fbpx

Tempo de leitura: 4 minutos

Entre as várias regras existentes para que pessoas de diferentes classes sociais, pensamentos e idades possam viver em paz e harmonia, temos uma que a cada dia que passa fica ainda mais conhecida, trata-se da cidadania digital. O conceito precisa ser devidamente respeitado para que tudo possa funcionar de uma maneira correta e organizada.

Entre as principais tendências da organização de uma cidadania digital, podemos destacar algumas tecnologias, como por exemplo o certificado digital, a assinatura digital e o Iup Sign (assinador digital do Grupo Infoco).

Qual a relação entre Certificado Digital, Contrato Digital e Assinatura Digital?

A cidadania digital é um conceito que não surgiu apenas com o intuito de proporcionar o acesso democrático às ferramentas, ela também dissemina a importância do respeito às normas para a sua utilização correta, justa e honesta.

Ao entendermos, de fato, o que é a cidadania digital, aquilo que ela defende e as suas principais características, vamos enfim, poder aproveitar todos os benefícios que a tecnologia nos proporciona, sem desrespeitar ou ignorar o direito do próximo.

Conheça tudo sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

Quer ler um conteúdo completo a respeito do tema “cidadania digital”? Clique no link a seguir e confira o material que a Infoco preparou para você, com ele você estará 100% informado sobre o assunto. 

O que é Cidadania Digital

Veja agora o material que preparamos sobre as vantagens de exercer a cidadania digital. Vamos lá!? Boa leitura.

O que é a Cidadania Digital

Segundo as definições de Mike Ribble, a cidadania digital nada mais é do que o uso responsável e apropriado da tecnologia. “A cidadania digital é, acima de tudo, agir como um cidadão também em ambiente virtual, respeitando as normas de conduta, direitos e deveres que são estabelecidos pela nossa constituição.”

Não é novidade para ninguém que a tecnologia está conseguindo transformar, para melhor, a vida de várias e várias pessoas desde a sua implementação. Principalmente, através dos tempos em que era possível evoluir e proporcionar os diferentes recursos para diversas pessoas, em lugares variados.

Ainda de acordo com Mike Ribble, temos alguns elementos que fazem parte da cidadania digital e que por isso devem e precisam ser respeitados. Com isso, toda e qualquer pessoa poderá fazer bom uso das tecnologias, em suas variadas aplicações:

Clique no link abaixo para ler mais sobre os elementos da cidadania digital.

Quais são os principais elementos da Cidadania Digital?

Como funciona a Cidadania Digital?

Através da cidadania digital o usuário poderá exercer os seus direitos. No entanto, também é necessário cumprir os deveres, de modo que toda a relação entre os meios tecnológicos consigam ser vividos de maneira adequada.

Vale destacar que tanto os deveres quanto os direitos de cada usuário são estabelecidos de forma totalmente legal, para que possam ser aplicadas às atividades que vão ser desenvolvidas no ambiente digital.

Tanto os conhecimentos, quanto às normas que precisam ser seguidas são realizadas de uma forma que respeitam a exposição e segurança de cada cidadão.

Ebook: 11 grandes funções do Certificado Digital

Cinco formas de exercer a cidadania digital

Como adequar meu negócio para a LGPD?

Como aplicar a Cidadania Digital?

Atualmente, existem diversas maneiras de incentivar a cidadania digital, principalmente nas empresas espalhadas pelo país. Caso você seja responsável pela área de inovação e tecnologia, já pode começar a implementação da conscientização digital da seguinte maneira:

Sabia que quando o assunto é a segurança, a cidadania digital entra em duas pontas distintas, veja quais são:

Educação Digital: Baseada na capacitação para a utilização correta dos dados pessoais, com o intuito de evitar fraudes.

Segurança Digital: Referente a conscientização das empresas naquilo que diz respeito a investimento em segurança de dados, além de identificação/indiciamento de criminosos virtuais espalhados pelas redes.

Clique aqui e saiba mais sobre a relação entre Certificado Digital e Cidadania Digital?