fbpx

Tempo de leitura: 4 minutos

Confira os elementos da Cidadania Digital

Com a chegada e solidificação cada vez maior da internet, nós (humanos) estamos nos tornando cada vez mais presentes no mundo virtual. O próprio cenário já inclui os próprios conjuntos de regulamentos que nós temos que cumprir. Só o fato de já existirmos nesse ambiente, aprender conteúdos diariamente, nos comunicarmos como na vida real e realizar negócios, já nos torna um cidadão do mundo digital.

Ebook: Guia completo do Certificado Digital

No papel de cidadãos digitais, todos nós possuímos deveres e direitos. Sendo assim, é de extrema importância aprender e compreender um pouco sobre o conceito de cidadania digital. Lembre-se que a cidadania digital nada mais é do que o desenvolvimento contínuo das normas de uso apropriado, empoderado e responsável da tecnologia.

A tecnologia sendo um diferencial para contabilidades em 2022

O ambiente online possui seus princípios! Sendo assim, o local deve ser seguro e transmitir proteção para os seus usuários, e não vulnerabilidade. Além de segurança e proteção, o ambiente também precisa promover uma boa compreensão de todas as suas implicações, além de contribuir com a educação dos usuários na direção de resultados positivos a longo prazo. 

Conheça tudo sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

Vale destacar que no papel de cidadãos digitais, nós também podemos criar relacionamentos cooperativos e interdependentes, capazes de promover a compreensão mútua.

Quer saber tudo que envolve o tema “Cidadania Digital”? Então clique no link a seguir e confira o material que a Infoco preparou com todo carinho para você.

O que é Cidadania Digital

Veja agora alguns dos principais elementos da cidadania digital! Vamos lá!? Boa leitura.

Cidadania Digital: Acesso Digital

O acesso digital representa a existência de oportunidades reais de participação dos cidadãos em diversas instâncias do universo digital. A acessibilidade precisa ser possível para todos os indivíduos, ou seja, pessoas de diferentes classes sociais, faixas etárias e regiões, configurando-se como equilibrada e igualitária. Esse fundamento é extremamente importante, uma vez que possui o intuito de combater a exclusão digital.

Qual a relação entre Certificado Digital e Cidadania Digital?

Cidadania Digital: Comércio Digital

Como você já viu aqui nos conteúdos da Infoco, a internet não é uma terra sem lei. O comércio digital veio para representar as transações de compra e venda de produtos que são realizadas através do ambiente digital. A atividade, que está em expansão ao redor do mundo, está crescendo de maneira considerável no Brasil ao longo dos últimos anos. 

A estratégia tem o objetivo de facilitar e baratear as compras ao mesmo tempo que consegue aumentar as vendas. Tenha em mente que os negócios realizados em ambientes digitais são extremamente vantajosos, no entanto, devem ser feitos apenas em sites seguros.

Ebook: 11 grandes funções do Certificado Digital

Já ouviu falar da  Carta de Princípios do Comércio Eletrônico? Ela recomenda que a prospecção através da web deve ser realizada com o consentimento do destinatário, que é o receptor que também deverá dar anuência do uso de seus dados para fins de monitoramento de comportamento de consumo, considerado o princípio básico da cidadania digital às empresas. A prospecção online (sem anuência) deve ser realizada da seguinte maneira:

Comunicação Digital

Como o assunto comentado anteriormente foi a respeito do Código de Ética do Comércio Eletrônico, vale destacar que a mesma carta também recomenda que todas as informações a respeito dos produtos comercializados sejam objetivas e suficientemente precisas, sendo preciso conter o detalhamento em um nível bem mais aprofundado em comparação com as embalagens do varejo popularmente conhecido como “tradicional”. Deve ser considerado a impossibilidade do cliente analisar o produto em mãos.

A comunicação digital representa as formas de trocas de informação entre os usuários dos ambientes virtuais. As trocas podem acontecer:

As pessoas podem se comunicar com outras em qualquer lugar do mundo, o que é extremamente útil, não apenas para a aproximação entre elas, mas também para a realização de atividades comerciais, educacionais e de utilidade pública.

Ebook: Como a Assinatura Digital impacta o mercado?

Direito Digital

O famoso Direito Digital, representa um conjunto de aplicações, regulações, além de normas aplicadas às relações jurídicas no ambiente virtual. Ele possui como uma de suas bases o conhecido “Marco Civil da Internet” e consegue envolver a análise de crimes digitais, legalidade de contratos, além das regras de compliance.

Secundariamente, também temos outros tipos de leis que tratam a cidadania digital, as quais são referentes aos deveres e limites jurídicos do uso da rede: 

Privacidade de Dados

Todas as empresas que atuam na web, possuem a obrigação de prover segurança digital para os seus usuários. Vale destacar que isso não inclui apenas o desenvolvimento de instrumentos de monitoramento e bloqueio de acessos inconvenientes, mas também envolve a responsabilidade no uso dos dados dos usuários.

E foi assim que tivemos o surgimento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), lei que estipula regras detalhadas para a coleta, tratamento e a utilização de dados por parte das empresas.

Como adequar meu negócio para a LGPD?

Segurança Digital

A segurança digital é aquela que engloba todas as precauções necessárias para que todos os dados possam contar com a devida garantia de proteção. Além disso, vale destacar que no mundo digital, existem diversas pessoas especializadas na prática dos mais diversos tipos de crime, como por exemplo:

Sendo assim, nunca é demais lembrar que os usuários precisam manter a  cautela, utilizando dispositivos com softwares antivírus e outros mecanismos que garantem a  segurança. Além também de inserir senhas que sejam de difícil acesso em seus equipamentos e contas pessoais.

Entenda as principais vantagens das Assinaturas Digitais