fbpx

Tempo de leitura: 4 minutos

O Sistema Harmonizado de Designação e de Codificação de Mercadorias, ou apenas Sistema Harmonizado (SH), significa um método internacional de classificação de mercadorias. Este sistema é baseado em uma estrutura de códigos e suas respectivas descrições.

Criado com o intuito de promover o desenvolvimento do comércio internacional, o Sistema Harmonizado veio para aprimorar a coleta, a comparação e a análise das estatísticas, em especial, as do comércio exterior. Além disso, vale destacar que o Sistema Harmonizado também veio para facilitar as negociações comerciais internacionais, a elaboração das tarifas de fretes e das estatísticas relativas aos diferentes meios de transporte de mercadorias, além de outras informações que são usadas pelos diversos intervenientes no comércio internacional.

Ebook: Tudo sobre Regimes Tributários

Lembrando que a composição dos códigos do SH, que é formado por seis dígitos, possibilita que sejam atendidas as especificidades dos produtos, bem como aplicação, origem e matéria constitutiva, em um ordenamento numérico lógico, crescente e de acordo com o nível de sofisticação das mercadorias.

Saiba tudo sobre a classificação fiscal de mercadorias

Você sabe o que o  Sistema Harmonizado (SH) abrange? Confira a seguir:

Entenda o que é o Sistema Harmonizado

O Sistema Harmonizado (SH) de Descrição e Codificação de Mercadorias compreende, aproximadamente, cerca de 5.000 grupos de mercadorias, que são organizados em uma estrutura amplamente legal e bem estruturada. Além disso, o SH é baseado em regras bem definidas para poder obter uma classificação uniforme.

Nos dias de hoje, o Sistema Harmonizado é utilizado em mais de 200 países e economias como base para suas tarifas alfandegárias, além das coletas de estatísticas do comércio internacional. Atualmente, temos mais de 98% da mercadoria no comércio internacional classificada nos termos do SH. 

Por que a classificação fiscal é importante?

O Sistema Harmonizado é bastante utilizado pelas organizações internacionais, pelo governo e pelo setor privado para vários fins, como por exemplo:

Com isso, podemos dizer que o SH representa um código econômico universal para bens, além de ser uma ferramenta indispensável do comércio internacional. 

Como organizar o pagamento de todas as obrigações tributárias

Como funciona o Sistema Harmonizado

O Sistema Harmonizado de Designação e de Codificação de Mercadorias (SH), funciona como um código internacional de mercadorias que serve como base para a elaboração de fretes e de tarifas aduaneiras. O sistema foi criado no ano de 1983, pela Organização Mundial das Alfândegas (OMA), e implementado em 1986 aqui no Brasil. 

Pouco tempo após a criação do sistema, mais precisamente em 1988, o (SH) ganhou sua validade internacional, passando a ser conhecido como HS Code, do inglês Harmonized System, Sistema Harmonizado traduzido para o português.

Como o SH é composto?

Antes de mais nada, saiba que o Sistema Harmonizado pode ser definido como uma grande lista de classificações. Ele é dividido em:

A composição dos códigos segue a lógica da elaboração dos produtos. A começar pelos animais vivos e terminando com as obras de arte. Além disso, o Sistema Harmonizado, concede dígitos numéricos de acordo com o nível de intervenção humana em alguma mercadoria específica. Lembre-se que quanto maior for a intervenção, mais alto será o número.

Como funciona a classificação fiscal de mercadorias no Brasil?

Decifrando um código pelo SH

Para poder ler um código composto pelo Sistema Harmonizado, é preciso considerar algumas coisas, veja a seguir:

Sistema Harmonizado em 2022

O SH é atualizado a cada 5 anos pela Organização Mundial das Aduanas (OMA). A atualização acontece com o objetivo de alinhar as novas demandas com o comércio internacional. A última atualização entrou em vigor no dia 1º de janeiro deste ano, sendo a sua sétima edição. Inicialmente, a atualização contou com 351 conjuntos de emendas.

Por fazer parte do Mercosul, o Brasil, depende que o bloco faça sua implementação para, aí sim, poder publicar o regulamento sobre vigor da TEC 2022, assim como as respectivas mudanças nas NCMs (Nomenclatura Comum do Mercosul).

Segundo a Organização Mundial das Aduanas (OMA), tivemos 351 conjuntos de alterações significativas, dos setores:

Obrigações Tributárias; Guia completo para contadores