenta todos os setores varejistas, podendo ser empresas de produtos ou serviços que utilizam a ocasião para aumentar os lucros e, consequentemente, ganhar e atrair mais visibilidade para o seu negócio.
No entanto, como já foi citado, não são apenas os varejistas que esperam por esse momento. Os consumidores também aproveitam o período para realizar compras daqueles produtos que tanto desejam com um bom desconto, ou seja, na verdade eles acabam sendo os grandes protagonistas da data.
Está querendo conseguir bons descontos durante o período? Então anote essa dica da Infoco! Esteja sempre atento às redes sociais dos varejistas e monitore os preços dos produtos mais cobiçados. Com isso, você irá garantir que os descontos apresentados pelas lojas sejam, de fato, interessantes. Compare os preços de loja por loja, e escolha aquela que de fato seja melhor para você.
Lembre-se que essa é uma época onde todos os olhos estão voltados à ideia da comercialização, por isso, lanchonetes, restaurantes e outros estabelecimentos podem acabar embarcando na onda mesmo não pertencendo ao setor de produtos e vendas.
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Qual é o momento certo dos descontos da Black Friday 2022?
Não existe um momento, ou horário específico para o começo das ofertas de Black Friday. Isso porque existem lojas que podem distribuir os seus descontos durante a semana da Black Friday, como forma de aquecimento, ou então ofertar apenas no dia 25 de novembro, data oficial.
Dessa maneira, o cidadão precisa estar sempre atento aos produtos que deseja comprar, e não perder nenhuma atualização ou novidade.
Várias pessoas aguardam durante todo o ano para poder realizar suas compras no período da Black Friday, que por sua vez, acabam tendo os preços bastante elevados ao longo dos últimos meses. A expectativa é gerada a partir das campanhas de descontos que as lojas realizam e seduzem o público.
Black Friday no Brasil
Mesmo com o grande sucesso que a data já possui no exterior, há muito tempo, ela demorou um pouquinho para chegar ao Brasil. Veja só, a primeira Black Friday no país só aconteceu no dia 28 de novembro de 2010, de forma totalmente online. Na época, aproximadamente 50 marcas se reuniram na “edição brasileira da Black Friday”.
Contudo, foi no ano de 2013, quando a data se firmou como fundamental para o e-commerce nacional. Afinal, naquele ano as vendas no Brasil bateram recordes, faturando a quantia de R$ 590 milhões. Um marco e tanto para a época.
Esse número significativo contempla uma série de produtos vendidos, como por exemplo:
- Eletrodomésticos;
- Turismo;
- Comunicação;
- Festas infantis;
- Utilidades domésticas;
- Móveis;
Desde então, o fenômeno da data só cresceu no país. No ano seguinte, 2014, as vendas chegaram à incrível marca de R$ 871 milhões em vendas.
Como funciona o Certificado Digital para e-commerce?
Diferentemente daquilo que aconteceu nos Estados Unidos, aqui no Brasil, o evento teve o seu início através do e-commerce, para depois migrar para o varejo físico. De uma maneira geral, a Black Friday brasileira funciona aos moldes da versão norte-americana.
No entanto, os lojistas nacionais possuem uma tendência maior para criar promoções antecipadas e/ou estendidas durante o mês que é comemorada a data, veja só:
Desde então, o fenômeno da data só cresceu no país. No ano seguinte, 2014, as vendas chegaram à incrível marca de R$ 871 milhões em vendas.
Como funciona o Certificado Digital para e-commerce?
Diferentemente daquilo que aconteceu nos Estados Unidos, aqui no Brasil, o evento teve o seu início através do e-commerce, para depois migrar para o varejo físico. De uma maneira geral, a Black Friday brasileira funciona aos moldes da versão norte-americana.
No entanto, os lojistas nacionais possuem uma tendência maior para criar promoções antecipadas e/ou estendidas durante o mês que é comemorada a data, veja só:
- Black Friday: Acontecem descontos promocionais que só acontecem na sexta-feira de Black Friday.
- Black Week: É realizada uma campanha durante toda a semana da data.
- Black Weekend: Acontecem algumas ofertas promocionais que são estendidas para o final de semana;
- Cyber Monday: É a segunda-feira de promoções exclusivas para os produtos eletrônicos, games e tecnologia. Neste ano, a Cyber Monday irá ocorrer no dia 28 de novembro.
- Black November: O mês de novembro fica totalmente com promoções;
Uma outra diferença da Black Friday brasileira para a americana é o preço dos produtos. Tem quem diga que nos Estados Unidos os descontos podem chegar a até 90%, o que nem sempre é uma realidade aqui no Brasil. Aliás, a data chegou a ganhar o apelido de Black Fraude devido às promoções enganosas.
O que é o e-commerce
Como falamos ao decorrer do nosso conteúdo, a Black Friday chegou ao país e teve o seu primeiro “funcionamento” no e-commerce, antes de também ser implantada nas lojas físicas de todo país. Mas afinal de contas, o que é o e-commerce? Confira a seguir.
