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Uma das melhores soluções tecnológicas para as empresas — em todas as áreas de atuação — é comprar um certificado digital. Entretanto, os benefícios resultantes dessa alternativa são percebidos diretamente pelo setor contábil. Isso porque o uso desse recurso possibilita otimizar as tarefas, integrar os demais setores da empresa e ainda melhorar a produtividade.

Investir em certificado digital pode mudar e dinamizar a forma de como é feita a contabilidade. Porém, é preciso entender o passo a passo necessário à aquisição dessa ferramenta. Existem empresas especializadas que vendem os certificados, e já é possível adquiri-los até mesmo em lojas online.

Neste artigo, vamos ensinar como comprar um certificado digital, quais os pontos que não podem passar despercebidos e como o uso desse recurso pode potencializar o seu negócio. Acompanhe!

O que é e como funciona um certificado digital?

É um documento eletrônico que pode ser utilizado como carteira de identificação virtual para representar pessoas físicas ou empresas. No Brasil e no mundo, esse recurso está sendo amplamente empregado, já que garantem mais segurança à assinatura eletrônica por meio de recursos de criptografia.

Os certificados digitais podem ser para pessoas físicas, o e-CPF, ou para pessoas jurídicas, o e-CNPJ. O uso da certificação digital atribui inúmeras vantagens ao titular, já que é um método seguro para assinar, validar e autorizar transações comerciais ou bancárias pela internet.

Além de ter mais segurança que os documentos de papel, o grande diferencial é a possibilidade de eliminar processos burocráticos. Por meio desse recurso digital, é possível resolver tudo sem a necessidade de sair de casa para ir aos órgãos públicos.

Para as empresas, ainda há muito mais benefícios, já que comprar certificado digital pode representar a otimização da forma como é feita a contabilidade. Isso é de fundamental relevância para acelerar os processos e tornar as tarefas de rotina bem mais dinâmicas e eficazes.

Quantos tipos de certificado digital existem?

Os certificados digitais funcionam como uma versão eletrônica do CPF e do CNPJ. Inclusive, para assegurar a identificação de titularidade perante a Receita Federal, a emissão dos certificados é vinculada a esses documentos.

Para ajudá-lo a compreender melhor a funcionalidade e a distinção entres as modalidades de certificação digital, listamos os tipos de certificação digital mais comuns disponibilizados no país. Veja quais são e para que servem!

Certificado digital para pessoa jurídica

Simbolizado por e-CNPJ ou e-PJ, esse documento eletrônico é usado para representar empresas, instituições e corporações em quaisquer atos que exijam identificação no universo digital. Confira as principais vantagens de comprar certificado digital do tipo e-CNPJ:

Certificado digital para pessoa física

O e-CPF é um tipo de documento eletrônico apropriado para representar pessoas físicas. É amplamente utilizado por profissionais liberais como advogados, médicos, professores e contadores. Confira as principais atribuições do e-CPF:

Certificado digital SSL

O certificado digital SSL é extremamente útil para garantir a segurança das informações em sites. Essa ferramenta tem sido a solução para fidelizar clientes, leads e visitantes na hora de fornecer informações pessoais como dados de cartão de crédito, por exemplo.

Além desses, conheça outros benefícios de comprar certificado digital do tipo SSL:

Como comprar certificado digital?

Elencamos algumas dicas importantes para evitar dores de cabeça na hora de adquirir seu certificado digital. Observe!

Validade:

Cuidados importantes:

Onde comprar certificado digital?

Alguns detalhes não podem passar despercebidos na hora de comprar um certificado digital. O primeiro deles é que somente uma Autoridade Certificadora (AC) tem autorização para comercializar esses documentos. Essas entidades precisam ser vinculadas à Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) e habilitadas pela Receita Federal.

A ICP-Brasil é a instituição responsável pela regulamentação das ACs que vendem os certificados, enquanto o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), faz a auditoria e fiscaliza as emissões.

Para comprar certificado digital, basta seguir alguns passos. Os certificados podem ser comprados pela internet, pois existem ACs — como a Infoco — que simplificam o processo de venda e reduzem os trâmites burocráticos. Além disso, oferecemos vantagens como atendimento diferenciado, serviço qualificado e experiência nesse ramo.

Logo, saber como comprar certificado digital é um importante aspecto para não cometer falhas ao adquirir um recurso diferenciado para otimizar o seu cotidiano. Essa ferramenta tecnológica faz com que seu escritório ou empresa de contabilidade cresça de forma sustentável, além de favorecer a conquista de novos clientes e o fortalecimento dos negócios.

Agora que já sabe como comprar certificado digital entre em contato com a Infoco e conheça nossos serviços!