O e-commerce, ou comércio eletrônico, é um comércio de vendas realizadas através da internet. Portanto, todos os negócios, transações financeiras, etc, são feitos via dispositivo e plataformas eletrônicas, como: celulares, computadores, notebooks e tablets.
Com base no parágrafo acima, você já conseguiu compreender que um e-commerce não é simplesmente uma loja virtual, não é mesmo? Esse conceito envolve muito mais que “apenas” uma criação de um site ou algo do tipo. O seu diferencial está relacionado ao fato de ser um empreendimento que preza pela sua estrutura de funcionamento, totalmente voltada para o meio digital.
É necessário ressaltar que o e-commerce digitaliza integralmente dois processos básicos: o sistema de venda e o atendimento ao cliente. Com base nesse trabalho, ele começa a se relacionar com outras automações, como controle de finanças, estoque e marketing.
Guia prático do atendimento perfeito
Contar com a internet como canal de vendas e relacionamento com seus clientes pode ser considerada uma estratégia bem lucrativa. Inclusive, já podemos observar que essa modalidade está sendo bastante utilizada por comércios brasileiros.
De acordo com o relatório “The Global Payments Report 2022”, divulgado pela FIS, referência no setor de pagamentos, o mercado brasileiro de e-commerce deverá aumentar em 95% até o ano de 2025, atingindo um faturamento de US$ 79 bilhões.
A previsão no mercado brasileiro representa o dobro do ritmo de crescimento do mercado mundial, onde a expectativa é de uma alta de 55,3%, registrando mais de US$ 8 trilhões em valor de transações.
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Tendência da Black Friday para 2022
Cashback
O cashback foi um diferencial bastante procurado pelos clientes no ano de 2021. Por isso ele segue sendo um grande gatilho mental nas tomadas de decisão de compra em 2022.
O termo “cashback” nada mais é que “dinheiro de volta”. Resumindo, o cliente realiza a compra de um determinado produto e acaba recebendo parte do valor de volta para gastar na mesma loja ou em parceiros.
A partir do momento que o cashback é utilizado para a realização de novas compras no mesmo e-commerce, a estratégia passa a se tornar uma excelente forma de chamar a atenção de novos compradores e consequentemente, fidelizar os clientes, que acabam retornando à loja para fazer novos pedidos com bônus acumulados. Em outras palavras, o cashback aumenta o “lifetime value” daqueles que compram em uma loja.
Vale ressaltar que o cashback não é algo exclusivo de lojistas de grande porte. Microempreendedores Individuais (MEIs) que tem uma loja virtual, também podem adotar essa estratégia, desde que se atentem com alguns pontos importantes.
- O valor retornado para o consumidor precisa ser calculado com base na sua margem de lucro.
- É importante que o benefício possua prazo de validade, para assim, garantir o retorno do comprador à sua loja.
- Para poder conectar o bônus é preciso utilizar uma plataforma de pagamento que trabalhe com cashback.
PIX
Esqueça as transferências bancárias em DOC e TED. Desde a chegada do PIX, no final de 2020, o novo modelo de transações tornou- se uma referência em todo o Brasil, tanto para pessoas físicas, quanto para empresas de todos os segmentos de mercado.
O motivo para isso é a facilidade que a ferramenta traz. Diferente do DOC e TED, que possuíam limite de valores enviados e controle de horários, o PIX pode ser feito a qualquer hora, em qualquer lugar, sem taxas.
Se o seu negócio ainda não tem um PIX registrado para receber e enviar transferências, é hora de repensar sua estratégia. O PIX veio para ficar e certamente ainda passará por diferentes atualizações que vão tornar o recurso ainda mais seguro.
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É bem provável que você já esteja utilizando o Pix para realizar depósitos de uma maneira bem rápida no seu dia a dia. No entanto, você já pensou em aceitar a ferramenta como forma de pagamento em uma loja?
Veja a seguir os principais motivos para aceitar o Pix durante o Black Friday 2022:
- Taxas menores para quem realiza vendas pela internet: O Pix é uma ferramenta isenta de taxas para pessoas físicas, um atrativo e tanto para quem realiza a venda de seus produtos diretamente nas redes sociais de uma maneira informal.
- Mais acessível: São vários os motivos que levam as pessoas a NÃO utilizarem um cartão de crédito, por exemplo. Com o Pix, a compensação é feita diretamente na conta bancária, sendo possível realizar as vendas para um público diferente.
- Já aqueles que possuem uma loja virtual montada, ou então trabalham em um e-commerce, encontram no Pix uma maneira de recebimento com taxas bem inferiores que as praticadas em outros tipos de transações bancárias.
- Mais velocidade no momento da entrega do produto: Após a confirmação do pagamento sendo realizada em segundos, o processo de aprovação de pagamento e envio do pedido é muito mais rápido.
- Evita o abandono do carrinho: Um dos principais vilões do e-commerce é o abandono de carrinho, e o Pix atua exatamente no combate a esse indicador. Isso acontece porque o seu pagamento é instantâneo, o que acaba evitando que o consumidor reavalie o seu momento de compra, como acontece no pagamento por boleto, por exemplo.
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Frete grátis
A opção “frete grátis” aparece como uma outra tendência que impulsiona significativamente as vendas durante o período de Black Friday. De acordo com dados da Neutrust, durante a Black Friday 2021, o frete gratuito esteve presente em 66% dos pedidos. Enquanto isso, os envios pagos tiveram uma redução de 8% com preço médio de R$ 20.
Mesmo parecendo uma coisa que só os gigantes do e-commerce podem proporcionar, essa é uma estratégia bem mais simples do que você pensa, podendo ser colocada em prática até por pequenos comerciantes.
Porém, como oferecer frete grátis para o cliente sem comprometer os ganhos da empresa? Uma boa maneira de realizar o envio gratuito é executar promoções pensadas a partir do ticket médio da sua loja, ou seja, quanto os clientes costumam gastar no seu negócio.
Veja um exemplo, imagine que o ticket médio da sua loja é de R$ 400. Dessa forma você poderia oferecer frete grátis em carrinhos com valor mínimo de R$ 550, por exemplo.
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Mantenha a atenção! Para que a estratégia de frete grátis não afete sua margem de lucro, disponibilize essa opção apenas para regiões próximas do estoque físico da sua loja.
Cupom de descontos
Uma boa maneira de impulsionar as vendas durante o período da Black Friday é com o bom e velho cupom de desconto. Mas veja bem, assim como na opção de frete grátis é necessário ter muita atenção.
Lembre-se que por muitas vezes, utilizar uma estratégia agressiva com descontos em toda loja pode não gerar o resultado esperado e de quebra, comprometer os seus ganhos.
Sendo assim, o ideal é estabelecer um plano pensado exclusivamente para o seu negócio. Um bom exemplo seria a utilização de cupons de desconto apenas em categorias de produtos com valor acima do seu ticket médio.
Black Friday e Certificado Digital
A Black Friday mudou, e muito, o hábito de compra da população brasileira. Se no passado a expectativa de demanda era destinada para o último mês do ano, após a solidificação do evento, os consumidores se dividem entre os dois últimos meses do ano (novembro e dezembro).
Contudo, da mesma forma que o número de negociações online aumentou durante o período da Black Friday, a incidência de fraudes e golpes virtuais também cresceu. Portanto, é necessário focar na busca por sites confiáveis e de credibilidade antes de fazer uma compra. E uma das melhores maneiras de fazer isso é encontrar as lojas virtuais que contam com o Certificado SSL.
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Certificado SSL
O Secure Sockets Layer, ou Camada de Soquetes Segura, é uma espécie de certificado que foi criado nos anos 90, pela empresa Netscape. Naquela época, a internet ainda estava em adaptação. Sendo assim, a empresa buscou por uma forma de garantir a segurança dos usuários, fazendo com que os dados gerados em alguns sites não pudessem ser acessados por outras pessoas.
No entanto, o tempo passou e a internet se modernizou! Com isso, novos desenvolvedores criaram versões melhores Certificado SSL, mas o objetivo permaneceu o mesmo:
- proteger sites e usuários de ataques maliciosos e invasão de terceiros, além de trazer mais credibilidade para a marca vendedora.
Resumindo, o Certificado SSL é um documento de segurança que traz integridade às informações veiculadas em algum site, além de ser um tipo de “selo” de confiabilidade para os visitantes.
Como um Certificado SSL pode contribuir para uma compra segura durante a Black Friday?
Em uma loja virtual, as estratégias como o Certificado SSL conseguem cumprir esse papel, ajudando os sites com mais segurança, ainda mais em uma época de maior fluxo. E é sobre esse ponto que você precisa se alertar no momento da realização de uma compra online.
Veja como o Certificado SSL pode te ajudar nas compras da Black Friday.
Mais credibilidade da loja online:
O próprio site irá oferecer mais segurança durante as compras, e com isso, apresentará mais credibilidade no mercado. Ou seja, a loja virtual que possui um Certificado SSL disponibilizará uma espécie de “selo de credibilidade” para o cliente enquanto comprador.
A Black Friday é um evento aguardado por todos, a tendência é que as lojas sempre realizem promoções durante o período. O cidadão deverá ficar atento àquelas que apresentam o “selo”, são elas quem vão garantir uma jornada de compra mais segura e tranquila. Faça uma análise das informações apresentadas e garanta que a sua Black Friday seja de sucesso e de muitas aquisições.
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Mais segurança:
O principal diferencial do Certificado SSL é a maior segurança que você terá no momento das transações na Black Friday.Lembre-se que por mais atento que você esteja, no momento das promoções a pessoa acaba focando nos produtos.
Através da Certificação SSL, o processo será mais seguro, além disso, o cidadão não corre o risco de ter seus dados confidenciais interceptados por hackers ou qualquer outro tipo de malfeitor.